Thursday, April 30, 2009

Atenção ao mar

Tomei conhecimento de um edital, desses que ninguém vê e justificam a consulta pública, que, nem mais nem menos,anuncia o estabelecimento de uma cultura marinha em mar aberto, com 500 hectares de área a implantar ao largo de Cascais! Tratando-se de assunto do mar, o edital é do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas!!! Dá trinta dias para quem quizer reclamar (já passaram vinte e tal) se dirigir à Capitania do Porto de Peniche (!) ou às Caldas da Rainha onde está a Delegação Regional do Oeste da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo. Assina uma engenheira agrónoma! Surrealista.
Acontece que a implantação de um equipamento destes e com esta área vai impôr uma redução brutal nos tradicionais campos de regatas de Cascais e constituir um obstáculo/ armadilha para a navegação que demanda o Porto de Lisboa. Não admira que os agrónomos a quem entregaram o mar neste País não percebam nada disto, mas não terão sido consultadas outras entidades antes de promulgar o edital?
Tenho conhecimento de que uma entidade privada já iniciou uma contestação, mas seria bom que a Câmara e outras entidades do concelho se manifestassem.

Sunday, April 26, 2009

Ponto negro


A última rotunda da Av. D. Nuno Álvares Pereira, Estoril, de quem desce vindo da auto-estrada, é palco de despistes e colisões com enorme frequência. Aos sábados à noite o prédio que se vê na foto já foi alvo de três colisões no espaço de um ano. A última, que ocorreu ontem, foi quinze dias depois de o muro ser reconstruido após outra colisão! Note-se que, de cada vez que há um embate destes, os contadores de gás do prédio são todos arrancados... Obviamente que é preciso assinalar e iluminar melhor o local, para além de medidas de redução de velocidade.

Cem metros mais abaixo e em sentido contrário, também aos sábados à noite, há inúmeros despistes de carros que fazem a curva em excesso de velocidade e se espetam no passeio, fazendo em seguida várias carambolas, batendo em carros e árvores que estão por perto. Ou melhor, estavam; a Câmara de Cascais eliminou agora os três canteiros e desistiu de ali ter árvores.

Tuesday, April 21, 2009

Detidos quando furtavam 20 mil euros de óculos em Cascais

In Público (21/4/2009)

«A PSP deteve em flagrante delito três homens que furtavam dezenas de óculos no interior de uma loja na Baixa de Cascais, disse ontem à Lusa fonte policial.
Os três homens arrombaram a porta do estabelecimento comercial, durante a madrugada de domingo, e foram "detidos quando saíam do interior do estabelecimento, com várias caixas de óculos nas mãos", explicou a mesma fonte. Aos três assaltantes, com idade de 20 anos, foram recuperadas dezenas de óculos no valor de 20 mil euros, de acordo com a mesma fonte.
A detenção do grupo e a recuperação dos bens furtados ocorreu quando uma equipa de intervenção rápida da PSP efectuava uma patrulha de rotina na Avenida 25 de Abril, em Cascais. Os três assaltantes foram apresentados na tarde de ontem a um juiz do Tribunal de Cascais.»

Alcançados no Estoril suspeitos de assalto em Cascais

In Público (21/4/2009)

«A A PSP anunciou ontem que deteve um grupo de quatro indivíduos suspeitos de roubo com ameaça física no interior de um comboio da CP da linha de Cascais, disse à Lusa fonte da corporação.
Os quatro presumíveis assaltantes, com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, terão ameaçado fisicamente um dos passageiros da composição, a quem terão roubado a carteira com documentos e dinheiro, de acordo com a polícia. O grupo actuou no interior de uma carruagem de comboio, que estava parada na estação de Cascais, e fugiu depois a pé pelo paredão, junto ao mar, e em direcção ao Estoril. A PSP cercou todos os acessos da zona, tendo detido pouco depois os suspeitos e recuperado todos os bens roubados. O grupo foi ontem interrogado no Tribunal de Cascais.
Foi também detido, no sábado, por volta das 13h30, um dos presumíveis assaltantes de um homem que se encontrava na praça de táxis do Cais do Sodré. A vítima, de 28 anos, foi agredida fisicamente por dois homens, tendo-lhe sido furtado um telemóvel e a carteira.
Em acção concertada com a PSP foi combinado encontro com um dos presumíveis assaltantes através do telemóvel alegadamente furtado para restituição dos bens a troco de 100 euros. No local combinado, os agentes da PSP procederam à detenção de um dos presumíveis assaltantes, que foi ontem conduzido a tribunal. »

Friday, April 17, 2009

Mais de 20 moradores deslocados para hotel devido a incêndio em cabos de electricidade

In Sol Online (17/4/2009)

«Vinte e dois moradores de dois prédios em Matarraque, Cascais, tiveram de passar a noite num hotel após um incêndio em cabos subterrâneos da EDP, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa


O incêndio subterrâneo «na derivação do ramal da EDP» motivado pelo «sobreaquecimento dos cabos» fez um ferido ligeiro, que foi assistido no hospital de Cascais, sendo que outra pessoa teve de ser assistida no local, também devido à inalação de fumo.

A mesma fonte adiantou à Lusa que 22 moradores dos prédios números 9 e 13 tiveram de ser deslocados para um hotel.

As autoridades desligaram o fornecimento de gás aos dois prédios e às 7h30, ainda se encontravam no local funcionários da EDP, Digal e PSP, referiu a fonte.

Fonte da PSP adiantou à Lusa que inicialmente as autoridades suspeitaram de uma fuga de gás, tendo criado um perímetro de segurança.

Lusa / SOL»

Thursday, April 16, 2009

Cascais Assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

«Visita guiada às Grutas do Poço Velho

– 18 de Abril | 15h00 | Largo das Grutas –

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de Abril, a Câmara Municipal de Cascais promove, às 15h00 deste dia, uma visita guiada às Grutas do Poço Velho, situadas no centro da Vila. A visita será complementada com o lançamento da monografia “As Ocupações Pré-Históricas das Furnas do Poço Velho”, da autoria do Prof. Victor Gonçalves.

Guiada e orientada por técnicos especializados, a visita às grutas do Poço Velho constitui um ponto de partida para a (re)descoberta deste importante património. A viagem prossegue até ao antigo muro de sustentação do leito da Ribeira das Vinhas, junto do qual será colocada uma placa alusiva. Este muro foi recentemente identificado no âmbito do acompanhamento arqueológico da implantação das RSU’s – Ilhas Ecológicas da Empresa Municipal de Ambiente de Cascais - EMAC.
Os participantes nesta iniciativa são ainda convidados a deslocar-se até ao Museu Condes de Castro Guimarães, onde irá ter lugar, às 16h00, o lançamento da monografia “As Ocupações Pré-Históricas das Furnas do Poço Velho” pelo seu autor, que levará depois os presentes a percorrer a exposição “Cascais, Terceiro Milénio Antes da Nossa Era”, patente na nova Sala de Arqueologia do Museu.

Breve descrição das Grutas de Poço Velho |
As grutas do Poço Velho situam-se na margem direita da ribeira das Vinhas, a cerca de 500 m da respectiva desembocadura, em plena vila de Cascais. Nos sedimentos que preenchiam o seu interior foram detectados (no final do século XIX) vestígios arqueológicos de período paleolítico, neolítico e calcolítico. A principal ocupação detectada é de época neolítica e calcolítica e refere-se à utilização da cavidade como necrópole, tendo fornecido um rico espólio, uma parte do qual pode ser visto na exposição patente na nova Sala de Arqueologia do Museu Condes de Castro Guimarães.

Muro de sustentação do leito da Ribeira das Vinhas | foi identificado no decorrer do acompanhamento arqueológico da obra de instalação de RSU's (Ilhas Ecológicas) pela EMAC, em Novembro de 2008. Esta estrutura terá, em princípio, cronologia contemporânea (podendo remontar ao final do século XVIII, início do século XIX). Durante a intervenção arqueológica foram escutados pelos nossos técnicos diversos testemunhos de cascalenses, que se recordam da Ribeira das Vinhas correr a “céu aberto”, delimitada por muros (que sustinham o seu leito), em época anterior ao seu encanamento e aterro (2º quartel do século XX).
Este muro tem por isso a característica de ser "elemento patrimonial vivo" que se conserva actualmente em depósito arqueológico. A colocação da placa explicativa permite que a população compreenda e interprete devidamente este desenho no passeio público.



PROGRAMA |

* 15h00 - Visita às grutas de Poço Velho, orientada pelo Prof. Doutor Victor S. Gonçalves e Drª Jacinta Bugalhão.
* 15h20 - Descerramento da placa explicativa, identificando a simulação na calçada do muro de sustentação do leito da Ribeira das Vinhas, identificada e intervencionada no âmbito do acompanhamento arqueológico da implantação das "RSU´s - Ilhas Ecológicas" da EMAC. Intervenção da responsável, Dra. Patrícia Gouveia.
* 16h00 - Apresentação do livro “As Ocupações Pré-Históricas das Furnas do Poço Velho (Cascais)”, do Prof. Doutor Victor Gonçalves, no Museu Condes de Castro Guimarães.
* 16H30 – Breve visita à exposição "Cascais, terceiro milénio antes da nossa era", orientada pelo Prof. Doutor Victor S. Gonçalves.»

Monday, April 13, 2009

Câmara requalifica parque escolar da Galiza

In Imprensa Cascais

«REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA E.B 2.3 DA GALIZA - PAVILHÃO, REFEITÓRIO, SALA DE ALUNOS E INSTALAÇÕES DESPORTIVAS EXTERIORES -

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, António d'Orey Capucho inaugura oficialmente as novas instalações da Escola EB.2.3 da Galiza, na próxima terça-feira, dia 14 de Abril, às 11h00.

Substituindo o antigo edifício esta moderna infra-estrutura vem permitir melhores condições para a prática desportiva, serviço de refeitório e cozinha proporcionando ainda um conjunto de novas salas de apoio.

Com exigentes padrões de qualidade, indispensáveis ao bom desempenho da disciplina de Educação Física o novo pavilhão desportivo tem as dimensões de 28,00m x 16,00m, permitindo a prática de diversas modalidades desportivas, dispondo ainda balneários/vestiários, instalações sanitárias para os alunos e arrecadação de apoio à actividade desportiva.

Na outra ala deste edifício, instalou-se o refeitório, a cozinha e demais zonas de serviço, com todas as condições, em espaço e equipamento, para o serviço de refeições à população escolar.

No Piso 1, foi instalada a nova sala e bar de alunos, papelaria e instalações sanitárias. Ainda neste piso, na ala do pavilhão, encontra-se a sala auditório, a sala de trabalho e vestiários/balneários para professores.

No exterior, na área a nascente do pavilhão, foi construído um Campo Desportivo com as dimensões de 42,00m x 27,00m, com iluminação artificial, apto para a prática de jogos de várias modalidades, bem como, uma zona com corredor de velocidade e salto em comprimento.

À semelhança das outras instalações desportivas escolares do concelho, onde a Câmara Municipal de Cascais tem participado na construção e/ou beneficiação, será possível após o horário escolar o acesso aos espaços desportivos por parte da comunidade, designadamente através de associações e clubes desportivos.

Esta requalificação surge após o acordo de colaboração entre a Câmara Municipal de Cascais e a Direcção Regional de Educação de Lisboa, num investimento global de €1,3 milhões.»



Texto editado

Saturday, April 11, 2009

Boa Páscoa


Um Bom domingo de Páscoa para todos os colaboradores e suas familias.

Thursday, April 09, 2009

Passeio D. Maria Pia


Hoje finalmente a empresa ESUC colocou a placa no seu lugar assim como reparou a muralha.
Os mastros de bandeira é que continuam na mesma. Veremos até quando!
Passaram precisamente 26 dias.

Wednesday, April 08, 2009

O candeeiro


Após longa ausência voltou ao seu pedestal o candeeiro que faltava na entrada do Parque do Casino. Uma boa notícia...

Assembleia Municipal aprovou PP Qtª do Barão

In Público (8/4/2009)

«A Assembleia Municipal de Cascais aprovou, segunda-feira à noite, a versão final do Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística da Quinta do Barão, em Carcavelos, onde nascerá o Museu da Vinha e do Vinho. O documento, que já recebeu o parecer positivo da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, foi aprovado por maioria com os votos da maioria PSD/CDS-PP e do PS, a abstenção da CDU e os votos contra dos deputados bloquistas. A reestruturação da Quinta do Barão, área com 17 hectares a nordeste do centro histórico de Carcavelos, implicará um investimento público de cerca de 3,511 milhões de euros.»

Tuesday, April 07, 2009

Deliberações da Reunião Pública extraordinária de Câmara de 2 de Abril e reunião ordinária de 6 de Abril de 2009

A Câmara Municipal de Cascais, em reunião extraordinária de 2 de Abril e reunião ordinária de 2009, entre outras matérias, deliberou:

1. Aprovar a suspensão da aplicação do nº 3 do Artigo 5º do Regulamento dos Mercados Municipais do Concelho de Cascais, o que permitirá a abertura nos dias 25 de Abril e 13 de Junho de 2009, por pedido expresso dos comerciantes, tendo em conta a conjuntura económica difícil que se atravessa.

2. Atribuir um subsídio no valor € 80.000,00 à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e S. Domingos de Rana para obras de construção das camaratas femininas do quartel.

3. Atribuir um subsídio no valor de € 81.000,00 à Associação para a Ilustração de Livros Infantis ―Ver para Ler‖, para apoio à organização do II Encontro sobre o Livro e o Imaginário Infantil de Cascais – ―Farol dos Sonhos‖.

4. Aprovar o projecto de alterações apresentado pela Régis Hotel — Actividade Turísticas e imobiliárias, SA, para remodelação e reclassificação do Grande Hotel do Monte Estoril em Hotel de Apartamentos Turísticos de quatro estrelas. As alterações propostas são essencialmente interiores, prevendo-se a criação de 39 unidades de alojamento.

5. Aprovar a adjudicação do concurso público para construção da Praça do Parque de Palmela‖ à empresa Armando Cunha, SA, pelo valor de € 1.047. 277,29.

6. Aprovar a adjudicação do concurso público para a implementação do reordenamento do trânsito entre Zambujal e Rana à empresa JAOP, SA, no valor € 401.774,93.

7. Atribuir comparticipações financeiras para obras de infra-estruturas às Administrações dos Bairros Alto da Portela - € 81.696,26, Casal dos Grilos - € 137.382,00 e Mata da Torre - €24.715,07.

8. Aprovar subsídios diversos para elaboração de projectos de instalações desportivas, designadamente €20.000,00 para a Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira e €22.380,00 para o Grupo Recreativo Familiar de Murches.

9. Apoiar a construção de sedes juvenis e aquisição de equipamento necessário às actividades dos Grupos de Escoteiros da Associação Escoteiros de Portugal, Agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas e Companhias de Guias da Associação de Guias de Portugal no valor de € 166.319,21.

10. Aprovar um subsídio global no valor de €22.720,00 no âmbito do Programa de Ocupação de Jovens, designadamente para a participação no funcionamento da rede de lojas Geração C e no Programa de Modernização Administrativa e Acesso à Informação.

11. Aprovar a descentralização de €1.000.000,00 para as Juntas de Freguesia no âmbito do "Protocolo de colaboração para a execução de obras de requalificação de Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância da rede pública".

12. Aprovar a descentralização de €518.413,61 para as entidades parceiras e Juntas de Freguesia no âmbito do Programa de Actividades de Enriquecimento Curricular para o 1º Ciclo do Ensino Básico.

13. Aprovar a atribuição de €105.000,00 ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora para apoio ao funcionamento da Ludoteca da Galiza e Ludoteca do Monte Estoril.

14. Atribuir verbas a diversas entidades no montante global de €24.630,50 para a manutenção e €731.473,78 para a construção de espaços verdes, no âmbito do Programa CEVAR – Construção de Espaços Verdes em Áreas Reduzidas.

15. Aprovar o protocolo a celebrar entre o Município de Cascais e a CERCICA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais, CRL e a atribuição de subsídio no âmbito do protocolo no valor de €358.000,00 no âmbito da construção do Pavilhão de Jardinagem, espaço fundamental para desenvolver o Centro de Actividades Ocupacionais daquela instituição.

16. Aprovar o protocolo a celebrar entre o Município de Cascais e o Centro Comunitário de Tires e a atribuição de subsídio de €100.000,00 no âmbito da construção do novo edifício para creche que irá dar resposta a 60 crianças.

17. Aprovar a proposta de protocolo a celebrar entre o Município de Cascais e o Centro Comunitário de Carcavelos e atribuição de um subsídio no valor de € 300.000,00, no âmbito da construção de um equipamento com as valências de creche, centro de dia e apoio domiciliário, que dará resposta a 60 crianças e a 142 pessoas idosas.

18. Atribuir um subsídio no valor de €139.750,00 a diversas Instituições no âmbito do Protocolo ―Oficina Social‖, que respeita à execução de pequenas reparações em casa de munícipes carenciados.

19. Aprovar a celebração do protocolo entre o Município de Cascais e a Ordem dos Advogados – Delegação de Cascais para o ano 2009. Este protocolo visa apoiar o funcionamento de um gabinete para prestação de informação e consulta jurídica gratuita a munícipes economicamente carenciados nas instalações da Delegação, sitas na Av. Combatentes da Grande Guerra, Ed. São José, 306, Piso 3, em Cascais.

Friday, April 03, 2009

Thursday, April 02, 2009

Semente Interminável - Fotografia Susana Neves


«"A Semente Interminável" mostra 16 fotografias de Susana Neves sobre o imaginário das árvores centenárias do Parque Natural Sintra/Cascais. Realizada ao longo de vários meses, de Junho de 2008 a Janeiro de 2009, esta pesquisa deu origem a centenas de imagens, das quais se apresenta ainda 43 reunidas no filme "Tree Notes".

Patente na Eco-cabana (frente ao Parque Marechal Carmona, em Cascais) até final de Abril, a exposição integra-se na Land Art Cascais 2009, uma iniciativa da Natura Cascais, com direcção artística da Fundação D. Luís (comissariado de Luísa Soares de Oliveira) que este ano inclui ainda obras de Alberto Carneiro e Hamish Fulton.

«Oscar Wilde defendia que "a natureza imita a arte", eu defendo que, às vezes, a arte irrita a natureza de modo positivo: ao entrar na essência e imaginário de cada árvore pode-se identificar a matriz criativa de grandes artistas do Ocidente e do Oriente, a origem das escritas, das fábulas e das mitologias fundadoras. A Land Art do princípio do século XXI beneficia de um banco de imagens gigantesco mas a natureza em estado selvagem é cada vez mais rara. Partilhando com os pioneiros deste movimento o princípio da marcha como instrumento primordial de criação, o meu trabalho não pretende, contudo, intervir nem interferir na paisagem; nasce antes do desejo que a natureza se torne escrita interior e possa reescrever o nosso estar no mundo».

Susana Neves, in catálogo Land Art Cascais 2009

Eco-Cabana (frente ao Parque Marechal Carmona), Cascais.
De 7 de Março a 29 de Abril.
Todos os dias das 10 às 19H00.

Junto enviamos uma montagem das fotografias em pequeno formato, que poderá ampliar clicando sobre o ficheiro, caso precise de alguma imagem em particular para divulgação, não hesite em contactar:

Susana Neves
email: mariposa_roja@yahoo.com»

Wednesday, April 01, 2009

Alcabideche pode vir a ter metro ligeiro de superfície

In Público (1/4/2009)


«Uma linha de metro ligeiro de superfície, na envolvente do futuro hospital de Cascais, e a construção de uma nova urbanização para habitação e equipamento junto à localidade do Cabreiro, às portas do Parque Natural de Sintra-Cascais, fazem parte da proposta a desenvolver no âmbito do Europan.
A área em estudo corresponde a 37 hectares, em Alcabideche, mas a intervenção urbana incidirá sobre 8,7 hectares. Na zona mais próxima do perímetro da área protegida admite-se a criação de um parque urbano, com espaços e recintos desportivos, além de uma ocupação residencial de baixa densidade. Um apeadeiro do transporte ligeiro de superfície, a funcionar a médio/longo prazo, deverá fazer a ligação à povoação do Cabreiro. Numa segunda zona deve promover-se a reaqualificação urbana, com reabilitação do espaço público, e a articulação do metro de superfície com a terceira zona do estudo. Nesta parte do território deve dar-se especial atenção aos espaços públicos, à melhoria das ligações com a rede viária em redor e articulação do novo modo de transporte público entre a povoação do Cabreiro e o futuro hospital, em construção avançada.

O plano admite ainda a construção de uma unidade hoteleira, residências assistidas para a terceira idade, equipamentos para a infância e um centro de apoio e reabilitação de deficientes visuais. Segundo um dirigente municipal, a autarquia pretende que, "através de uma intervenção qualificada, haja uma contaminação positiva na requalificação do bairro do Cabreiro". A área máxima destinada a habitação será de 40 por cento, dos quais 20 por cento terão que se destinar a apartamentos para jovens. Luís Filipe Sebastião»

A ideia em si não é má (refiro-me ao metro ligeiro de superfície), simplesmente, há duas coisas a ter em conta:

1. A construção dessa linha não pode envolver abate maciço de árvores nem impermeabilização excessiva do solo.

2. Uma linha de metro ligeiro só funciona se for em rede, ou seja, se for mais um troço do género que Isaltino construiu, sem ligação a nenhum outro ramal, inter-face, e apenas um sorvedouro de dinheiros públicos, mais vale desistirem da ideia.