Saturday, November 15, 2014

Foral manuelino de Cascais em exposição no dia em que comemora 500 anos


In Público Online (15.11.2014)
Por Marisa Soares

«Depois de ter sido alvo de um estudo “inédito” no qual participaram historiadores, técnicos de restauro e cientistas de três universidades nacionais, o foral manuelino de Cascais vai estar em exposição a partir deste sábado, dia em que comemora 500 anos.

“Nunca um foral foi analisado, tão detalhadamente e sujeito a tão profundo restauro”, garante a câmara liderada por Carlos Carreiras, em comunicado. Segundo a nota, o processo de restauro do foral foi o ponto de partida para um estudo “pioneiro” sobre a história dos forais em Portugal, que se debruçou sobre todas as componentes do foral – pergaminho, metais, cores, madeiras, couros, tipo de letra.

Estiveram envolvidos neste trabalho investigadores da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior Técnico, além do Laboratório José de Figueiredo da Direcção Geral do Património Cultural.

Para celebrar os 500 anos passados sobre a data da atribuição do foral por D. Manuel I, a autarquia promove neste sábado diversas iniciativas relacionadas com o documento. Às 15h tem início uma conferência sobre o tema, incluindo a apresentação digital do estudo “500 anos do foral manuelino de Cascais: 1514-2014”, que inclui a versão integral do foral. O estudo estará disponível a partir de amanhã em versão digital no site da autarquia. O foral original vai ficar exposto nos Paços do Concelho.

Às 16h decorre a inauguração da Mostra do foral de Cascais, seguida da representação histórica evocativa da atribuição do foral, pelos alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais.»

No comments: