Thursday, January 14, 2010

Será uma ponte? Será uma tábua alienígena, um OVNI? Não, é um hotel no Guincho!!





Decididamente, está tudo doido. Não bastava a Quinta da Marinha continuar a ser banco de terrenos à vontade do freguês, agora é tamém o Guincho?!!

Autoria da trave: Barberini Arquitectos.

Eu só quero saber uma coisa: isto está aprovado???

Obrigado ao anónimo que alertou para a dita cuja. Sem mais comentários.

20 comments:

Anonymous said...

São os mesmos da 'eco-cabana' e da praça em frente à junta de freguesia. Fazem o que querem, quando querem e como querem.

Anonymous said...

E os senhores que têm uma casa mesmo mesmo na praia do guincho? Desses ninguém fala....

Anonymous said...

Eu cá não me preoucupava com esse projecto... parece-me um trabalho do 3º ano de arquitectura.

Anonymous said...

Pois é caro anónimo anterior, também as torres do estoril sol residence pareciam um trabalho do 1º. ano de arquitectura e já estão em pé. Para encanto de todos.

Anonymous said...

É o diabo quando os trabalhos de 3º ano de arquitectura conseguem algum apoio político e se tornam em projectos emblemáticos, estruturantes da paisagem, sobre a qual pairam quase sem tocá-la, numa prefiguração poética do Ser e do Devir, construíndo pontes onde ecoa o grito desesperado da mãe Nature... tenham lá a santa paciência, sim?... e vão pregar para outra freguesia,ok? Suites de 300m2 tem a coisa, diz o projecto. Uma bestialidade absoluta, portanto. Estes gajos vêm areia e pensam que estão nas Arábias!

(Notas
1) o projecto é de 2005. Estamos em 2010 e já se fala nele. Vai uma aposta em como em 2015 já está construído?
2) no site dos barbinis pode-se ver outra maravilha de projecto, o do Largo Cidade Vitória. Dá-se a curiosa coincidência de, nas fotos de projecto, as árvores junto à lota são riscadas do mapa, pura e simplesmente! Só vão ficar as do lado da farmácia Cordeiro. Confiram em
http://www.barbiniarquitectos.com/art/portofolio/13/02.jpg
É mais uma achega à discussão que já por aqui rolou.

Anonymous said...

Este blog é muito educativo. Aprendi que o novo edifício do Estoril-Sol parece o trabalho de um estudante do 3º ano. É admirável a precisão do disparate. podiam dizer 2º ou 4º ano e o disparate era o mesmo. O projecto, por acaso, é do Arq. Gonçalo Byrne que muito se tem esforçado para ensinar arquitectura a mentecaptos que têm a mania que pescam alguma coisa da matéria. Ele é Professor convidado em várias universidades, ganha concursos públicos internacionais, etc. E vocês? Já sei, escrevem palhaçadas.

Anonymous said...

mais um arquitecto picado...
este ainda não percebeu...
passe lá ao pé dos mamarrachos e vai ver...
mas mesmo assim vou lhe explicar com todas as letras...a maior parte dos cascalenses não gosta dessa porcaria...e no fim tivemos de gramar com essa coisada toda... e incomodaram toda a gente com a construção dessa mesma gaita...
get it...

Anonymous said...

Obrigado ao anónimo que diz que este blog é muito educativo: Ele revela o que já todos tinhamos deduzido:
Há mentecaptos que apesar de terem como professor o Arqto. G. Byrne continuam com a ideia que pescam alguma coisa da matéria (arquitectura)

Anonymous said...

O caro anónimo que diz que este blog é muito educativo não percebeu lá muito bem os comentários anteriores e baralhou os projectos e os anos. O dito "projecto de 1º ano" é o novo Estoril-Sol, do Arq. Gonçalo Byrne. O dito "projecto de 3º ano" é o hotel-ponte do Guincho. A precisão neste caso é muito importante: conceptualmente o hotel-ponte deixa o estoril-sol à légua, mas não deixa de ser um perfeito desastre paisagistico.

É reveladora a distinção que faz entre os iluminados que projectam estas coisas nas suas horas menos felizes e os comuns dos mortais, mentecaptos nas suas palavras, que se atrevem a criticar estas barbaridades. Reveladora e sintomática..

Se há algo que a história/estória da arquitectura nos mostra é que um bom professor de arquitectura não é necessário um arquitecto infalível e vice-versa. O mundo está repleto de perfeitos desastres assinados pelas maiores prima-donas do metier.

Anonymous said...

A propósito do texto anterior valerá a pena relembrar um episódio que teve lugar na sessão de apresentação pública do projecto, nas instalações da Ordem dos Arquitectos em meados de Outubro do ano passado, em que esteve presente o arquitecto Paulo Mendes da Rocha. Aberta a fase de intervenções, um espectador ergueu-se para expor as suas críticas à proposta, sendo interrompido por um colega presente na sala que lançou essa fatídica frase: «Está na presença de um Pritzker».
Trata-se de uma demonstração exemplar da negação do diálogo, sustentada num pretenso dever de submissão para com a superioridade intelectual do autor. Fazendo caricatura, mais será dizer que não se pode criticar um novo filme de Steven Spielberg por se tratar de um vencedor do Óscar.Ou criticar Obama por ter recebido o Nobel da Paz.

Julio Amorim said...

Já me estragaram o dia !!!!
Ainda em Setembro do ano passado visitei esta Praia com umas fotografias de 1996 (tiradas da mesma, em direcção à estrada). Três casas são o que se vê na imagem! E hoje quantas é que lá estão? Agora mais hotel e estes tipos só descansarão quando uma das mais belas praias de Portugal estiver toda rodeada de construções. Um pedaço de natureza daquele calibre devia de ser intocável. Esta república ao lado do mar já começa a meter NOJO !

Anonymous said...

E o que tem a dizer a direcção do Parque Natural Sintra / Cascais?
Mais do mesmo? ou seja nada?.

Uma vez mais a Cidadania Cascais fez um excelente trabalho ao divulgar mais este atentado.

Convém não esquecer que os próximos quatro anos fecham um ciclo politico na Câmara de Cascais. Neste período vão certamente emergir muitas tentações às quais teremos de estar muito atentos.

antoniomcascais said...

Reforço o anterior: o Parque Natural não diz NADA desde 2005 ???

O Guincho é mais um "lote" para betonar como Alvide-Abuxarda-Alcabideche...?
Não sobra nada para proteger ? Nem o Guincho ??
Será que os hoteleiros de Cascais estão tão estúpidos como os autarcas,que betonando a Paisagem Natural virão mais turistas....?

O que dirão desta vez os técnicos Urbanistas e Paisagistas da CMC ?
Aguardemos as suas notícias...

Entretanto obrigado Cidadania Csc.

Anonymous said...

O Guincho é um sítio SAGRADO ; não pode ser BARBERINIZADO !!!

Anonymous said...

Caros anónimos... Ironicamente, e independentemente da qualidade do projecto, os senhores arquitectos fazem o que lhes pedem, e o que lhes pagam. E num país onde há milhares de arquitectos e muito poucas obras de autor, é fácil a estes esquecer a deontologia profissional para não ir à falência e acabar como miserável desenhador num atelier gigante a fazer projectos de urbanizações turísticas que cobrirão inteiras ilhas remotas de casinhas, estradinhas e rotundas...

Julio Amorim said...

"Será que os hoteleiros de Cascais estão tão estúpidos como os autarcas,que betonando a Paisagem Natural virão mais turistas....?"

Ora o Antoniomcascais disse tudo !!!! Estas bestas só descansarão quando a galinha de ovos de ouro estiver morta e enterrada. Nao é uma praiazita qualquer...senão uma das mais belas deste continente. Desafio todos os interessados nesta causa a oferecer uma luta cerrada a esta gentalha do curto prazo.

Anonymous said...

Tenha calma Senhor Júlio

Julio Amorim said...

Com calma e devagarinho se vai destruindo esta terra emprestada...
Motivo? A conta bancária de alguns....nada mais!

António Muñoz Arq said...

Estamos agora a comemorar os 100 anos da "ética republicana"(!...).
Na economia, a caminho da banca-rota; na Paisagem , a caminho da paisagem-rota.
A destruição da Paisagem do Guincho com a Auto-estrada(a caminho,já meia construída),hotéis e mais acessos e rotundas é o paradigma desta república do betão.
Que mais haverá para comemorar ?
Mais nada !

Anonymous said...

Who builds or contributes in building on or around Guincho will regret it so badly...you would not want to know!