Friday, September 25, 2009

Rotundas deixam de ter esculturas


Bafureira, Estrada Marginal


In Sol Online (25/9/2009)
Por Sónia Graça


«As rotundas artísticas ou pseudo-artísticas que enxameiam o país vão ter novas regras. E isto porque se concluiu que, em muitos casos, as esculturas e outros obstáculos prejudicam a visibilidade e estão na origem de acidentes, avança a edição do SOL desta sexta-feira

Quem passa junto ao Hotel Turismo da Covilhã consegue atravessar praticamente a direito, sem curvar o volante, a pitoresca rotunda de acesso ao edifício – implantada numa estrada de forte inclinação e com uma microfloresta alojada no centro.

Não muito longe dali, no início da Estrada Nacional 18 (Guarda), os condutores deparam com uma rotunda de grande dimensão, com um colossal monumento em forma de ‘G’ cravado num terreno íngreme, formando o conjunto um autêntico empecilho à visibilidade na circulação.

Defeitos de concepção desta natureza vão passar a ser proibidos em todos os projectos de novas rotundas da rede rodoviária, assim que entrarem em vigor as novas regras consagradas no Manual de Dimensionamento de Rotundas – um documento elaborado pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Estradas de Portugal (EP).»

...

E aquelas que, simplesmente, são feiosas e inclassificáveis?

4 comments:

antoniomcascais said...

As rotundas foram inventadas para a Paris do séc XIX pelo Arq. Eugéne Hénard para desconcentrar o trânsito convergente de várias ruas num cruzamento,segundo várias regras precisas,em que por ex. o seu diâmetro nunca seria inferior á soma das larguras ruas que nela convergiam (se havia 5 ruas de 10 metros, o seu diâmetro seria de 50 metros,p.ex) e seu número de faixas ia aumentando conforme as das ruas(três ruas, três faixas na rotunda etc).
Não é de todo o que aqui se passa,vejam-se as duas rotundas de Carcavelos,na Marginal,que em vez de facilitar são dois perigosos obstáculos á circulação,engarrafando uma via que era fluída(dois simples semáforos resolviam estes entroncamentos).A única rotunda bem feita,a antiga de Cascais dos anos 40,foi transformada num "triângulo".
A rotunda do Jumbo é inútil,tem quatro semáforos á volta...
Mas há duas rotundas em Cascais que funcionam muito bem: são pintadas no chão e os carros passam-lhes por cima quando não as podem contornar...

Henrique Cimento & Lícito said...

Alguém pode enviar o comentário de antoniomcascais por fax para a câmara, sublinhando a marcador a parte "regras precisas,em que por ex. o seu diâmetro nunca seria inferior á soma das larguras ruas que nela convergiam (se havia 5 ruas de 10 metros, o seu diâmetro seria de 50 metros,p.ex) e seu número de faixas ia aumentando conforme as das ruas(três ruas, três faixas na rotunda etc)." ?

Agradecido.
HC&L

antoniomcascais said...

As Câmaras têm técnicos que sabem (deviam saber) estas "regras" das rotundas, que têm mais de 100 anos,as quais foram inventadas para resolver problemas urbanísticos herdados do séc XIX-quando não havia muito trãnsito, nem automóveis- mas em Portugal,as rotundas foram re-inventadas pelos autarcas para sua afirmação "escultórica" do espaço público,nos sécs. XX/XXI.
Nada tendo a ver com o trânsito.
(Por isso Cavaco Silva disse e bem,que Portugal tinha "a maior percentagem de rotundas por habitante..." da Europa,numa crítica económica e,também política.Antes de ser Presidente,claro.).
Como tal, este "Manual" da Univ. de Coimbra não vai ter aplicação,nem a intenção de retirar as "esculturas" das rotundas,porquanto elas foram concebida exactamente para isso, para serem "monumentos" em memória dos autarcas.Para serem vistas.
Para complicarem vistosamente o trânsito.
Cascais tem uma que é memorável:a rotunda com uma bola de futebol, junto ao monstruoso edifício da nova PSP,que faz inveja ás restantes do país e... ás de Viseu !
Ganharia o 1º prémio nacional em concurso público !!!

Anonymous said...

Muito Melhor !!!
As rotundas foram re-inventadas em Portugal não para "resolver" o trânsito das muitas ruas existentes,(como em Paris no séc XIX...) mas sim para criarem mais ruas, mais alcatrão e , portanto, mais betão....pois como dizia um conhecido Prof.,"atrás do alcatrão vem sempre mais betão..."
A política económica actual,a do betão ...