Friday, June 29, 2012

Thursday, June 28, 2012

Ainda há fossas

Na Avenida Sanfré (Monte Estoril),corre pela rua abaixo o esgoto de um prédio situado a meia encosta, que, obviamente tem uma fossa acéptica cheia e a escorrer para fora. As águas nauseabundas descem até ao Jardim dos Passarinhos, onde entram pelo colector de águas pluviais, acabando na praia. A situação dura há uma semana. Já participei duas vezes à CMC.

Sunday, June 24, 2012

Pelourinho da Vila de Cascais

Haja vergonha!
Com as festas da juventude a decorrer de 22JUN a 01JUL na baía de Cascais, vários pilaretes, arvores e outros espaços foram cobertos com decoração tipo "crochê da avózinha".
Mas não era necessário "forrarem" um monumento da Vila datado de 1834 como a foto demonstra.
Só falta colocarem um boné no busto do D. Luis ou uma manta na estátua do D. Pedro.
Quem terá sido o "Iluminado" da ideia?

Sou antiquado? Mas os monumentos devem de ser respeitados!

Thursday, June 21, 2012

El Corte Inglés em Cascais ou as obras de Santa Engrácia



In Jornal I (21/6/2012)
Por Isabel Tavares

«O investimento de 200 milhões, com a criação de 1500 postos de trabalho directos, foi anunciado em 2005

Há um ano a notícia era que o projecto ia finalmente avançar, depois de um compasso de espera que durava desde 2005, altura em que o grupo espanhol anunciou o terceiro El Corte Inglés para Portugal. Um ano depois, ainda nada. A responsável pelas relações externas do El Corte Inglés, Susana Santos, disse ao i que há “um conjunto e trâmites” a seguir, mas não explicou quais, nem precisou datas para o início das obras que darão corpo ao projecto. A Câmara Municipal de Cascais, que disputou o investimento com o concelho de Oeiras, também não deu qualquer esclarecimento nem fez o ponto da situação, limitando-se a informar que a decisão sobre o arranque está agora do lado do El Corte Inglés. [...]»



Centenário do Turismo em Portugal

As comemorações terminaram o seu ciclo regular de iniciativas, e uma das mais significativas exposições promovidas pela Comissão Nacional (CN), presidida por Jorge Mangorrinha, foi "O Estoril e as Origens do Turismo em Portugal", inaugurada a 14 de Maio de 2011 e que perdurou até ao início do corrente ano. A Câmara Municipal de Cascais foi o parceiro da CN. Para além da exposição, realizada no edifício dos CTT do Estoril e comissariada por Helena Gonçalves Pinto e João Miguel Henriques, houve visitas guiadas e um dia de conferências acerca do papel histórico do Estoril e de Cascais desde o final do século XIX aos tempos mais recentes. Para a posteridade, também fica um excelente catálogo. Seria bom que o Estoril se regenerasse e tivesse como referência a ambição com que os seus promotores o projectaram há cem anos e o construíram durante a Primeira República e início do Estado Novo.