Monday, January 25, 2010

Obras na Igreja Matriz de Cascais, vem aí um atentado ao património?

Chegado por e-mail:

Exmos. Senhores

Tenho seguido o excelente trabalho efectuado no blogue, a favor do património de Cascais, por esse mesmo motivo, da defesa e salvaguarda do nosso património, decidi enviar-vos este e-mail, após ter tido conhecimento das obras, que se pretendem levar a cabo, no interior da Igreja Matriz de Cascais, e que começarão em breve.

Obras de que tive conhecimento, numa folha informativa da Paróquia de Cascais, e onde o respeito e memória pela história do nosso património religioso (artístico e arquitectónico), foi completamente esquecido, preparando-se para o vandalizar. E logo por aqueles que à partida têm a obrigação de o proteger e promover, (mas não desta forma).

Dos muitos trabalhos que se pretendem efectuar destaco: reestruturação total da capela mor (demolição e substituição do altar artístico por um???, ambão, e prolongamento de degraus que vai ter como consequência a destruição dos degraus e chão original), construção de bancadas no coro alto, substituição dos bancos actuais por outros de cariz moderno, iluminação e colocação de ar-condicionado, onde se tenta disfarçar o risco da inserção deste tipo de aparelhos por um termo mais em voga, "climatização para protecção das obras de arte". Será isto tudo tão necessário assim? ou será só um esbanjar de dinheiro aliado à falta de gosto, estudo sério, e uma completa ignorância do património existente.

Pela salvaguarda da nossa Igreja Matriz, venho solicitar o vosso empenho na difusão deste assunto.


Respeitosos cumprimentos


P.S.: Informando-me junto da Câmara Municipal, (que vai contribuir para este atentado) o projecto está disponível para consulta na mesma.


...

Foi enviado alerta ao IGESPAR e DRC-LVT.

15 comments:

Julio Amorim said...

Seria bom antecipar e tentar saber se as devidas licenças e aprovações foram concedidas!? Trabalhos em Igrejas nao requerem pareceres prévios de certas entidades?

AMFILIPE said...

Mas será que só sabem criticar??? criticam por fazerem, criticam por não fazerem...
se calhar, devia ser melhor deixar a igreja apodrecer... assim depois, podiam vir criticar que tinham deixado a igreja chegado a tão mau estado.
Que eu saiba, vão fazer obras para melhorar a igreja e não para a deitar abaixo...
Quando devem criticar ou dizer mal de alguma coisa, ficam caladinhos...
Falam de muitas coisa, mas nunca os vi falar do espaço onde era o Antigo Dramático, que eu saiba está cheio de lixo dos Pescadores e dá muito mau aspecto, isto para não falar do cheiro.

Anonymous said...

Atenção !!!

Depois de várias tentativas infrutíferas de contacto com o Pároco, e contactando o Patriarcado de Lisboa, foi-me informado que tinham total desconhecimento das obras em questão.

Como é possível que se pretendam fazer tão grandes modificações dentro da Igreja, sem conhecimento da identidades responsáveis?

Modificações essas, pelos esclarecimentos que pude averiguar, tem como efeito a remoção e substituição de elementos existentes, e a inserção de novos. Além de não haver justificação possível para estas obras, que tratando-se pura e simplesmente de um devaneio, associado à irreparável alteração de elementos artísticos e arquitectónicos da Igreja.

Mas falta aqui apurar a responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais, e dos seus técnicos visto ter havido um pedido de apoio, e uma atribuição de subsídio. Seria bom um relatório sobre o assunto.

Não terá já Igreja melhoramentos e alterações suficientes?

António Muñoz Arq said...

Do que aqui se relata "demolição e substituição do altar-mor... " chega e sobra para se questionar sériamente esta obra!
(E tanto faz se há IPPAR's ou não...).
Os "restauros" de muitas igrejas portuguesas são uma tragédia em que os antigos dourados de oiro-fino são substituídos por medonhas purpurinas dos amadores de restauro dos "Santeiros de Braga"...
Porque não se consultam ao menos os verdadeiros oficiais do Ofício do Restauro através da Associação da Conservação e Restauro, excelentes profissionais existentes no nossso país desde a fundação do Instituto José de Figueiredo no MNNA, considerados de excelência, até no Louvre, desde os anos de 1940 ?...

Anonymous said...

Estas obras são sem dúvida algo de injustificável, e um autêntico atentado.

Desloquei-me à Igreja para perceber o que vai ser feito, e verifiquei que o chão em pedra onde existem inscrições de antigas sepulturas(ou pelo contrário existiam), estava a ser AFAGADO!!!

Fiquei logo sem vontade de perceber mais. E pelo contrário percebi que o que se escreve é verdade, e que a ideia deve ser construir uma igreja nova dentro da velha.

Mas quem são os responsáveis que tomaram a seu livre arbítrio, e sem o mínimo entendimento de património cultural, a decisão de estragar o que é de todos?

Por favor alguém faça alguma coisa se ainda há tempo.

Francisco Lobo de Vasconcellos said...

Gostaria de saber porque não foi colocado aqui o meu comentário de ontem.
Cumprimentos

Paulo Ferrero said...

Qual comentário? Peço desculpas mas não chegou nenhum comentário da sua autoria. Volte a enviá-lo, por favor.

Anonymous said...

Confesso que não entendo tamanhas preocupações de todos vós, puritanos dos patrimónios arquictetonicos alheios mas que não conseguem distinguir um altar de um ambão...
Hoje desloquei-me à dita igreja e para além de uma intervenção no coro alto e dos altares laterais retirados para restauro não vi nada mais das tão faladas obras e crimes apregoados.
A meu ver, e salvo melhor opinião, trata-se de uma intervenção de melhoramentos para servir uma comunidade que felizmente aumenta semana após semana...
Talvez seja isso que faz confusão a muito boa gente!

Anonymous said...

Pelos vistos há pessoas que não vêem a razão. Será que todos leram o mesmo na folha informativa da paróquia e ouviram o Sr. Padre?

A Igreja já tinha os melhoramentos suficientes, e decretados pelo Concílio Vaticano II. A "confusão" que levantam e com que tentam ludibriar as pessoas não é verdadeira. Mas a ser, passa por construir uma Igreja Nova, e não destruir a do Séc.XVII, pois o espaço vai continuar o mesmo, e possivelmente até menos.

Justificar as obras com vinda do Papa a Portugal, é outra... e com a desculpa que o Papa vai deslocar-se a Cascais para inaugurar uma estátua do seu antecessor, isto é ridículo quando não absurdo. Os programas oficias já estão determinados, e não dizem nada a esse respeito.

Essa da estátua nem há palavras. Localização, dimensão e já para não falar no custo de cerca de 250.000,00€!!!

I. said...

Pelos vistos há olhares bloquedos.

Todo o projecto para a igreja de Cascais é espectacular, traz conforto para quem ali está. O espaço e a estética, são importantes ou até mesmo essenciais quando se trata de rezar e fazer silêncio! Quem já o experimentou sabe.

Todo aquele projecto faz sentido, desde os restauros, aos bancos que substituirão os existentes que não têm dimensões adequadas à escala humana e da igreja, ao côro alto em bancadas de maneira a que toda a gente possa visualizar o altar e sentir-se mais próximo do que ali se celebra,... Todas as alterações fazem sentido, no seu todo!
Penso que as obras não se justificam com a vinda do Papa a Portugal... Mas antecipam-se!

E o porquê do monumento (estátua) em Cascais e agora:
(retirado do site da paróquia
Várias ordens de razões, desde as civis, que homenagiariam uma figura de tão grande vulto mundial do século vinte, até às de carácter mais religioso como aquelas que motivam as multidões de fiéis que já o consideram santo, explicam a construção deste monumento a um papa ligado como nenhum outro a Portugal através do Mistério de Fátima.
Entre estas razões, podemos enumerar:
a) A existência em Cascais de uma Rotunda João Paulo II sem qualquer outra forma digna de presença;
b) Perpetuar João Paulo II como Homem e a sua iminente Beatificação / Canonização (foi já declarado Venerável);
c) Lembrar João Paulo II - o Sacerdote, em pleno Ano Sacerdotal e no ano em que completaria 90 anos;
d) Ser fruto da devoção dos leigos, da Comunidade – com especial enfoque para a comunidade de Cascais

Anonymous said...

Quais restauros?

I. said...

dos altares

Anonymous said...

Sim tem razão, o projecto de restauro dos altares faz todo o sentido, mas tudo o resto não tem sentido nenhum.

E espectáculos devem ser feitos nos sítios próprios, e não num local onde se deve respeitar a memória a tradição e identidade de um povo que foi completamente esquecido. Pois estas obras só trazem benefícios a alguns, porque de serviço à Igreja é que não têm nada, estando a fomentar imensos problemas de moral entre o povo, basta estar atento e ouvir.

I. said...

Não vou comentar mais, pois não vale a pena quando os pensamentos são fixos e teóricos.

Anonymous said...

Ontem ao passar na Igreja de Cascais verifiquei que estravam a reparar os bancos novos, não é incrível que bancos com menos de um ano de existência apresentem tantos problemas? Os anteriores estavam em melhor estado com mais de 20 anos de serviço, dá que pensar... Verifiquei tambem que o altar mor está quase restaurado, parece-me que foi feito um trabalho de enorme qualidade, pena aquela mesa e estante de leitura... Quem é que permite atentados destes ao património?