Monday, June 28, 2010

Feira do Artesanato

Quatro praias de Cascais continuam com água imprópria

In TSF (26/6/2010)

«Ontem às 13:58Quatro praias do concelho de Cascais «continuam a não estar próprias para os banhistas», de acordo com o responsável da divisão de saúde ambiental da Direcção Geral de Saúde (DGS), uma situação que é contestada pela autarquia.

«A praia dos Pescadores, Duquesa, Rainha e Conceição continuam a não estar próprias para os banhistas, porque não reúnem as condições necessárias [em termos de qualidade da água] para que sejam consideradas zonas balneares», afirmou Paulo Diegues, também membro da Comissão Técnica de Acompanhamento para aplicação da directiva que designou as praias de boa qualidade existentes nesta época balnear.

Na lista de «praias e banhos marítimos para o ano de 2010», publicada no dia 18 de Junho em Diário da República, não constam as quatro praias referidas, apesar de, no início do mês, o vereador do ambiente e vice-presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, ter anunciado que todas as praias do concelho estão com «excelente» qualidade de água, estando próprias para os banhistas, após realizadas obras na ribeira das Vinhas.

«Se os dados analíticos actuais apresentam uma boa qualidade [de água] isso representa um aspecto positivo e não existirá aparentemente um risco iminente para a saúde pública. Contudo, a sua classificação tem de ter em conta um histórico de 4 anos. Não é pelo facto de as análises do início desta época balnear demonstrarem aptidão que muda automaticamente a sua classificação», sustentou o responsável da DGS.

Segundo Paulo Diegues, «as praias em causa apresentavam [em análises realizadas anteriormente] uma qualidade duvidosa e portanto enquadrava-se na qualificação de má».

Contudo, conclui o responsável, «os banhistas são livres de escolherem as praias onde pretendem passar os seus tempos de lazer, devendo escolher de preferência as praias que estão designadas e que são vigiadas, quer do ponto de vista da qualidade da água quer do ponto de vista da segurança».»

...

Mais vale prevenir do que remediar.

Grupo de jovens fez distúrbios e roubou passageiros num comboio de Cascais

In Público (28/6/2010)

«A polícia levou para a esquadra 15 jovens, dos quais três vão ficar detidos, de um grupo de cerca de 40 que, no sábado ao fim do dia, provocou o alarme, com assaltos e desacatos, num comboio da linha Lisboa-Cascais, disse ontem à agência Lusa uma fonte do comando da PSP.

O grupo, com cerca de 40 jovens, veio da zona de Sacavém e embarcou numa das estações próximas das praias da linha de Cascais, começando a provocar desacatos e a ameaçar passageiros, tendo concretizado pelos menos dois roubos.

"Furtaram uma bolsa com dinheiro e um telemóvel, segundo as testemunhas ouvidas, mas admitimos que possa ter havido mais roubos, porque as pessoas foram saindo nas estações", disse o oficial de serviço no Comando Metropolitano da PSP de Lisboa.

Polícias à civil entraram no comboio em Algés e conseguiram pôr fim aos distúrbios, que acabaram com vários jovens a serem levados pela polícia, já em Alcântara. No total, 15 membros do grupo foram levados para a esquadra do Calvário e os restantes fugiram. Três são maiores de idade e vão ficar detidos para serem levados ao juiz, que decidirá as medidas de coacção a aplicar-lhes, depois de ouvidos os testemunhos de alguns lesados que apresentaram queixa.

Outros quatro foram identificados por pessoas lesadas como tendo participado nos desacatos, mas, sendo menores de 16 anos, foram entregues aos pais, depois de feita a participação por actos ilícitos. Os outros detidos foram identificados e depois libertados pela polícia. As ameaças aos passageiros, segundo as testemunhas ouvidas pela polícia, terão sido feitas sem armas mas "com acção física".»

Wednesday, June 23, 2010

Praia da Ribeira


O placard Informativo que a CMC colocou na Praia da Ribeira (conhecida como praia do peixe ou dos pescadores) tem informação que baralha alguns, senão todos, que o consultam.

Vejamos: Se ligarmos para o número dos bombeiros indicado (214571004) respondem os Bombeiros da Parede. Não seria mais lógico ser o número dos Bombeiros de Cascais? (214838080)

O Cidadão Nacional ao ligar para as Intoxicações CIAV tem que ligar o nº 808250143 (a pagar), mas a correspondente tradução em inglês aponta para um nº. grátis (800250143)
Quem ligar para o nº. do Centro de Saúde indicado (214643722) pode-lhe acontecer que ninguém o atenda. Liguei hoje pelas 13:00 e pelas 15:00 e após vários sinais de chamada passa para impedido. Já agora, onde fica este Centro de Saúde?
O Placard deveria ter o verdadeiro nome da praia - Praia da Ribeira - e não como indica.

Para além do mencionado alguém poderá saber porque razão esta praia durante meses a fio diáriamente (salvo raras excepções) por volta das 08:00h a areia era limpa com o tractor da EMAC e desde a inauguração da respectiva Placa Informativa no dia 30MAI2010 na presença de vereadores, assessores, funcionários, fotografos, etc... (contados eram 14) nunca mais foi limpa. Alguem sabe?

Pobre CAMÕES


Ao passar pelo Largo de Camões, não resisti a tirar as fotos que vos apresento.

Para além de a estátua estar práticamente tapada pelos chapés de sol dos vários estabelecimentos que por ali coabitam, ainda por cima foram colocar um ecrân de televivão preso aos pés do Camões. Não haverá outro local para colocar a tal televisão? Onde anda a Policia Municipal?
HAJA RESPEITO!
(fotos tiradas dia 21JUN2010)

Remodelação da Rede de Abastecimento de Água e Construção de Estação Sobrepressora

Tuesday, June 22, 2010

"Aberração" no Estoril


Faço minhas as palavras da Lusa / Metro, obviamente.

Thursday, June 17, 2010

Nas deliberações da Reunião Ordinária de Câmara de dia 14 de Junho de 2010:

«A Câmara Municipal de Cascais, em Reunião Ordinária de dia 14 de Junho, entre outras matérias, deliberou:

1. Aprovar a celebração de um contrato-programa entre o Município de Cascais e a ESUC –Empresa de Serviços Urbanos de Cascais, EM, para limpeza e reparação do leito da galeria da Ribeira das Vinhas, instalação de uma comporta, reabilitação da estação de bombagem elevatória, bem como para a reformulação da rede de drenagem existente na Rua Costa Pinto e respectiva repavimentação
»

Friday, June 11, 2010

Colégio da Bafureira faz 100 anos

Jardim Visconde da Luz / abate de 2 choupos



Diagnóstico
...

Uma pergunta:

No diagnóstico acima é mencionado que os choupos apresentam uma "vitalidade razoável", pelo que não entendo a urgência no abate. O parecer dá a seguinte ideia, aliás generalizada sempre que há estes abates: "a árvore há-de apodrecer um dia e cair um dia, é melhor anteciparmo-nos deitando-a já abaixo, para colocar uma novinha em folha". É caso para dizer que também nós, e quem faz estes pareceres, havemos de aprodrecer um dia...". Compreendo a actual guerra aberta que existe contra o choupo em espaço urbano, mas não serão as suas mutilações fruto das podas do costume?

Espero três coisas:

1. Que o abate não seja por outra razão que não fitossanitária.
2. Que sejam rapidamente plantadas 2 árvores no mesmo local onde agora desaparecem os choupos.
3. Que haja uma intervenção de fundo no jardim, pois aquilo que ali está é mais parque de empedrado e esculturas várias do que propriamente um jardim. Ou seja, mais zona verde, é preciso.

Tuesday, June 08, 2010

Classificação de interesse público atrasa intervenção da Estradas de Portugal nos plátanos de Colares

In Público (8/6/2010)

«A Estradas de Portugal afirmou ontem que enquanto o processo de classificação de interesse público dos plátanos junto à Adega Regional de Colares, no concelho de Sintra, estiver a decorrer na Autoridade Florestal Nacional, não avança com qualquer intervenção nas árvores.

A Quercus e a Associação Árvores de Portugal afirmaram-se ontem preocupadas com uma "iminente" intervenção nos plátanos junto à adega de Colares, adiantando temerem que os trabalhos possam comprometer a classificação de interesse público do local. A Estradas de Portugal garante que enquanto o processo de classificação de interesse público dos plátanos situados junto à Adega Regional de Colares não estiver concluído, a empresa pública não avança com a intervenção prevista.

"Estes plátanos encontram-se já em processo de classificação de interesse público (...) pelo que a EP não vai intervir sem o consentimento e supervisão da Autoridade Florestal Nacional", garantiu a Estradas de Portugal, em resposta à agência Lusa.

A EP garante que a 19 de Abril, em resposta à Autoridade Florestal Nacional, informou "nada ter a opor quanto à classificação daquelas árvores", advertindo, no entanto, que "algumas delas necessitam de intervenções urgentes".

Em Novembro de 2009 vários moradores de Colares insurgiram-se contra a marcação de plátanos junto à adega regional, efectuada pela Estradas de Portugal, por temerem o abate destas árvores que marcam a paisagem desta vila.

Segundo a EP, a empresa promoveu em 2009, depois de reclamações de moradores, a realização de inspecções técnicas às árvores das estradas nacionais da zona de Colares, com vista a identificar as necessidades de intervenção, tendo realizado ainda diagnósticos mais aprofundados nas árvores situadas junto à adega.»

Saturday, June 05, 2010

Câmara de Cascais quer abrir mais quatro parques urbanos até 2013

In Público (5/6/2010)

«A Câmara Municipal de Cascais pretende construir quatro parques verdes urbanos até 2013, para chegar ao fim do mandato com um total de 10 espaços daquele género em todo o concelho. A construção de espaços verdes para promover a qualidade de vida da população é um dos principais objectivos da autarquia, disse à agência Lusa o seu vice-presidente, Carlos Carreiras.

Inserido na estratégia adoptada para a a estrutura ecológica municipal, o programa de criação de parques verdes urbanos é uma aposta da autarquia, empenhada em promover a qualidade de vida e a saúde dos munícipes, afirmou Carreiras, que detém o pelouro do Ambiente no executivo camarário.

Na véspera da inauguração de mais um parque urbano, na Ribeira dos Mochos, o autarca acrescentou que há um objectivo "firme" de construir mais quatro espaços verdes urbanos no concelho até 2013, ou seja, até ao final do actual mandato.

"Queremos juntar aos seis parques existentes outros seis espaços, sendo que quatro deles deverão estar concluídos até ao final do mandato", disse o autarca. Ribeira dos Mochos (que será inaugurado hoje), Outeiro de Vela, em Cascais, Talaíde e Parede serão as quatro zonas onde nascerão os futuros parques urbanos.

Quanto aos restantes dois, previstos para as zonas de Freiria e São Domingos de Rana, Carlos Carreiras reconhece que se trata de "dois casos mais complicados", sublinhando, contudo, que a autarquia "tudo fará" para que também esses projectos sejam lançados ainda neste mandato.

O Parque Urbano da Ribeira dos Mochos, o primeiro espaço verde urbano construído no mandato em curso será inaugurado hoje, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente.

Com uma área aproximada de 41 mil metros quadrados, o novo parque urbano é um espaço integrado na Rede Ecológica Nacional.

Trata-se de uma zona de "grande valor natural e um importante corredor ecológico que promove a biodiversidade, que também incorpora importantes valores culturais que figuram num antigo aqueduto", diz a autarquia.

Além da requalificação da malha ecológica, o novo espaço de lazer, integrado em meio urbano, oferece um parque infantil, uma pista de aventura, um parque de merendas e um serviço de cafetaria. »

Friday, June 04, 2010

Bicicletas continuam a não poder circular no Paredão de Cascais

Inb Público (4/6/2010)
Por Luís Villalobos

«Câmara diz que o assunto ficará resolvido "nos próximos meses", mas com uma pista própria e horários específicos para se poder andar de bicicleta

A Câmara de Cascais esperava que o assunto estivesse resolvido no início deste ano, mas, a duas semanas do fim da Primavera, as bicicletas ainda não podem circular junto à praia de Carcavelos ou no paredão que vai de São João do Estoril a Cascais.

De acordo com o gabinete de imprensa da autarquia, prevê-se agora que a circulação de bicicletas "se torne possível nos próximos meses". Segundo a mesma fonte, "as autorizações das entidades competentes foram já concedidas e as regras definidas e aprovadas em sede própria."

"O projecto de implementação está, nesta altura, em fase final de elaboração, pelo que acreditamos que ainda durante este Verão será possível circular em velocípede em todo o paredão", adiantou o gabinete, em resposta a perguntas do PÚBLICO. O projecto prevê a criação de uma pista dedicada à circulação das bicicletas, um pouco à semelhança do que sucede entre Cascais e a praia do Guincho, provavelmente para reforçar a segurança, nomeadamente dos peões. Esta nova pista, no entanto, não irá surgir em "zonas de estrangulamento já existentes, junto a esplanadas", depreendendo-se assim que, nessas áreas, seja necessário desmontar das bicicletas e circular a pé.

No que diz respeito aos horários, os ciclistas terão duas épocas distintas. Entre 1 de Novembro e 31 de Março, a circulação será autorizada, aos fins-de-semana, entre as seis da tarde e as dez da manhã, enquanto que nos dias de semana não há restrições.

Já entre 1 de Abril e 31 de Outubro só se poderá andar de bicicleta nos dias úteis, entre as seis da tarde e as dez da manhã. Estas regras, diz a Câmara de Cascais, "não se aplicam a crianças menores de oito anos desde que acompanhadas por adultos".

O presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, já tinha afirmado ao PÚBLICO que o regresso da circulação de bicicletas no paredão seria sempre condicionado. "A discussão é antiga e, após debate profícuo que mantive com a Associação dos Amigos do Paredão e os representantes dos cidadãos defensores da abertura do paredão à circulação de bicicletas, chegou-se a um consenso na generalidade visando tal objectivo", afirmou António Capucho em Dezembro.»

Praia dos Pescadores com água "excelente"

In Público (4/6/2010)

«A praia dos Pescadores, em Cascais, tem este ano a garantia de "excelente" qualidade da água, depois de ter estado interdita a banhos mais de dez anos. De acordo com a câmara local, a conclusão das obras realizadas na ribeira das Vinhas - por baixo do centro comercial CascaisVilla - garante finalmente a boa qualidade da água naquela praia do centro da vila. Até agora, as águas sujas da zona baixa de Cascais misturavam-se à água limpa da ribeira, coisa que deixou de acontecer, e afectavam as praias de Pescadores, Duquesa, Conceição e Rainha. O vice-presidente da autarquia, Carlos Carreiras, disse à agência Lusa que, apesar de a má qualidade da água não ter sido impedimento para os banhistas durante muitos anos, agora há uma satisfação maior porque "há a certeza" de que a água é excelente. "Há uma responsabilidade pública e cívica do ponto de vista político e, independentemente de as pessoas não terem a percepção de a praia estar boa ou má, é importante para nós dar garantias dessa qualidade", sustentou o autarca.»

Wednesday, June 02, 2010

Plátanos de Colares sem classificação


Cascais garante qualidade de água do mar

In Público (2/6/2010)
Por Luís Filipe Sebastião


«A Câmara de Cascais assegura que todas as praias do concelho apresentam, pela primeira vez, uma qualidade excelente das águas do mar. A garantia surge na mesma altura em que a associação ambientalista Quercus refere que duas zonas balneares de Cascais foram desclassificadas, mas o município explica que esta despromoção está ultrapassada.

Segundo a Quercus, as praias da Conceição e da Rainha deixaram de figurar entre as zonas balneares de 2010, por causa dos maus resultados de análises à qualidade das águas realizados em 2009. O vereador do Ambiente na Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, explicou que o Ministério do Ambiente autorizou as concessões balneares naquelas duas praias, face aos bons resultados das últimas análises às águas, desde Março de 2010.

O autarca adianta que, desde essa altura, todas as praias apresentam qualidade "excelente", exceptuando os casos pontuais de uma análise em Carcavelos e outra na Parede que, em Abril, deram qualidade "aceitável". A reabilitação da ribeira das Vinhas permitiu acabar com a poluição das praias da vila, entre as quais a dos Pescadores, interdita a banhos há uma década. A autarquia recusou candidatar-se à bandeira azul e vai afixar os resultados das análises nas praias.»

Tuesday, June 01, 2010

Mais de uma centena recolheu em Cascais uma tonelada de lixo deixado no mar

In Público (1/6/2010)


«Mais de uma centena de mergulhadores e voluntários participaram no passado fim-de-semana, em Cascais, numa iniciativa para limpar o fundo do mar, tendo recolhido cerca de uma tonelada de resíduos.

Com metade do lixo recolhido em relação ao ano anterior, em que foram recolhidas 2100 toneladas, a iniciativa deste ano do Clean up the Atlantic conseguiu recolher cerca de uma tonelada de entulho. A iniciativa atraiu muitos turistas curiosos que paravam na baía de Cascais para ver o que se passava, tal era a quantidade de pessoas preocupadas em recolher, pesar e separar o lixo que era extraído do fundo do mar em frente à praia dos Pescadores.

Sapatos abandonados, óculos de sol, um grelhador eléctrico, uma bateria de carro, pneus, latas de alimentos e equipamentos de pesca foram alguns dos objectos encontrados no fundo do mar.

Promovida pela agência municipal Cascais Atlântico, Grupo Ecológico de Cascais e ProjectMar, a iniciativa visa, segundos os organizadores, "alertar e sensibilizar a opinião pública para a problemática da poluição marítima e todos os problemas daí resultantes, removendo a maior quantidade de lixo possível do meio marinho, e incentivar a prática de mergulho em Cascais".»