tag:blogger.com,1999:blog-32007979.post3111549763364097545..comments2023-11-14T11:00:07.095+00:00Comments on Cidadania Cascais: Cascais testa "ciclovia" na MarginalCidadania Cascaishttp://www.blogger.com/profile/02455874792603254031noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-32007979.post-36148649964932298462007-06-01T13:29:00.000+01:002007-06-01T13:29:00.000+01:00para o Sr. António.Têm toda a razão sobre se usar ...para o Sr. António.<BR/>Têm toda a razão sobre se usar mais as bicicletas mas o que acontece é que pelo menos aqui em Cascais não têm condições para o fazer, eu gostava de ir para o trabalho de bicicleta mas devido a estrutura das nossas estradas ( Eu moro do Pai do Vento e trabalho na Baixa de Cascais ) tenho medo de usar a bicicleta e se conheçe esta estrada ( Avenida de Sintra ) vai ver que não existe condições para se usar a Bicicleta, agora por exemplo em Berlim onde eu já estive está tudo bem organizado e civilizado, 1º É uma cidade com menos de 50 anos, logo foi construida com estradas muito largas, 2º é uma cidade plana onde faz a sua diferença, 3º os automobilistas dão prioridade aos ciclista, existe outra mentalidade e respeito e não a balburdia como aqui.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32007979.post-53502358004212734402007-05-31T22:13:00.000+01:002007-05-31T22:13:00.000+01:00...e mais outra coisa (intimamente ligada às ideia......e mais outra coisa (intimamente ligada às ideias do António):<BR/>uma motorizada de média/baixa cilindrada a transportar até 2 pessoas, consome cerca de 1/10 do consumo médio de um automóvel de baixa cilindrada... Comparar a este nível com a bicicleta nem vale a pena!<BR/>Também por esta via, a redução dos consumos (e poluição) com os combustíveis fósseis seria muito, mas mesmo muito significativo (pelo menos nas economias das famílias)<BR/><BR/>...e como todas as manhãs e tardes só se vêem automóveis com UMA pessoa lá dentro, e como o clima em Portugal é melhor que na Alemanha, na Holanda e na Bélgica...<BR/><BR/>Mas para progredirmos por aí, será sempre preciso melhorar muito o nível de educação (também na circulação e condução)... mas no que toca a melhorias na educação, "Faz-nos falta um milagre de Nossa Senhora de Fátima" (cito António Nóvoa em "e_vid_ente_mente. Histórias da Educação").Pedrohttps://www.blogger.com/profile/16028763373444008635noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32007979.post-48311539364459416982007-05-30T23:42:00.000+01:002007-05-30T23:42:00.000+01:00Outra coisa...Não se compreende que se façam novas...Outra coisa...<BR/><BR/>Não se compreende que se façam novas vias ou novas urbanizações sem as ciclovias.<BR/><BR/>As cidades acima referidas possuem pistas para ciclistas em praticamente todas as ruas.Antóniohttps://www.blogger.com/profile/07164861731929946382noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32007979.post-42407922513820122982007-05-30T23:39:00.000+01:002007-05-30T23:39:00.000+01:00Os veículos de duas rodas são uma excelente vantag...Os veículos de duas rodas são uma excelente vantagem para quem anda de automóvel.<BR/><BR/>Senão vejamos:<BR/>- Quanto mais pessoas circularem com bicicletas ou motos mais automóveis deixam em casa;<BR/>- mais estacionamento sobra para os outros automobilistas.<BR/><BR/>Se fizermos uma visitinha a Berlim, Bruxelas ou a Amesterdão podemos verificar quão sossegadas são aquelas capitais. Milhares de pessoas circulam alegremente de bicicleta e moto.<BR/>Não existe problemas com os carros em cima dos passeios.<BR/><BR/>Os responsáveis por aquelas cidades concluíram, e bem, que ao criarem parques de estacionamento gratuito para motos e bicicletas promoviam a utilização destes veículos, o que viria a resultar numa extraordinária poupança de espaço citadino.<BR/><BR/>Quem por um motivo ou outro tenha que se fazer deslocar, naquelas cidades, com carro agradece a medida, pois encontra muito menos trânsito e mais estacionamento.<BR/><BR/>ah e menos poluição.<BR/><BR/>Sr. Presidente da Câmara de Cascais e que tal esta ideia?Antóniohttps://www.blogger.com/profile/07164861731929946382noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32007979.post-30320957298235869212007-05-30T15:14:00.000+01:002007-05-30T15:14:00.000+01:00E já agora, pregunto eu: Para quando a obrigatorie...E já agora, pregunto eu: Para quando a obrigatoriedade de os ciclistas circularem nas "suas" vias quando elas existem, e não nas estradas?<BR/>Isso acontece muito na estrada Guia-Guincho, onde se vêm muitos ciclistas, daqueles "fardados" de Volta a Qualquer país, circularem na estrada em vez de o fazerm na ciclovia.<BR/>Será que lhes caiem os parentes na lama por circularem com outros menos, digamos "show-off"???Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-32007979.post-26310102113710503402007-05-30T13:22:00.000+01:002007-05-30T13:22:00.000+01:00Totalmente de acordo com a realização desse teste....Totalmente de acordo com a realização desse teste. Espero que dê "bom" resultado: aumento da rede de circulação em bicicleta.<BR/><BR/>Duas dúvidas: <BR/>1.um teste num único fim-de-semana chegará para dar resultados consistentes?<BR/><BR/>2.as horas de "abertura" da Marginal à circulação de biciletas ficará sempre restrita àquele horário (das 7.00 às 11.00 da manhã)?<BR/><BR/>Duas sugestões:<BR/>1. Essa(s) iniciativa(s) poderia(m) ser acompanhada(s) de acções de sensibilização/"educação" para a segurança rodoviária com ênfase para o cuidado e promoção do bom convívio entre diversos "níveis" de circulação (automóvel e ciclista, e diversos usos de circulação: "em serviço" e turista);<BR/><BR/>2.Não se podiram fazer testes de "convívio" do mesmo género, mas entre peões e ciclistas no paredão? A proibição está lá. A violação à proibição continua (lógica e justamente) lá!Pedrohttps://www.blogger.com/profile/16028763373444008635noreply@blogger.com