Sunday, February 20, 2011

Mar provoca estragos ao longo do paredão na Linha de Cascais

In Público (20/2/2011)
Por Lusa

«O estado do mar agravou hoje de madrugada os estragos provocados nos últimos dias pela forte agitação marítima, na Linha de Cascais, com danos no paredão e num restaurante, disse à Lusa fonte da Polícia Marítima.
Ao longo do paredão, há danos no pavimento e nas estruturas metálicas junto às rochas (Bruno Rascão (arquivo))

“Esta noite tivemos uma maré muito grande e destruiu ainda mais”, afirmou a fonte da Polícia Marítima de Cascais, referindo-se aos danos causados pelas ondas na zona do Estoril, nomeadamente no Tamariz.

“Toda a zona do paredão foi muito fustigada”, acrescentou, relatando também danos frente ao hotel “Mirage”, em Cascais.

Carcavelos também não escapou à forte ondulação, que partiu vidros do restaurante “Pastorinha”, indicou a mesma fonte.

Ao longo do paredão, há danos no pavimento e nas estruturas metálicas junto às rochas, onde o mar chega a arrastar pedras de grande peso e vedação em dias de mau tempo.»

13 comments:

MnelVP said...

O mar não pode ser travado e em vez de aceita-lo, a população continuar a avançar na sua direção, quando deveria era recuar.
Cada vez constroem mais na orla marítima, sem respeito pela força do mar e o seu desejo de entrar pela costa.
A construção de pontões e muralhas, além de ser extremamente caro e danoso para o ambiente, não resolve o problema, está mais que provado.
Não se pode admitir que uma minoria, que está a aproveitar-se da costa, exija soluções inúteis e que saem do bolso dos contribuintes.

PS: sou da direção da associação SOS Salvem O Surf, que analisa este tipo de problemas e apresenta soluções tecnicamente eficazes que ao mesmo tempo respeitem a orla costeira.

Anonymous said...

Nasci e moro no Monte-Estoril há cerca de 50 anos e não tenho memória de por aqui ter havido algum acontecimento particularmente grave ou dano irreparável provocado pelo avanço do mar. Parece-me, por isso, abusiva a retórica generalista contra a construção de muralhas ou pontões que já vi publicada neste e noutros locais.
Tirando uns disparates pontuais como as “piscinas oceânicas” mandadas construir por um tal de Alberto Romano que de tão contente mandou perpetuar o feito com uma placa alusiva, a muralha Cascais / Poça está muito bem e todos os anos dá prova da sua boa relação com o mar. Os danos que periodicamente se fazem sentir no paredão têm origem na burrice de quem, sem olhar para o que está a fazer, insiste em detalhes técnicos que a experiência já demonstrou serem desadequados à função que desempenham. A força ascendente provocada pelo impacto das vagas é fortíssima e ao dissipar-se não deve encontrar qualquer obstáculo. Por isso, é ERRADO colocar as pedras de remate do passeio pedonal salientes em relação ao plano vertical onde batem as ondas. Todos os anos isto é evidente. E todos os anos se repete a reparação sem perceber o fenómeno. Dizem que o mar é teimoso. Estou em crer que, acima de tudo, tem é pouca paciência para tanta incompetência com canudo de engenheiro.
Querem apostar que no próximo verão as pedras vão ser colocadas exactamente da mesma maneira?
E os ditos "amigos" do paredão não dizem nada?

João Fragoso

Carlos Portugal said...

Caro João Fragoso:
Sou engenheiro, e também tenho vivido na Linha (on and off) desde há mais de 50 anos, e concordo plenamente consigo. É que as asneiras pagam-se caras (pagamos nós, pois então!).
Mas realmente as «piscinas oceânicas» e marinas de dimensão e concepção absurdas é que não se admitem.

Cumprimentos.

Anonymous said...

vai ter de ser reparado pela terceira vez este inverno.será que não vale mais a pena esperar por meses melhores? ou pensar noutra solução? entretanto as pedras que caem do paredão vão-se acumulando nas rochas junto ao mar. reaproveita-las não seria má ideia...

Anonymous said...

Sabem quem fez a requalificação do Paredão?Já lá vão uns "anitos"!!!Não muitos...Foi o seguinte consórcio:"SOMAGUE/NEOPUL/SANEST" e uma Fiscalização civil.A vossa afirmação de incompetência não se aplica.De facto o mar é adverso pelo que ter-se-á de analisar como prevenir tais situações. O projetista é que saberá!!!

Anonymous said...

Caro anónimo das 7.00.
A sua indignação com muitos !!!! não acrescenta nada mas revela uma grande incomodidade. Pelo que deduzo do seu texto o consórcio que realizou a obra é fabuloso. A fiscalização (civil!!) também. Óptimo, melhor para eles, e para si... Nesse dream team de competências até poderia estar o prémio Nobel da física e o Presidente da República. A mim bastava-me que o trabalho ficasse bem feito e com competência. O que, infelizmente, e como certamente já reparou, não é o caso.


João Fragoso

Anonymous said...

Em continuação da probelemática para resolução das situações anómalas gotaria de obter de quem condena,ou faz reparos criticos uma solução prática efectiva. Assim num futuro próximo o mar respeitaria a sábia incompetente afirmação.Não sou ENG.º nem tal perto disso,mas os fatos falam por si.

Anonymous said...

É um GRANDE bico de Obra.
Vozes de burro não chegam ao céu (ditado popular),todos ralham e ninguêm tem razão.

jean lomont said...

It iss bad enough that they built that awful bulding next to the hotel mad of glass, but now you want to ruin our neighborhood with another hotel and destroy the little view we have. Also there is enough problem getting to oour homes with everyone parking on the side streets and going to Lisbon. now you want us to accept another hotel that will block sunlight and view.
Instead make it a park for children and adults who would just like to spend an afternoon sitting in a nice park. We do not need another hotel.

Anonymous said...

Arq.to Paulo Ferrero
Gostaria do seu comentário sobre os Coments acima relatados.
Não esteja na expectativa ,porque quem assina esta mensagem está ao dispôr de ajudar as entidades da Autarquia C.M.Cascais.

Anonymous said...

Acabo de ler que a Câmara vai gastar quinhentos mil Euros a reparar o paredão. Vamos ver se a reparação não vai ser feita com os mesmos erros dos anos anteriores.

João Fragoso

Anonymous said...

Além do mar provocar alterações na linha comboio ao fim de muitos anos, também se sabe que as linhas de comboio têm uma duração de 50 anos, e o prazo da linha Cascais já acabou sem haver reparações, e infelizmente agora não há dinheiro para reparar... devem estar há espera de um grande acidente aconteça para fazerem algo.

Anonymous said...

Gostaria de saber se a Câmara de Cascais está a fazer alguma coisa junto com a CP para se proceder a avaliação do estado da linha cascais e a reparações necessárias??