Wednesday, December 07, 2011

Classificada e morta.




Estrada da Alapraia, S. João do Estoril





...para lá da visão pungente que é ir-se vendo cair pinhas, galhos, e agulhas, e já se pressentindo a falta que fará a este sítio, ergue-se ainda como metáfora monumental e patética da visão do que se diz que é património, mas sobretudo, do destino daquilo que se classifica como "património" entre nós.
Cá por mim este "monumento" era mesmo património que quero crer ser de reconhecimento colectivo, mas o título e a placa eram-me indiferentes e desnecessários, como contributo para se perceber o seu real valor.

Morreu... acho eu. Enquanto ali estiver assim - cadáver - expõe as dúvidas quanto aos "porquês" da sua morte aparentemente súbita... num jardim tratado. Aguarda-se agora, o "espectáculo" do corte, desmonte e remoção do cadáver... que se espera venha a acontecer antes que os ramos mortos cedam e esta árvore se torne notícia, não pela beleza própria e monumental que emprestava a esta esquina, mas pelo fait-divers de atingir alguém ou algo provocando "danos materiais"

3 comments:

Paulo Ferrero said...

Ih! Que pena, muita pena. Assim jaz mto do nosso património, mas, revigoremo-nos pois temos património imaterial!

Gastão de Brito e Silva said...

Esperemos ao menos que a madeira do "cadáver" seja bem aproveitada, dará certamente para muitas lareiras...

Anonymous said...

LOBO VILLA
Desconheço este caso em particular,mas dizia um professor de Agronomia que "ou se tem pinheiro ou se tem relva" porque a rega desta mata aquele...e aqui temos ambos.
Será que foi da rega ?