Tuesday, December 04, 2007

Câmara de Cascais aprova Orçamento para 2008 e grandes Opções do Plano para 2008-2011 (1)

CÂMARA DE CASCAIS APROVA ORÇAMENTO PARA 2008
E GRANDES OPÇÕES DO PLANO PARA 2008-2011

A Câmara Municipal de Cascais aprovou o Orçamento para 2008 no valor global de 181,9 Milhões de Euros e as Grandes Opções do Plano para 2008-20011, no valor de 118,2 Milhões de Euros. O documento segue agora para ratificação pela Assembleia Municipal.

Assimilando os constrangimentos ditados pela Lei das Finanças Locais e reiterando as boas práticas de controlo da despesa com pessoal e de redução das despesas gerais e administrativas do Município, o plano de actividades de 2008 supera o do ano transacto em cerca de 15 milhões de euros. A afectação de verbas às várias áreas que constituem competências da Câmara Municipal obedece a critérios de equilíbrio e proporcionalidade, mas com uma orientação centrada no investimento e no reforço de infra-estruturas, norteada pelos objectivos de requalificação do território e de melhoria e sustentabilidade da qualidade de vida do munícipes ao nível das suas necessidades primárias e secundárias.

Assim, na área da Habitação Social prossegue o investimento na reabilitação e manutenção do parque habitacional gerido pela Empresa Municipal de Gestão da Habitação (EMGHA). Os esforços estão agora concentrados na erradicação do último bairro de barracas do concelho – Bairro do Fim do Mundo – e respectivo realojamento das famílias e indivíduos recenseados. É ainda sobre a área da Acção Social que recai uma importante fatia do investimento municipal: para além da manutenção plena dos programas de apoio domiciliário, de combate às toxicodependências, à exclusão social, e de apoio aos cidadãos portadores de deficiência, entre outros, será privilegiado o apoio à construção de lares residenciais, creches e outros equipamentos. Dos vários projectos inscritos em orçamento, prevê-se que tenham concretização em 2008 a construção das creches da Adroana, para reforço da capacidade de resposta nesta valência no Empreendimento PER, e de S. João do Estoril, junto ao Centro Paroquial de S. Pedro e S. João do Estoril; do Lar da Associação de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer, a nascer na Alapraia, freguesia do Estoril; do Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial do Grupo de Apoio e Desafio à Sida (GADS), cuja primeira pedra é lançada dia 5 de Dezembro, na Pampilheira, freguesia de Cascais; e do Centro de Convívio do Clube Desportivo e Recreativo “Os Vinhais”, uma infra-estrutura que irá proporcionar resposta a 40 utentes e que deverá estar concluída no final do terceiro trimestre de 2008.

No comments: