Wednesday, September 10, 2008

Projecto turístico. Concurso público da Cidadela de Cascais apresentado hoje


In Público Online / Lusa

«O concurso público internacional da Cidadela é apresentado hoje pelo presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, no Centro Cultural de Cascais. O concurso possibilita a construção de espaços culturais, hotéis e apartamentos turísticos na antiga instalação militar.

Em 2006, o primeiro concurso de exploração da fortaleza só recebeu uma proposta que não foi aceite pelo júri. O Governo alargou em Junho passado o prazo de reafectação municipal de 35 para 50 ou 75 anos, mediante uma compensação financeira de cerca de 1,8 ou 2,8 milhões de euros, respectivamente.

Os promotores candidatos têm até 9 de Janeiro de 2009 para apresentar soluções de ocupação dos 17.555 metros quadrados a concessionar, sem exceder o limite máximo de área bruta de construção - 14 mil metros quadrados, 3200 metros quadrados dos quais correspondentes a novas edificações.

A nível do património já existente, o futuro concessionário da Nova Cidadela terá de investir mais de oito milhões de euros em reabilitação.

De acordo com a autarquia, os equipamentos com utilidade turística e cultural deverão preencher pelo menos 70 por cento da área bruta. Enquanto os apartamentos turísticos não poderão ultrapassar os 20 por cento da mesma»

1 comment:

Anonymous said...

LOBO VILLA ,26-9-08
Já aqui me referi a esta manipulação "turística"(e "cultural") deste MONUMENTO NACIONAL,o maior que Cascais tem!
E da aberração que é estar a vender este monumento para apartamentos e hotéis vulgares e ainda comércio ,tudo dito "turístico"(e "cultural" !).
Não entrando na diária "mentira dos números" em que governo e autarquias são exímios,anoto apenas que os novos 3.200 m2 de construção dentro da Cidadela, equivalem a um prédio de 10 andares com 320 m2/piso!(Belo prédio srs. patos-bravos!).
Sobre o Património apenas se diz que terão de investir "mais de 8 milhões"...Em quê ?
E o prazo já vai em 75 anos...duas gerações ?!
É inconcebível que ,com todos os Acordos e Convenções Internacionais assinados por Portugal quanto ao Património, isto se possa estar a passar no maior Monumento de Cascais,no séc XXI e com a cumplicidade dos militares,seus fundadores e donos seculares !!!