Thursday, April 02, 2009

Semente Interminável - Fotografia Susana Neves


«"A Semente Interminável" mostra 16 fotografias de Susana Neves sobre o imaginário das árvores centenárias do Parque Natural Sintra/Cascais. Realizada ao longo de vários meses, de Junho de 2008 a Janeiro de 2009, esta pesquisa deu origem a centenas de imagens, das quais se apresenta ainda 43 reunidas no filme "Tree Notes".

Patente na Eco-cabana (frente ao Parque Marechal Carmona, em Cascais) até final de Abril, a exposição integra-se na Land Art Cascais 2009, uma iniciativa da Natura Cascais, com direcção artística da Fundação D. Luís (comissariado de Luísa Soares de Oliveira) que este ano inclui ainda obras de Alberto Carneiro e Hamish Fulton.

«Oscar Wilde defendia que "a natureza imita a arte", eu defendo que, às vezes, a arte irrita a natureza de modo positivo: ao entrar na essência e imaginário de cada árvore pode-se identificar a matriz criativa de grandes artistas do Ocidente e do Oriente, a origem das escritas, das fábulas e das mitologias fundadoras. A Land Art do princípio do século XXI beneficia de um banco de imagens gigantesco mas a natureza em estado selvagem é cada vez mais rara. Partilhando com os pioneiros deste movimento o princípio da marcha como instrumento primordial de criação, o meu trabalho não pretende, contudo, intervir nem interferir na paisagem; nasce antes do desejo que a natureza se torne escrita interior e possa reescrever o nosso estar no mundo».

Susana Neves, in catálogo Land Art Cascais 2009

Eco-Cabana (frente ao Parque Marechal Carmona), Cascais.
De 7 de Março a 29 de Abril.
Todos os dias das 10 às 19H00.

Junto enviamos uma montagem das fotografias em pequeno formato, que poderá ampliar clicando sobre o ficheiro, caso precise de alguma imagem em particular para divulgação, não hesite em contactar:

Susana Neves
email: mariposa_roja@yahoo.com»

No comments: