Thursday, September 13, 2012

Guincho eleita como Maravilha

In Jornal da Região Online

«A Praia do Guincho venceu o concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal, na categoria de Praias de Uso Desportivo.

A cerimónia de anúncio das "maravilhas" escolhidas pelos portugueses decorreu em Tróia e foi transmitida em directo pela RTP, na noite do passado sábado. A votação recolheu mais de 621.802 votos desde 6 de Maio deste ano, divulgou a organização. A Praia do Guincho concorreu pela região de Lisboa e Setúbal, conquistou o título de "maravilha" entre as Praias de Uso Desportivo. Uma distinção que foi encarada pelo presidente da Câmara de Cascais como “uma grande vitória da comunidade cascalense que se envolveu de forma muito intensa na campanha a favor de Cascais e do Guincho”.

Carlos Carreiras, em declarações ao JR, salientou que “a vitória da Praia do Guincho é também a vitoria de todo o nosso extraordinário litoral e do Mar de Cascais. Insere-se numa linha estratégica que temos vindo a implementar no sentido de reforçar a ligação histórica de Cascais com o Mar e com as suas praias, neste caso, através da prática desportiva”.

O edil revela, aliás, que em breve será apresentado um estudo que “confirma a importância estratégica deste nosso valiosíssimo património e da sua enorme importância social, ambiental e económica. O futuro Centro de Mar de Cascais que tem sido desenvolvido com a equipa da SAER, inicialmente liderada pelo saudoso professor Ernani Lopes e agora pelo dr. Poças Esteves, vai demonstrar as enormes vantagens para Cascais com a implementação das várias linhas de acção”. Com esta nova estrutura, será possível atrair e fixar “talento e investimentos, geradores de novas cadeias de valor e como tal de empregos, para além das acções de preservação ambiental, para que não façamos no mar o que estragámos em terra”.

Apesar da distinção, o Guincho vai manter a sua identidade ambiental e paisagística, garante Carlos Carreiras: “Vai ser publicada a revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira o que nos vai dar a possibilidade de anunciar também em breve um conjunto de iniciativas públicas e privadas no sentido de dotar o nosso litoral com ainda melhores infra-estruturas de apoio, mas sempre respeitando e preservando os nossos patrimónios ambientais. Em concreto, no Guincho, já têm vindo a ser realizados investimentos importantes na vertente ambiental e certamente iremos ter a capacidade de em conjunto com privados recuperar estruturas já existentes”. “A Praia do Guincho ser considerado uma Maravilha, acentua a obrigação de todas as suas infra-estruturas serem também maravilhosas e algumas ainda não são”, concluiu o edil.»

...

Por favor, não dêem cabo do Guincho!!!

2 comments:

Julio Amorim said...

Pois....não coloquem lá nem mais um saco de cimento. O Guincho é beleza natural e não necessita mais construção nenhuma. Pelo contrário....existe ali porcaria sem qualidade nenhuma para deitar abaixo. "Less is more"...no Guincho também!

Anonymous said...

LOBO VILLA
Paira sobre o Guincho a ameaça da construção de um "grandiloquente" Hotel...(que aqui já foi denunciado neste blogg),uma mole imensa linear de betão, á ilharca do Outeiro...