Friday, April 19, 2013

Abate de plátanos motiva protestos


In Público (19/4/2013)
Por João Pedro Pincha

Obras de reabilitação do mercado municipal envolveram o abate de plátanos que cidadãos dizem ser saudáveis


A Câmara Municipal de Cascais está a abater plátanos junto ao mercado municipal da cidade, no âmbito de um projecto de reabilitação da zona envolvente àquele equipamento. A situação está a provocar protestos por parte de alguns cidadãos, que consideram aqueles abates injustificados.

“As árvores estavam saudáveis”, diz Maria Ramalho num e-mail enviado ao Fórum Cidadania Cascais. “Um abate em tão grande escala só [é] justifi cável porque se pretende remodelar o esquema de circulação do estacionamento” do mercado, acusa a munícipe.

Até agora, garante a activista, já foram derrubadas sete árvores — o aviso camarário ali afixado informava sobre o corte de três. O abate, afirma Maria Ramalho, foi provocado pela própria câmara, uma vez que “o projecto de estacionamento foi feito sem contar com as árvores”, o que não impediu que os trabalhos se iniciassem, danifi cando as raízes.

A câmara confi rma que houve “intervenções no solo que podem ter tido influência no sistema radicular [as raízes] das espécies”, mas garante que “três delas já apresentavam problemas fi tossanitários que implicariam o seu abate”, de acordo com um relatório do Instituto Superior de Agronomia encomendado pelo município. Entretanto, afirma, os serviços camarários concluíram ser necessário o abate de mais três.

A autarquia promete que serão plantadas novas árvores no lugar das antigas e que uma parte do projecto foi alvo de alterações de modo a evitar o corte de um plátano. “Não serão criados mais lugares de estacionamento”, diz a câmara, que assume considerar os plátanos “de vital importância no conjunto arquitecto-paisagístico da zona”.

O projecto de reabilitação do mercado de Cascais tem como principal objectivo a requalificação do espaço onde se realiza a feira semanal, pelo que as obras envolverão a repavimentação do terreno e a criação de um percurso pedonal para usufruto dos utentes, explica o município.

7 comments:

Anonymous said...

https://www.facebook.com/arvoresdeportugal?fref=ts

Anonymous said...

https://www.facebook.com/quercuslx

Anonymous said...

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6UoJDdYoNf8

Anonymous said...

Hoje (terça, 07/05/13) numa "assembleia de ciganos" parece que atribuíram os lugares destinados aos feirantes das 4ª e aos também futuros dos domingos (quando "deslocarem" a feira da Adroana para o recinto envolvente do mercado municipal de Cascais, + de 350 feirantes). Tiveram tanto "medo" que chamaram o Corpo de Intervenção da PSP.....que rico circo as manobras eleitorais do Carreiras não-eleito vão dar....

Anonymous said...

Hoje segunda 28/10/13, pelas 8h desta manhã, a CMC retomou o abate de árvores centenárias nas traseiras do mercado municipal. desta feita o alvo foram os pinheiros.....a continuarem assim Cascais vai ficar igual à "cabeça" do presidente-eleito-por-uma-minoria-de-residentes: CARECA !!!

Anonymous said...

Hoje, 29/10/13, foi a vez de abaterem o pinheiro centenário e gigantesco, que estava dentro do recinto do mercado.....dir-se-ia que o "careca" quer por a vila à sua imagem.....um deserto.....

Anonymous said...

Hoje 04/11/13, continua o abate de todos os pinheiros centenários dentro do Mercado de Cascais....à média de 1 por dia....a "careca" do Carreiras....