Tuesday, June 24, 2008

António Capucho negoceia concessão da Cidadela

In Notícias da Manhã (24/6/2008)

«A Câmara de Cascais vai lançar em Julho um novo concurso público para a concessão da exploração da Cidadela (Fortaleza), depois do Governo ter alargado o prazo de reafectação municipal de 35 para 50 ou 75 anos.

Em 2006, a autarquia avançou com um primeiro concurso internacional para a concessão daquele equipamento para fins turísticos e culturais, mas a única proposta apresentada não foi aceite pelo júri.
Para o presidente do executivo, António Capucho, os resultados obtidos não foram os esperados por o período então estipulado de reafectação ao município - 35 anos, por 4,5 milhões de euros - “ter sido considerado limitado”, levando a autarquia a tentar renegociá-lo com os ministérios das Finanças e da Defesa Nacional.De acordo com um despacho governamental publicado na semana passada, o prazo foi agora alargado para 50 ou 75 anos, mediante uma compensação financeira de cerca de 1,8 ou 2,8 milhões de euros, respectivamente, limite que ficará ao critério dos concorrentes de um novo concurso público. (...)»

Vamos a ver se é desta. Espero que sim.

8 comments:

Anonymous said...

A questão da entrega aos privados da Cidadela de Cascais,pela CMC, é uma das maiores vergonhas do consulado de António Capucho.(Depois da especulação e entrega do Parque-Palmela aos "chineses" do Casino,claro).
O primeiro "concurso público" para a Cidadela era tão absurdo e fechado,que ninguém concorreu! Lembram-se?. Concorreu um único.Em ruptura com a CMC, o B. Gomes,que,claro,foi "desclassificado",pois exigia não ter "torres" em frente do seu projecto de Hotel,na Cidadela(na altura "havia" uma "torre" de 100m ali em frente,na Marina...).
Mas o pior é mesmo a entrega da Cidadela pública aos privados,quando a Câmara TEM a obrigação de a recuperar e rentabilizar,com os nossos impostos,que é para isso que os pagamos.(ou então digam-nos de novo, para onde vão agora os nossos impostos...).
Na notícia,Capucho "negoceia" prazos e milhões de euros com o Min. das Finanças,o Min. da Defesa(tudo sector público) para depois "vender" aos privados,em concurso-público, o nosso património (a Cidadela de Cascais),tudo numa lógica neo-liberal e de "out-sourcing" sistemático,que é um roubo sistemático,com os enormes impostos que temos.Mas PIOR : pior que a enormidade dos impostos é a FALTA DE ÉTICA,de vender o nosso Património,descaradamente,com um sorriso católico no rosto...Dr. Capucho !


25-6-08 Lobo Villa

Anonymous said...

Capucho ou Sócrates ou Ferreira Leite é tudo fina fôr neo-liberal,tudo igual!
Que ingenuidade a sua Villa,a falar de Ética! Os nossos impostos não são para investir em nós,no nosso bem-estar, mas sim para eles fazerem negociatas destas,ganhando duas vezes!Primeiro arrecadam os impostos,segundo "vendem" aos grandes particulares que por sua vez vendem aos pequenos(e asssim por diante)é a "globalização" neo-liberal em vigor! Só que na Europa reverte para o cidadão,cá é sempre o "monstro" a engordar...

A.Andrade ,Lisboa

Anonymous said...

estou de acordo!!!
mas lembrem-se nas próximas eleições de ir votar. Não digo neste ou naquele, apenas ir votar, que é suficiente para alterar este estado de coisas. lembro que nas últimas autarquicas apenas 40% da população compareceu á chamada cívica. Depois vêm chorar...

Anonymous said...

Ora aqui está alguém lúcido e com sentido prático. Ainda se lembram com quantos votos foi eleita a actual maioria que governa a Câmara? É por isso que ir votar,
apenas ir votar "...não digo neste ou naquele, apenas ir votar, é suficiente para alterar este estado de coisas"..
Por mim já ganhei o dia com este apelo à participação civica e democrática.
Eu também ainda acredito em coisas simples.

Parabéns. Volte sempre.

João Fragoso (?)

Anonymous said...

Pelos vistos J.Fragoso e o anterior anónimo julgam que "apenas ir votar" é coisa boa...
E isto quando estávamos aqui a falar da Cidadela de Cascais,e apenas disso...(!)
Que relação tem a venda da Cidadela aos privados com o "ir votar"...?
Só posso induzir uma coisa:que é votem mais do mesmo!(ou então apareceria lá outra coisa...).
Votos áparte,que não interessam nada,a Cidadela é a questão:
1-A CMC tem o dever de conservar/disponibilizar aos cidadãos o Património(i.e.a Cidadela;cf Lei do Poder Local,desde 1976);
2-A CMC aufere os impostos/taxas dos cascalenses,bem como do Estado e da UE, para o Património;
3-Se para além destas 3 receitas para o Património, a CMC ainda "vende" aos privados esse mesmo nosso Património,e se depois estes privados nos cobram para entrar,nesse nosso Património(e cobram,veremos na Cidadela !),então o anterior A. Andrade que diz que ganham DUAS vezes,não tem razão,porque ganharão QUATRO vezes!.
É isto o neo-liberalismo despudorado,desavergonhado,ladrão: arrecadar 4 VEZES,dando a idéia que está "a dar",melhor,a "retribuir" os impostos...
J. Fragoso!!Não entendo o seu espúrio apelo ao voto,assim !
Já estivémos de acordo em várias situações,não entendo.


2-6-08 LObo Villa

Anonymous said...

Caro Villa
1- A Câmara tem o dever/obrigação de conservar e disponibilizar aos cidadãos os valores patrimoniais existentes na sua area territorial de influência. É verdade, mas é apenas meia verdade. É um vicio de forma e um preconceito ideologico considerar as câmaras, e já agora o Estado, como as unicas instituições capazes de zelar pelo patrimonio. Então os particulares, as empresas e as instituições privadas de natureza cultural, não podem igualmente partilhar os elevados custos resultantes da preservação/reabilitação/ exploração e funcionamento dos equipamentos culturais? É evidente que terá de haver uma contra- partida calculada de acordo com o encargo e o risco assumidos. Não vejo onde possa estar o problema se quem negocia as contrapartidas fôr sério e empenhado na defesa do interesse público.
A Cidadela foi originariamente concebida com fins militares. Com o fim da actividade militar acentua-se de dia para dia o declinio do edificio.
Só essa sua compaixão ensandecida pelo papel centralista do poder é que o impede de reconhecer a degradação do bem que diz defender e a vantagem da autarquia em procurar um parceiro privado que garanta a boa forma fisica do edificio e a sua gestão segundo critérios de racionalidade economica.
Em tempos tão dificeis como os que os país vive deixe os impostos seguirem para onde verdadeiramente
fazem falta.


Agora não tenho tempo para mais. Voltarei ao assunto noutra ocasião.

2- Quanto à questão do voto, reafirmo o que disse, e não lamento estar em desacordo consigo.

Um abraço,

João Fragoso (?)

Anonymous said...

João Fragoso(?), eu agora ponho um ?...|sem conhecer sequer o P .Ferrero|,porque assim não o entendo mesmo !
Da sua argumentação confusa deduzo que não conheça a Lei do Poder Local(que vem desde 1976,neste aspecto do Património e da Cidadela,portanto),que da questão do "apenas ir votar" já é bom(que é questão sua e não minha) , não respondeu sequer,mas sobretudo, PASME-SE(!)diz-me "deixe os impostos seguirem para onde realmente fazem falta..." .
Se em primeiro lugar não vão para o nosso PATRIMÓNIO,para aonde deverão ir os nossos impostos Sr. João Fragoso??
(Aguardo "ansiosamente" a sua resposta...)


3-7-08 Lobo Villa

Anonymous said...

A Cidadela, que segundo o Sr. Presidente da Câmara era finalmente "devolvida" aos cascalenses é agora transformada em apartamentoa turísticos????? Mas o que é isto ? Estão a gozar com o pagode! A Cidadela passará a mais um "cancro" de especulação imobiliária e mais nada!!! O Zé Pagode poderá no futuro "visitar" (gratuitamente?)o páteo!!!! Vergonha! E já agora o que acontecerá a essa NOSSA jóia que é a Fortaleza de Nª Sª da Luz? Passará a "suite de luxo da Luz"? Quantos pisos vão construir dentro da Cidadela, quantos acima das muralhas???????