Friday, May 16, 2008

QUINTA DA ENCOSTA RECEBE EXPOSIÇÃO SOBRE A VINHA E O VINHO EM CARCAVELOS

In Imprensa Cascais

“A Vinha e o Vinho em Carcavelos” é o tema da exposição que a Câmara Municipal de Cascais e a Quinta da Encosta inauguram no próximo dia 17 de Maio, pelas 18H00, na Quinta da Encosta, em Sassoeiros. A iniciativa insere-se no da “Semana dos Museus” que a autarquia promove para assinalar o Dia Internacional dos Museus.

Organizada para apresentar ao público os principais aspectos do futuro Museu do Vinho e da Vinha a nascer na Adega da Quinta do Barão, em Carcavelos, esta mostra esteve já patente, noutro formato, no Centro Cultural de Cascais no final de 2007, granjeando forte interesse do público, motivo que leva a uma nova apresentação, nesta quinta em Sassoeiros, promovendo o contacto mais próximo com a população da freguesia que irá acolher aquela futura unidade museológica de Carcavelos.

Na inauguração será ainda apresentado o livro homónimo da autoria de Ana Duarte Baptista Pereira, técnica da Divisão de Museus da Câmara Municipal de Cascais, que também conduziu a investigação que resultou na realização da exposição.

Sobre a Quinta de São Miguel das Encostas:
A produção do Vinho de Carcavelos nesta quinta terminou no século XIX. Hoje, a Quinta da Encosta funciona como galeria de arte privada que realiza eventos turísticos e culturais. Um documento do Arquivo Nacional da Torre do Tombo assinado pelo regente D. João (D. João VI) refere-se a esta quinta num testamento de 1752.

Actualmente, produz-se o Vinho de Carcavelos na Quinta da Samarra (Alto de Caparide), na Quinta de Santa Maria do Mar (Sassoeiros), na Quinta dos Pesos e na Quinta da Ribeira (Seminário de Caparide).

A exposição na Quinta da Encosta fica patente de 3ª feira a Domingo das 10H00 às 12H00 e das 14H00 às 18H00 até

Quinta da Encosta - Largo Vasco d’Orey
Sassoeiros – Carcavelos
Tel. | 21 4581569

No comments: