Monday, September 08, 2008

Praia de Carcavelos - Jazigo de Restos de Calhaus Provenientes das Obras?

Chegado por email:

Exmos. Senhores,

Venho por este meio dar a conhecer o email enviado à CM de Cascais e ao seu presidente, dando conta da situação em que se encontra a o areal da Praia de Carcavelos, que além de estar consideravelmente consporcado de vidros e outros lixos, este ano ainda apresenta uma novidade: pedras/entulho, resultante das obras que ali foram realizadas durante o ano, e que não foram removidas pelo empreiteiro ou/e pela Câmara Municipal de Cascais.

Tenho a esperança que V. Exas. possam contribuir, dentro das vossa competências para a divulgação/denuncia desta situação, o mesmo é dizer que estão a contribuir para a resolução do mesmo.

Agradecendo a vossa colaboração,
Cordiais cumprimentos,
Pedro Pereira


Carta enviada à CM de Cascais:

"Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais,

Venho por este meio manisfestar vivamente a minha indignação pelo estado geral em que se encontra o areal da praia de Carcavelos.

Como frequentador assiduo desta praia, ao longo dos últimos 30 anos, e como tal conhecedor da mesma, verifico que o areal está coberto de calhaus e pedras provenientes, creio, das obras que têm sido realizadas no passeio desta praia.

Inclusivamente assisti a um acidente, quando uma criança, ao mergulhar embateu num deses calhaus. Eu próprio já fiz uma pequena contusão num dedo por embate nos ditos calhaus.

Acho lamentável que a Autarquia de Cascais não tenha feito uma fiscalização à praia, pelo menos, antes da abertura oficial da época balnear. E não acredito que a tenha feito pq este tipo de entulho encontra-se espalhado ao longo de toda a praia, sendo maior a sua visibilidade quando a maré se encontra vazia.

Acho igualmente lamentável que a empresa responsável pela obra não tenha procedido, como era sua obrigação, em relação a esta situação.

De qq forma a responsabilidade da fiscalização das obras efectuadas na Praia de Carcavelos é da vossa responsabilidade. Da mesma forma o apuramento de responsabilidades, caso seja provado que existem, devem ser atribuidos à empresa.

Caso decidam pela limpeza do areal, aconselho a enviarem alguém que saiba distinguir as pedras das obras das pedras da própria praia, o que nem sempre é fácil.

Informo tb que o areal da praia está bastante consporcado, o que já não acontecia há anos, e reparo que existem sobre o mesmo muitos restos de vidros, capazes de provocar lesões nos seus frequentadores.

O areal da zona frente ao antigo veleiro está em muito estado desde o inicio da época balnear.

Pedro Pereira»




No comments: