Sunday, October 02, 2011

Vandalismo

Não demorou muito para que os magníficos paineis de azulejo de Nadir Afonso fossem borrados pelos grafiteiros do costume. O belo túnel que liga o Parque Palmela à praia foi já estragado pelos artistas do spray que vão vandalizando o nosso país, muitas vezes com a complacência das autoridades. Há que proteger a arte pública, dizem iluminados autarcas, mesmo destruindo as outras artes e o bem estar colectivo. Ninguém vai preso e eles até assinam os "trabalhos". É só ir buscá-los a casa.

6 comments:

AJ Silva said...

é ver o que Mayor Giugliani fez em Nova Iorque, nos idos de '90... o grafitti é o primeiro passo da violência urbana. Ao não ser penalizado dá a quem o faz o espirito de impunidade, de que tudo é possível.

Esses do tunel deve ser os mesmos que andam a "forrar" os comboios da linha com graffitis de alto abaixo.
A insegurança urbana combate-se combatendo os graffitis. Foi o que fez Giugliani, com sucesso. A teoria da "broken window" ainda se aplica. Para quem saber mais é ler este artigo:
http://www.cooperator.com/articles/1201/1/The-Mayor8217s-Anti-Graffiti-Task-Force/Page1.html


É ir buscá-los a casa, como diz o amigo Barbosa.

Anonymous said...

isso é uma abordagem bastante conservadora, redutora e construida pela comunicaçao social.

conheço bastantes grafiters que nao sao vandalos, nao pintam por cima de obras publicas, e fazem os trabalhos como forma de expressao e de intervençao na sociedade.

nao sao marginais e alguns ate tem cargos respeitaveis tanto em empresas como na funçao publica.

portugal é um país que nunca soube enm perceber nem pensar a arte e intervençoes na rua, nem do ponto de vista artistico nem socio cultural. por aqui pintar na rua é tudo a mesma coisa, desde o palavrao à mensagem politica ao rabisco como o mural. isto é no mínimo redutor.

Anonymous said...

É curioso verificar que se referem mais a New York do a este tùnel de Cascais...

Este túnel é a última BARBÁRIE criada pela CMC !
Porquê ?
Porque liga aquela monstruosidade do Estorli-Sol-Residence,ao Paredão.

Cadê os "Amigos do Paredão"...?.

Anonymous said...

Perfeitamente de acordo com o post e o comentário de AJSilva. O sentimento de impunidade na destruição dos bens públicos antecede o assalto á propriedade privada.
Em Nova York a situação era ligeiramente diferente: A justiça nunca deixou de funcionar e logo que as autoridades policiais retomaram a vigilância e o controlo do espaço público o vandalismo foi imediatamente estancado e severamente punido nos tribunais. Aqui é o contrário: É a justiça que não funciona. Ou funciona dando excesso de garantias a quem prevarica.


João Fragoso

Anonymous said...

o anónimo das 2.32 devia preferir aquele túnel antigo a cheirar a urina e fezes do que o novo. boa...há gosto para tudo.

relativamente aos grafiters disse uma vez e repito, todos os que conheço, e nao sao poucos, nunca na vida iriam assaltar ou algo parecido.e repito ESTES GRAFITERS QUE CONHEÇO OCUPAM CARGOS RESPEITAVEIS TANTO EM EMPRESAS COMO NA FUNÇAO PUBLICA.

e associar grafiters a assaltantes é ridículo e basta fazer uma pequena pesquisa sobre os responsaveis, por exemplo, pelos assaltos na Quinta da Marinha para se perceber que NAO SAO GRAFITERS.

AJ Silva said...

Ao anónimo das 7:41PM (e das 9:10PM - deve ser o mesmo, a ver pelos "amigos" que apresenta à conversa):

Se por assaltante entendermos, como vem em qualquer Dicionário "pessoa que assalta", isto é, pessoa que viola, ataca, rouba, danifica e/ou vandaliza propriedade ou bens alheios provocando prejuizo intencional então desculpe mas qualquer graffiter é um assaltante.

Curioso é verificar que há um e só um traço comum a todos os grafitters: nenhum graffita em cima da sua propriedade. Esses que ocupam "cargos respeitáveis" acaso conspurcam os muros das casas onde vivem? Ou vêm fazer a sua "mijadela" para cima da minha casa, para cima dos muros da minha rua ou dos equipamentos que estão ao serviço da comunidade?

Tenha vergonha e pense antes de dizer barbaridades. E já agora: gostávamos todos de saber quem são esses "Leonardos" do spray e do "cargo respeitável. Nomes e moradas, sff, para a policia ir lá apresentar a conta. Devem ser pessoas de posses, a julgar pelo "retrato" que lhes pinta.

Por cada m2 de área conspurcada, 100 dias de serviço publico a limpar latrinas. Uma boa medida para gente com "cargos respeitáveis", não acha? (note que digo isto sem desprimor e com todo o respeito por quem tem por profissão e tarefa limpar latrinas)