Wednesday, September 30, 2009

Pampilheira vai ter novo equipamento de apoio à infância

In Imprensa Cascais (29/9/2009):


«Foi hoje assinado o auto de consignação da obra da nova “Creche da Pampilheira”, na Praça João de Deus, a construir pela Junta de Freguesia de Cascais em terreno cedido pela Câmara Municipal de Cascais.

Promovida pela Junta de Freguesia de Cascais, a obra deverá ter início ainda em Setembro e desenrolar-se-á por um período de 10 meses, proporcionando uma resposta na valência de creche a cerca de 43 crianças.

O terreno em causa foi doado pelo Município de Cascais à Junta de Freguesia de Cascais através de escritura celebrada em 18/03/2004, sendo que a Junta de Freguesia de Cascais vai investir neste equipamento 800 mil euros.

Durante a cerimónia foi ainda celebrado um protocolo entre a Junta de Freguesia de Cascais e a Santa Casa da Misericórdia, responsável pela gestão da futura creche.

Esta iniciativa vem reforçar a oferta de lugares em creche na freguesia de Cascais, contribuindo para colmatar as carências identificadas na Carta Social de Cascais, segundo a qual, até 2016, deverão ser criados no Concelho de Cascais mais 280 novos lugares de creche, o que corresponde a oito novos equipamentos. »

Monday, September 28, 2009

Deliberações da Reunião de Câmara de dia 21 de Setembro

De entre os habituais subsídios, há que referir:

«1. Aprovar a abertura do período de discussão pública do Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística e Valorização Patrimonial da Área Envolvente à Villa Romana de Freiria (PPVRF) por um período de 22 dias úteis, a contar da data de publicação do respectivo Aviso no Diário da República. Este plano vem permitir a legalização de sete Áreas Urbanas de Génese Ilegal e o ordenamento de uma área global com 58,5 hectares, na qual serão implantadas infra-estruturas de base como redes de água e saneamento, bolsas de estacionamento, novas vias rodoviárias articuladas com a malha urbana adjacente, espaços verdes e de lazer – incluindo um parque urbano com 17 hectares –, um complexo escolar integrado, equipamentos desportivos, zonas de comércio e serviços, um centro interpretativo e um pequeno museu de sítio de valorização da Villa Romana de Freiria, um dos mais importantes vestígios romanos da Península Ibérica. Após a ponderação desta participação dos interessados, o Plano de Pormenor será finalmente enviado pela Câmara Municipal de
Cascais à Assembleia Municipal, para a respectiva aprovação, a qual se espera vir a acontecer até final do ano em curso.

...

15. Aprovar a realização de uma hasta pública e respectivas normas para a atribuição 16 lugares no Mercado Municipal de Cascais, respectivamente de 12 lugares no Mercado Saloio e de 4 lugares no Pavilhão da Fruta.»

Obrigado, CMC, por ter aberto portas anteontem.



Oxalá a iniciativa tenha feito provar a todos que o Poço Velho merece e deve estar aberto ao público e, mais importante, tem potencial para muito mais.

Sunday, September 27, 2009

Aviso para risco de "queda de blocos" afixado em esplanada do Estoril

In Público (27/9/2009(
Por Luís Filipe Sebastião

«Proprietário do estabelecimento estranha que a consolidação da arriba não tenha avançado até ao espaço concessionado junto à praia da Poça

Mesas e cadeiras costumam fazer parte de uma esplanada, mas na praia da Poça, em São João do Estoril, as autoridades resolveram acrescentar ao espaço uma placa informativa, aparentemente contraditória com o propósito da sua instalação, a que se junta o à-vontade com que é ignorada pela maioria dos utentes.

"Queda de Blocos" e "Mantenha uma distância de segurança", em português e inglês, pode ler-se no aviso, com o sinal de perigo, com a indicação da Câmara de Cascais e da Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Tejo. O problema é que a placa se encontra afixada mesmo no meio da esplanada do Atlantis Bar, em pleno paredão, numa ponta da praia da Poça, já a caminho para o areal da Azarujinha.

"Não faz sentido ter consolidado a arriba e não ter continuado mais alguns metros na zona onde chega o mar", comenta o proprietário do apoio de praia, que explora há quatro anos a esplanada ali montada há quase duas décadas. A arriba escarpada foi coberta com betão, numa determinada extensão, e coberta com uma rede metálica até meia dúzia de metros das cadeiras de plástico.

O proprietário não teme que a arriba possa desabar, mas admite recear que "se possa soltar uma pedra que acerte na cabeça de um cliente". No entanto, uma vez que o espaço se encontra devidamente licenciado, a placa deverá servir apenas para "sacudir" as responsabilidades na eventualidade remota de qualquer incidente. Os utentes, indiferentes ao aviso, continuam a frequentar a esplanada, com uma vista magnífica para o recorte costeiro de Cascais.

O estabelecimento funciona diariamente como um dos apoios à praia da Poça, pequena extensão de areia encaixada entre duas elevações da costa, enquadrada pelos fortes Velho (do lado do Estoril) e da Cadaveira (do lado de São João). A partir de Outubro, o bar abre apenas aos fins-de-semana, desde que as condições climatéricas o permitam. A ARH do Tejo, através de Francisco Reis, esclareceu que a colocação da placa se enquadra num conjunto de acções articuladas com as autarquias "para minimizar as situações de risco na zona costeira".

"A colocação de placas não esgota o que são as nossas atribuições em matéria de risco", notou o porta-voz da ARH, acrescentando que o organismo está a "avaliar a situação da esplanada, de um estabelecimento titulado por uma licença válida" e que juntamente com o concessionário "será encontrada uma solução o mais rápido possível para assegurar a segurança dos utentes.»

Friday, September 25, 2009

Rotundas deixam de ter esculturas


Bafureira, Estrada Marginal


In Sol Online (25/9/2009)
Por Sónia Graça


«As rotundas artísticas ou pseudo-artísticas que enxameiam o país vão ter novas regras. E isto porque se concluiu que, em muitos casos, as esculturas e outros obstáculos prejudicam a visibilidade e estão na origem de acidentes, avança a edição do SOL desta sexta-feira

Quem passa junto ao Hotel Turismo da Covilhã consegue atravessar praticamente a direito, sem curvar o volante, a pitoresca rotunda de acesso ao edifício – implantada numa estrada de forte inclinação e com uma microfloresta alojada no centro.

Não muito longe dali, no início da Estrada Nacional 18 (Guarda), os condutores deparam com uma rotunda de grande dimensão, com um colossal monumento em forma de ‘G’ cravado num terreno íngreme, formando o conjunto um autêntico empecilho à visibilidade na circulação.

Defeitos de concepção desta natureza vão passar a ser proibidos em todos os projectos de novas rotundas da rede rodoviária, assim que entrarem em vigor as novas regras consagradas no Manual de Dimensionamento de Rotundas – um documento elaborado pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Estradas de Portugal (EP).»

...

E aquelas que, simplesmente, são feiosas e inclassificáveis?

Thursday, September 24, 2009

Resposta ao último post:

Aqui.

Ou seja, no site da Fundbox, é apresentado como:


«Estrada da Malveira da Serra São Gabriel - Aldeia de Juzo

Imóvel localizado a 30Km de Cascais, na Estrada Nacional 9/1, junto à saída da A5, nos limites da Aldeia de Juzo. Situado num belo enquadramento, privilegiado pela Serra de Sintra e orla marítima ocidental.
Trata-se de um edifício com 30 anos, de 5 pisos, sendo o último recuado, inserido num terreno com cerca de 5150 m².
Dado o facto do imóvel encontrar-se devoluto, está em fase de desenvolvimento um projecto de construção para este terreno.

Tipo Outros
Morada EN 9/1 - Estrada da Malveira da Serra São Gabriel
Aldeia de Juzo
Cascais
Área 5156 m2
Nº de Pisos 5
Estado DESOCUPADO»

...

Sobre o tal projecto nada se diz. Talvez depois das eleições ...
Outra coisa: não sabia que a coisa distava 30km de Cascais!!!

Terrenos da antiga Standard Eléctrica, que futuro?


Chegado por e-mail:

«A ALCATEL , importante empresa que ocupa um vasto terreno arborizado, junto à Aldeia de Juzo (no fim da A5) vai mudar as suas instalações para um pequeno lote no outro lado da estrada, deixando este vasto terreno. [...] Será possível saber-se o que se irá passar neste terreno, que está no PNSC?»

Wednesday, September 23, 2009

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO - Cascais promove nova visita às grutas do Poço Velho

In Imprensa Cascais


«Sábado, dia 26 de Setembro, a partir das 15h00 –Centro da Vila (Largo das Grutas)

Dia 26 de Setembro, a partir das 15h00, no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património, subordinadas ao tema “Viver o Património”, a Câmara Municipal de Cascais convida o público a visitar novamente as Grutas do Poço Velho, situadas no centro da Vila. Com entrada livre, as visitas serão guiadas por técnicos municipais.

Abertas ao público pela primeira vez em 18 de Abril último, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, após uma intervenção de reabilitação, as Grutas do Poço Velho, situadas na margem direita da ribeira das Vinhas, em pleno coração da vila de Cascais e com entrada pelo Largo das Grutas, nas traseiras do edifício S. José, voltam agora a receber visitantes.

Agora como há uns meses atrás, aguarda-se grande afluência do público, sendo que as visitas serão guiadas por técnicos municipais que irão dar a conhecer a história deste espaço ímpar que remonta ao período paleolítico, neolítico e calcolítico, conforme atestam os vestígios arqueológicos encontrados, no final do século XIX, nos sedimentos que preenchiam o seu interior. A principal ocupação detectada nestas grutas é, aliás, da época neolítica e calcolítica e refere-se à utilização da cavidade como necrópole, tendo fornecido um rico espólio, uma parte do qual pode ser visto na exposição patente na nova Sala de Arqueologia do Museu Condes de Castro Guimarães.

Esta visita coincide com as Jornadas Europeias do Património assinaladas este ano a 25, 26 e 27 de Setembro, e que se subordinam ao tema “Viver o Património” como forma de chamar a atenção para que as visitas aos lugares patrimoniais sejam mais do que simples visitas clássicas. O desafio de “vir ver o património”, traduzido no lema “Viver o Património”, consiste em proporcionar ao público a vivência do património, potenciando a sensação de “estar em casa”. Assim, pretende-se estimular a aproximação física e emocional das pessoas para com o património, transformando a visita numa experiência integral dos sentidos. »

Sunday, September 20, 2009

Apresentação Pública do PP de Freiria, em S.Domingos de Rana

«- Dia 20 de Setembro | 16h30 | Estrada de Polima –

Decorre no dia 20 de Setembro, às 16h30, na Estrada de Polima, junto à Villa Romana de Freiria, a apresentação pública do Plano de Pormenor de Freiria. Este Plano de Pormenor tem como objectivo estratégico o ordenamento e requalificação das sete Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI) existentes na zona e a implementação de um pólo de actividades comerciais e serviços, para além de permitir a musealização e valorização cénica do conjunto arqueológico da Villa Romana de Freiria. A sessão conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal, António d’Orey Capucho.

Desenvolvido pelo Departamento de Requalificação Urbana, o Plano de Pormenor de Reestruturação Urbanística da Área Envolvente à Villa Romana de Freiria está numa fase processual bastante adiantada, uma vez que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional já procedeu à conferência de serviços, acto que antecede a remissão para discussão pública, que está prevista para a próxima semana. Após a ponderação desta participação dos interessados, o Plano de Pormenor será finalmente enviado pela Câmara Municipal de Cascais à Assembleia Municipal, para a respectiva aprovação, a qual se espera vir a acontecer até final do ano em curso.

Depois disso poderá começar a tomar forma o plano gizado em conjunto por moradores, proprietários, arqueólogos, historiadores, técnicos e políticos, todos em articulação com o arquitecto José Alves Bicho, e do qual sobressai o ordenamento de uma área com 58,5 hectares na qual serão implantadas infra-estruturas de base, como redes de água e saneamento, bolsas de estacionamento, novas vias rodoviárias articuladas com a malha urbana adjacente – entre elas um troço da Variante EN 249-4 - , espaços verdes e de lazer – incluindo um parque urbano com 17 hectares –, um complexo escolar integrado para o primeiro, segundo e terceiro ciclos, equipamentos desportivos, zonas de comércio e serviços, um centro interpretativo e um pequeno museu de sítio, que irá valorizar a Villa Romana de Freiria, um dos mais importantes vestígios romanos da Península Ibérica.

DADOS-RESUMO PP FREIRIA
Habitação | 135.000 m2, correspondentes a 1012 fogos;
Comércio e Serviços | 22.400m2;
Espaços verdes e equipamentos | 259.000m2, dos quais 170,000m2 para um Parque Urbano e 30.800m2 para a instalação de uma Escola Básica Integrada.»

Thursday, September 17, 2009


Ainda sobre podas camarárias e abates de árvores:





Fica esta informação retirada do site do GEOTA, http://www.geota.pt//scid/geotaWebPage/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=738&articleID=1990, que nos chegou via AMuñoz, a quem agradeço.





Relativamente à questão do abate de árvores no Jardim Costa Pinto, em Cascais, debatida no blog, fui ao local e posso informar que também tive dificuldade em encontrá-las porquanto estão escondidas sob as sebes envolventes. Serão umas vinte (!) como lá se afirma, fotografei-as apressadamente, sendo que uma moradora no local afirma que serão umas 23 ou 24...

Apenas três delas estariam efectivamente doentes e irrecuperáveis, na minha modesta constatação; as restantes apresentam cepos em boa forma.

Também se afirma no blog que as árvores doentes se tratam, em lugar do abate, com o que concordo plenamente, pois é o que se fazia cá, antigamente, e é o que se faz actualmente, no estrangeiro civilizado.

Esta questão dos abates irresponsáveis, juntamente com as chamadas "podas camarárias", que decepam as árvores quási até à morte, são temas do dia-a-dia das autarquias e da maior actualidade, em vésperas de eleições autárquicas!

Ficam as ditas fotos do Jardim C Pinto.

Cumprimenta, saudando o blog,

António Muñoz

Wednesday, September 16, 2009

Jardim Costa Pinto visto do ar (antes do abate)


Há dias era assim. Hoje já não será, porque abateram cerca de 20 árvores de grande porte, que compunham a enorme mancha verde a Norte do jardim. Porquê? Estamos fartos destes abates de árvores, supostamente protegidas por regulamento municipal. Esses regulamentos são só para aplicação nos privados? As intervenções camarárias, de supostas podas e abates por causas fitossanitárias começam a ser uma praga. Ninguém põe cobro a isso?

Uma coisa, Dr. Capucho, livre-se de abandonar o mandato a meio e entregá-lo ao sr.Vice...

Monday, September 14, 2009

Obra de remodelação da Estação da CP de S. Pedro do Estoril e construção das passagens inferiores pedonais adjudicada

In Imprensa Cascais:

«Foi adjudicada pela REFER – Rede Ferroviária Nacional, nos primeiros dias de Setembro, a remodelação da Estação da CP de S. Pedro do Estoril e a construção das passagens pedonais inferiores a nascente e poente da estação. O início da obra está previsto para Outubro.
No âmbito do protocolo assinado com o Município de Cascais em 15 de Março de 2009, a REFER – Rede Ferroviária Nacional, adjudicou à empresa Obrecol – Obras e Construção, S.A., pelo valor de €4.998.880,00 e por um prazo de execução de nove meses, a obra que contempla a remodelação da Estação da CP de S. Pedro do Estoril e a construção de duas passagens pedonais inferiores.
Esta obra irá restabelecer a ligação pedonal entre os lados Norte e Sul da Linha, bem como proporcionar melhores condições de conforto e segurança aos utentes do transporte ferroviário.
A consignação dos trabalhos está marcada para dia 14 de Setembro e o arranque da obra deverá ocorrer até dia 14 de Outubro, implicando alterações à circulação rodoviária e pedonal por motivos de segurança.
O plano de circulação alternativa será oportunamente divulgado pela REFER.»

...

E pensar que esteve nos propósitos de certas mentes brilhantes dar por finda a estação de comboios do Monte Estoril, a única, por sinal, que tem algumas características revivalistas da época da sua construção (e que em outros locais, como Itália, são amplamente acarinhadas e motivo de orgulho), para dar lugar a estacionamento subterrâneo em aundância. Atenção, que ainda há quem defenda isso!!

Tuesday, September 08, 2009

Deliberações da CMCascais

Deliberações da Reunião de Câmara de dia 7 de Setembro
2009-09-08

A Câmara Municipal de Cascais, em Reunião de Câmara de dia 7 de Setembro, entre outras matérias, deliberou:

1. Aprovar a cedência em regime de comodato, à Cruz Vermelha Portuguesa, de uma loja no n.º 47-B do Largo dos Amores Perfeitos, Adroana, para instalação de um Gabinete de Dentista. Este projecto, além de garantir um serviço regular ao público em geral, irá, em articulação com a Câmara Municipal de Cascais e o Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais (ACES-Cascais), implementar o Projecto “Sorrir com Saúde” que prevê realizar o tratamento dentário a crianças e jovens até aos 16 anos e a mulheres grávidas e pessoas idosas beneficiárias do complemento solidário residentes nos Bairros da Adroana, Calouste Gulbenkian e de Alcoitão, referenciados pela CMC e sinalizados pelo ACES-Cascais que não sejam abrangidos pelo Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.

2. Aprovar a cedência em regime de comodato à Associação de Deficientes das Forças Armadas de uma loja no n.º 102 da Rua dos Encontros da Luz, Adroana, para implementação do Núcleo de Cascais. Entidade de Utilidade Pública criada em 14 de Maio de 1974, a Associação dos Deficientes das Forças Armadas tem sede em Lisboa e conta com mais de 15 mil associados efectivos, dos quais 165 são residentes no concelho de Cascais.

3. Aprovar a cedência em regime de comodato à Associação Nacional de Aposentados, Pensionistas e Reformados de uma loja situada na Rua Banden Powell, n.º 54, Adroana, destinada à instalação de um Centro de Convívio. Visando a protecção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho do idoso em geral, esta entidade conta com 122 associados residentes no concelho de Cascais. No âmbito desta cedência torna-se possível criar um espaço de encontro e de organização de acções de lazer nas quais poderão participar sócios e os residentes no Empreendimento da Adroana em geral.

4. Aprovar a cedência à Santa Casa da Misericórdia de Cascais de duas lojas no Mercado Municipal de Cascais para instalação de um ponto de venda dos produtos confeccionados na casa-mãe do “Bom Apetite”, em Alvide. Além de constituir um bom suporte financeiro para a instituição, este serviço virá contribuir para dinamizar o espaço comercial do recentemente renovado Mercado Municipal de Cascais.

5. Aprovar a atribuição de um subsídio no valor de € 20.000,00 ao NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia para apoio ao evento nacional “Noite das Estrelas” que este ano teve lugar a 18 de Julho, na Baía de Cascais. Este evento marcou a abertura das actividades de Verão do Centro Ciência Viva, promovidas pela Comissão Nacional para o Ano Internacional da Astronomia 2009.

6. Aprovar a atribuição de um subsídio no valor de € 45.000,00 à Associação Portuguesa de Coleccionadores de Armas para apoio à instalação na Rua do Poço Novo, n.º 6, em Cascais, do Museu Português da Arma. Financiada em € 100.000,00 pelo Plano da Comissão de Obras, a criação do Museu Português da Arma visa agregar todos os coleccionadores, estudiosos e investigadores de armas portuguesas, de modo a preservar o património nacional de armaria, bem como a sua classificação e apresentação pública, constituindo mais um pólo de atracção turística e cultural, revitalizando uma área da vila que se encontra carenciada de espaços abertos ao público.

7. Aprovar a proposta de acordo de colaboração a celebrar com seis instituições parceiras da Câmara Municipal de Cascais no âmbito do Programa Alimentar para fornecimento de refeições escolares nas escolas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e Ensino Pré-Escolar. Estes acordos visam estabelecer regras e procedimentos que garantam a higiene e segurança alimentar do fornecimento e o equilíbrio alimentar das refeições escolares.

8. Aprovar o protocolo a celebrar entre o Município de Cascais e o Centro Comunitário da Paróquia de Parede, bem como a atribuição de subsídio no valor de € 80.000,00 no âmbito da reconversão e ampliação das instalações de Actividades de Tempos Livres para implementação de uma resposta na valência de creche para 33 crianças.

9. Aprovar a atribuição de um subsídio no valor de € 99.559,46 a diversas instituições para animação sócio-educativa proporcionada no âmbito da Componente de Apoio à Família para o Ensino Pré-Escolar.

10. Aprovar a atribuição de um subsídio global no valor de € 522.415,74 às entidades parceiras da Câmara Municipal de Cascais no desenvolvimento das Actividades de Enriquecimento Curricular do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

11. Atribuir um subsídio no valor de € 12.765,00 ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, no âmbito das actividades de tempo livre e lazer desenvolvidas na Ludoteca da Galiza.

12. Atribuir um subsídio no valor de € 15.000,00 à Associação Sete Ofícios (Arte-Manhas), no âmbito do projecto “Tempo Livre e Lazer” a implementar na Ludoteca do Monte Estoril, o qual visa a qualificação socioeducativa e promoção do tempo livre e lazer das crianças, bem como a qualificação do sistema de ensino.

13. Aprovar a atribuição de um subsídio no valor de € 25.000,00 à CERCICA – Cooperativa para a Educação e reabilitação do Cidadão Inadaptado de Cascais para apoio a transportes de alunos portadores de deficiência.

14. Aprovar a atribuição de um subsídio no valor de € 10.000,00 à Federação de Triatlo de Portugal no âmbito da realização do Triatlo do Estoril, a ter lugar domingo dia 18 de Outubro, na zona do Estoril.

15. Atribuir um subsídio no valor de € 6.860,00 à Santa Casa da Misericórdia de Cascais para apoio nas obras de adaptação da loja 47-A cedida no empreendimento da Adroana para funcionamento da Equipa do Rendimento Social de Inserção. A mudança para esta loja cedida pela Câmara Municipal de Cascais vai permitir libertar o espaço polivalente utilizado até aqui pela equipa e que se destina à realização de iniciativas dirigidas à comunidade local.

16. Aprovar a proposta de protocolo a celebrar entre o Município de Cascais e o Centro Social da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Abóboda, bem como a atribuição de um subsídio no valor de €50.000,00 para apoio na construção de um novo equipamento que inclui igreja, casas mortuárias e um Complexo Social com as respostas sociais de Centro de Dia para 50 utentes, Apoio Domiciliário para 70 utentes, Serviço de Intervenção com Famílias e Centro de Juventude.

17. Atribuir um subsídio global no valor de € 95.395,00 a diversas instituições parceiras da Câmara Municipal de Cascais em projectos de prevenção das toxicodependências e promoção da saúde junto de vários escalões etários.

18. Atribuir um subsídio no valor de € 222.000,00 à Associação de Beneficência e Socorros “Amadeu Duarte”, Parede, para apoio na realização de obras de manutenção no quartel, designadamente substituição do telhado, intervenções na piscina, instalações sanitárias dos serviços clínicos e corpo de bombeiros, bem como aquisição de equipamento de corte e desencarceramento.

Thursday, September 03, 2009

Casa das Histórias Paula Rego abre em Cascais com obras-primas dos últimos 20 anos

In Sol Online (3/9/2009)

«Uma exposição temporária com obras-primas de Paula Rego, criadas pela conceituada pintora portuguesa ao longo dos últimos vinte anos, vai marcar a inauguração, a 18 de Setembro, em Cascais, da Casa das Histórias

«São obras-primas reunidas numa exposição imperdível, que reflecte duas décadas decisivas do trabalho da artista», definiu Dalila Rodrigues, directora da Casa das Histórias Paula Rego, em entrevista à Agência Lusa, sobre a abertura do espaço, localizado em Cascais, junto ao Museu do Mar.

Suspensas nas paredes das várias salas do edifício idealizado pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura, as «histórias» de Paula Rego relatam também o percurso artístico da pintora desde a primeira obra, intitulada Life Painting (1954), criada enquanto estudante da Slade School of Fine Art, em Londres, até à actualidade.

A Casa das Histórias Paula Rego, que apresentará duas exposições temporárias por ano - a inaugurar na Primavera e no Outono - abre com uma dedicada a trabalhos da artista, criados entre 1987 e 2008,«obras icónicas da sua poderosa linguagem figurativa», avaliou Dalila Rodrigues.

A Filha do Polícia, uma das obras mais emblemáticas de Paula Rego, exerce o primeiro impacto no visitante, assim que se entra na sala de exposições temporárias, preenchida com quadros de grandes dimensões, todos propriedade da Galeria Marlborough, em Londres.

Também foram colocados alguns desenhos da artista, preparatórios das pinturas, que, segundo a directora do museu, especialista em História da Arte, «têm uma forte marca autoral e uma qualidade que lhes conferem valor autónomo».

A mesma exposição oferece ainda a possibilidade de ver a série Avestruzes Bailarinas, mulheres cujo corpo e expressão grotescos contrastam com a elegância dos fatos e movimentos de ballet, e a célebre Mulher Cão (1994), «primeira obra a pastel realizada por Paula Rego, na origem do uso desta técnica na produção sequente».

As outras salas da Casa das Histórias mostram muitas obras representativas do extenso trabalho artístico da pintora realizado desde os anos 1960 e 2008, nas diversas disciplinas e técnicas: pintura, desenho, gravura e litografia.

Dalila Rodrigues observa - sobre a evolução do estilo da pintora - que já em Life Painting (1954) «se surpreende uma linguagem figurativa e realista que não foi continuada nos anos 1960, mas que emerge no final dos anos 1980».

Sobre a importância da Casa das Histórias, a directora é peremptória: «Este equipamento cultural permite fixar em Portugal, em permanência, um conjunto muito significativo da obra de Paula Rego, e representa um contributo fundamental para a cultura nacional».

Dalila Rodrigues enalteceu ainda a concepção arquitectónica do museu, assinada por Souto de Moura, «que dimensionou de forma exemplar as várias salas às características muito singulares da obra de Paula Rego», e também «o esforço financeiro e o empenho da Câmara Municipal de Cascais», presidida por António Capucho, na concretização do projecto.

A artista, de 73 anos, em Portugal desde há algum tempo para acompanhar a abertura da Casa das Histórias, está muito contente e emocionada com a inauguração e visita quase diariamente o museu, dando sugestões de montagem e colocação das suas «histórias».

Lusa / SOL