Thursday, January 29, 2015

Inutilidade politicamente correcta


Este é o panorama do largo da estação do Monte Estoril aos dias de semana. Pergunta-se para que serve o parque pago. Não serviu ninguém e incomoda toda a gente, enchendo de carros as ruas de cima.

Wednesday, January 28, 2015

Continua a falta de manutenção das estações de comboios da linha de Cascais


Estações grafitadas e com lixo, relógios (na foto o da estação do Estoril) avariados, zonas de espera com vidros e cadeiras partidas, etc. Uma vergonha, à atenção da CP e da CMC. Mas haja turismo!

Foto: Fernando Jorge

Ah, assim sim:


In LUSA/Público (27.1.2015)
Por Marisa Soares

«PDM de Cascais vai ser enviado para discussão pública

» A versão final poderá ser consultada durante 30 dias após a publicação em Diário da República.

A Câmara de Cascais (PSD/CDS-PP) decidiu, na reunião do executivo nesta segunda-feira, enviar para discussão pública nos próximos dias a proposta de revisão do Plano Director Municipal (PDM) do concelho. A decisão, porém, não foi consensual e mereceu críticas da oposição.

A proposta de revisão do PDM já esteve em discussão pública de forma informal, entre Maio de 2013 e Junho de 2014. Durante esse período, a autarquia recebeu várias contribuições e introduziu algumas alterações, já patentes na versão que agora segue para a consulta pública "oficial". Esta deverá decorrer durante 30 dias, como previsto na lei.

Na reunião de segunda-feira, o tema não reuniu consenso. A concelhia da CDU considerou que o período de discussão pública "é muito curto", e por isso votou contra a proposta da maioria, tal como o PS. A vereadora Isabel Magalhães, do movimento de cidadãos Ser Cascais, absteve-se.

"Há alguns documentos online que não se consegue abrir, é um processo que se deve ver com muita atenção e por isso achamos que o período de discussão pública deve ser alargado o mais possível para participação de todos os munícipes", disse o deputado comunista Luís Castro, citado pela Lusa...»

Monday, January 26, 2015

Será que é desta?

 
 

 
Há cerca de semana e meia que foram feitas limpezas no espaço e montagem de andaimes.Será que é desta?
E o que irá daqui sair?
Lembro que esta intervenção foi prometida pelo Sr. Presidente da CMC para SET de 2012.
Vamos ver!

Sunday, January 18, 2015

Linha de Cascais com menos 51 comboios a partir de hoje


"CP argumenta que o volume total de passageiros não justificava a frequência de comboios rápidos entre as 10:00 e as 17:00.

A Linha de Cascais vai, a partir de hoje, ter menos 51 comboios, os que faziam o trajeto rápido entre as 10:00 e as 17:00, e ter novos horários de circulação, informou a CP-Comboios de Portugal.
Na Linha de Cascais, que liga esta cidade ao Cais do Sodré, em Lisboa, circulavam 251 comboios por dia e agora passam a circular 200.
A decisão, segundo a empresa, surge após uma análise feita à procura daquela linha férrea, da qual se constatou que o volume total de passageiros naquele período não justificava a frequência de comboios rápidos.
Dados da CP revelam que dos 80.250 passageiros por dia útil, apenas cerca de 19.000 viajam em período fora das horas de ponta (10:00 às 17:00 e após as 20:00). Cerca de 80% dos clientes portadores de passe ou assinatura mensal viajam nos períodos de hora de ponta, nos quais a oferta não é alterada e, por fim, a capacidade de lugares oferecidos cobre o volume da procura.
"É de salientar que nos comboios da 'família de Oeiras' (ligações Oeiras-Cais do Sodré-Oeiras), no horário 10:00 - 17:00, as taxas médias de ocupação rondam os 11%, e nos comboios que asseguram a ligação total (Cais do Sodré-Cascais-Cais do Sodré) situam-se nos 22%", acrescenta a CP.
Nas chamadas horas de ponta, entre as 07:00 e as 10:00 e entre as 17:00 e as 20:00, os horários não são alterados, mas no restante período do dia todos os comboios passam a fazer o percurso total da linha, de Cascais a Lisboa, com paragem em todas as estações, com ligações cadenciadas de 20 em 20 minutos.
"A implementação deste horário permitirá uma gestão mais eficaz do material circulante, incrementando os níveis de fiabilidade e pontualidade do serviço CP nesta linha, sem qualquer aumento de custos", revela a empresa.
A CP assegura, ainda, que irá monitorizar "atentamente a evolução e comportamento da procura na Linha de Cascais", para verificar a necessidade de eventuais ajustamentos."

In DN 2015-01-18

Tuesday, January 13, 2015

CÂMARA ESCURA III



A propósito de "degradação da paisagem", quero aqui deixar registo do que está a acontecer com as palmeiras, "árvores protegidas"pelas "leis" camarárias.
Morrem por todos os lados, públicos e privados.E quando os cidadãos solicitam à câmara alguma ajuda com informações técnicas, a resposta é que "isso é assunto seu e não temos informação disponível".
Este é um caso que depende da coordenação dos esforços de todos.
Para que o panorama não piore e nos vejamos perante o desaparecimento dessa espécie.
Os nossos IMIs não servirão ao menos em parte, para este bem comum?
É que se eu abatesse em minha casa uma palmeira, a câmara lá vinha cobrar a sua protodízima sob a forma de coimas. Tipo Cascais Próxima...