Wednesday, September 12, 2012

Desconfiança na possibilidade dos poíticos tomarem decisões a pensarem no bem comúm

”Siza Vieira aponta a arquitectura como exemplo para demonstrar a sua desconfiança na possibilidade de os dirigentes partidários tomarem decisões pensando no bem comum.
Quando uma cidade muda a composição política dominante, os projectos anteriores são recusados, a maior parte das vezes. Há um apetite de ruptura total que tem a ver com interesses e com processos de afirmação política."

in Público hoje

Siza Vieira: em Portugal, há a sensação de se viver “de novo em ditadura”ensacao-de-se-viver-de-novo-em-ditadura-1562598


O que tem feito a Câmara de Cascais para recuperar a desconfiança dos Cascalenses ? Quem mais tem feito é a crise, que tirou aos grupos de lobby o poder financeiro que antes tinham.

2 comments:

aragonez said...

Quem consegue fazer algo em Cascais se não fizer parte do que benevolamente se chama "grupos de lobby"?
E invocar as opiniões de um fanático democrata, na apreciação do que nos rodeia em Cascais...
Estão a gozar!

Anonymous said...

MnelVP
No seu post afirma:

“Quem mais tem feito é a crise, que tirou aos grupos de lobby o poder financeiro que antes tinham.”

Esta afirmação revela desconhecimento da realidade do concelho. Aqui nunca houve grandes grupos de lobby a actuar na sombra. O que sempre houve, e continua, foi determinado pelos pequenos interesses particulares, pelas conivências mesquinhas protagonizadas por actores locais bem conhecidos, pela falta de estratégia quanto ás questões de crescimento e desenvolvimento, pela patetice dos apelidos (isto sim, um verdadeiro lobby) e pela facilidade com que ganha a vida sem trabalhar. Tudo multiplicado por mil dá o desastre que se desenrola bem à vista de todos. Some-lhe doses maciças de propaganda e a ambição pessoal de autarcas que em nome da sobrevivência politica aceitam todo o tipo de fretes partidários (veja-se o caso dos vereadores do PS e do PC que integram o actual executivo municipal) e obterá uma panorâmica da corrosão que por aqui se vive. E nem precisa convocar as costas largas dos chamados grandes interesses instalados em Wall Street.

Depois pergunta:
“O que tem feito a Câmara de Cascais para recuperar a desconfiança dos Cascalenses?”

Aqui respondo-lhe com outra pergunta:
Acha mesmo que os Cascalenses andam desconfiados?
Parece-me que não. Antes pelo contrário: passe pelos festórios organizados pela CMC e verá como os munícipes de Cascais andam alegres e felizes como pássaros nas cerejas. Se isso não o convencer vá à página de FB do presidente da Câmara para assistir a uma verdadeira torrente de satisfação colectiva.

JFragoso