Wednesday, July 25, 2012

Uma boa acção pela Cresmina:

In Jornal da Região (1-27 Agosto 2012)

Demolição do "Mono do Nau", cenas dos próximos capítulos?

In Jornal da Região (27 Junho 2012)

Tamariz, uma sombra do que foi ...

In Jornal da Região (13 Junho 2012) ... 100% de acordo. O Tamariz está a anos-luz do que já foi, aliás, como as Arcadas. E?

Tuesday, July 24, 2012

Polícias e "polícias"

Fui multado por estacionamento ilegal por um desses fiscais de estacionamento que agora enxameiam o concelho. Não foi um caso de falta de pagamento; foi infracção vulgar ao código. Questionada, a agente foi rápida a mostrar uma credencial que lhe dava competência para fazer de polícia. Esta putativa Polícia chama-se Cascais Próxima e pertence à CMC. Lá fui pagar a multa fora de portas, lá para Manique, onde fui atendido numa sala chamada de Apoio ao Cliente (?). Aí pedem-nos a carta de condução, o que provoca protestos de todos os que lá vão pagar multas. Esclarecem-nos logo que somos arguidos. Entramos clientes e saimos arguidos! Julgava eu que só um juiz pode declarar arguido um cidadão. Puro engano, os funcionários de uma empresa municipal também podem.
Fiquem assim a saber que Cascais Próxima é para manter afastada.

Monday, July 23, 2012

Chegado por e-mail:

«Olá, boa tarde!

Venho dar os parabéns (e agradecer ) pelo blogue que visito regularmente.

Venho também solicitar a divulgação de um abaixo assinado pelo direto à mobilidade no concelho de Cascais e contra o serviço prestado pela Scotturb há anos, proposto por um grupo de utentes .

O link para assinar a petição:

http://www.peticaopublica.com/?pi=Scotturb»

Saturday, July 21, 2012

Escola D. Luis I

Mais um edificio classificado que está ao abandono. Pelo menos é o que parece como a foto demonstra.
Alguém sabe qual o destino desta escola?
Desde que saiu de lá o ATL ouvem-se várias versões mas ninguem sabe em concreto.
A árvore da borracha que estava lá à muitos anos "desapareceu" assim como o Plátano.
Nos seus lugares é só ervas daninhas.

Thursday, July 19, 2012

Reclamação sobre obras efectuadas nos antigos Paços do Concelho

Exmos. Senhores

Presidente da Câmara Municipal de Cascais,

Director do IGESPAR,

Director-Regional de Cultura,

C.c. AMC

No seguimento das obras levadas a cabo nas fachadas do edifício dos antigos Paços do Concelho da Vila de Cascais, Imóvel de Interesse Público (Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997), somos a constatar que as mesmas, não cumpriram, a nosso ver, as mais elementares noções e técnicas de restauro e limpeza de edifícios classificados, já que é visível a olho nú que as cantarias foram descaracterizadas, apresentando os cunhais e os emolduramentoes dos vãos áreas preenchidas a argamassas indevidas, a nosso ver, conferindo assim ao edifício um aspecto em nada consentâneo com o seu estatuto (imagens em anexo).

Somos, por isso, a solicitar à Câmara Municipal de Cascais e aos Serviços que tutelam a salvaguarda dos bens culturais classificados, um esclarecimento sobre este assunto, i.e.,:

- Foi esta autorizada e acompanhada pela tutela? (CMC, IGESPAR/DRC-LVT)

- Se foi, como é que foi possível que uma obra, à partida sem problemas, tenha tido este resultado?

- Que medidas serão tomadas para repor a legalidade da obra e/ou a dignidade deste edifício classificado?

Com os melhores cumprimentos

Diogo Pacheco de Amorim, Manuel Valadas Preto, António Branco Almeida, Maria João Pinto, Fernando Boaventura e António Santos Cristóvão

Fotos: PC e FB

Homenagem a Francisco Lázaro

Fonte: Júlio Amorim

Tuesday, July 03, 2012

A ver se é desta que da imensa papelada produzida e das mais que muitas palavras ditas sai alguma coisa que os autarcas consigam assimilar.

Monday, July 02, 2012

Vem aí mais uma lindeza para o Monte Estoril!

O "giro" da brochura que anda a circular por aí é a evocação constante de outros tempos, feitos de chalets e de bom gosto. Eis que, depois de várias folhas evocativas de figuras e memórias, aparece o novel projecto, de autoria do Arq. João Paciência, de quem conheço pessoalmente um simpático Atrium Saldanha, feito a meias com Boffil, mas também, e infelizmente, aquela aberração por cima da linha de comboio ao Areeiro, em Lisboa, no cruzamento com a Av. Roma, que acho execrável. Pobre Monte.