Monday, October 19, 2009

"Para vossa consideração"


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Esta fotografia ilustra do meu ponto de vista a visão da mobilidade da CMC: 4 faixas de rodagem para automóveis e um passeio que dificilmente terá um metro de largura. Via para bicicletas, então, nem vê-la. Compare-se com a Avenida Jorge V ali bem perto.

Trata-se da via EN6-7, entre São Julião da Barra e Carcavelos. Uma via recente, que teria largura tanto para uma, como para a outra coisa. Mas o passeio ficou de tal forma que 2 peões têm dificuldade em caminhar a passo. Na zona da actual feira de Carcavelos, então, se tiver 50cm é muito. Espero que a CMC considere estes erros aquando da urbanização da vizinha Quinta dos Ingleses, onde julgo ter ficado prevista uma zona verde pública.

Não se compreende como não existe um bom acesso de bicicleta do centro de Carcavelos à praia.

A visão da CMC para as bicicletas é a visão do jardim zoológico: uns percursuzinhos para satisfazer o desejo de andar ao fim de semana, para os quais temos que nos deslocar ir de carro. Sim, que andar de bicicleta de modo utilitário é para os pobres; em todo o caso, nunca em Cascais.

O que desejaria ver em Cascais, assim como em todo o país, seria a criação de verdadeiros percursos utilitários para se circular de bicicleta. De modo que as pessoas encontrassem condições para se deslocar para o trabalho, para a estação, para as escolas dos filhos, de bicicleta e não sempre de automóvel, como acontece actualmente. Quem quisesse, usava, mas com o mínimo de condições.

Acho que em muitos casos isso seria simples e não exigiria percursos exclusivos. A velocidade e tipo de tráfego no interior de muitas localidades (Carcavelos, Parede, São Pedro, ..) são de forma que ambos coexistiriam, se o trânsito de bicicletas adquirisse estatuto, e não fosse tratado como indesejável e marginal pela CMC (isto apesar dos pomposos dias e semanas da mobilidade que a CMC promove, em que obviamente aparecem sempre as bicicletas). E, claro, nas novas vias então seriam previstos percursos exclusivos junto a estas.

Aliás, há alguns anos uma via no centro de Carcavelos passou a ser exclusiva BUS. Para não correr o risco de ser autuado pela PSP ao passar lá de bicicleta (é mais fácil isso acontecer que um carro em cima de um passeio sê-lo), pedi à CMC que assinalasse essa via como sendo BUS+bicicletas. A CMC respondeu que não, pois a via não tinha condições de segurança. Mas claro que em sentido contrário, sendo de trânsito geral, já tem condições para bicicletas, pois não é poíbido.

A bicicleta em Portugal e em Cascais é vista como um brinquedo para a qual é preciso criar uns recreios. Enfim.


João Fernandes

4 comments:

Anonymous said...

Concordo! E realmente, é pena!

António Muñoz Arq said...

Este post é pleno de actualidade !
E a "política" da CMC,sobre a bicicleta, ainda não existe.
As novas vias de alcatrão e as rotundas,são estereitas e mal prevêm os carros , quanto mais as bicicletes...
A "ciclovia" , no Concelho de Cascais é um mero cartaz turístico/publicitário; a biciclete como MEIO DE TRANSPORTE - que já existe na Europa há anos ! - ainda não entrou na cabeça dos nossos autarcas, nem mesmo com a actual CRISE.

Henrique Cimento e Lícito said...

E o que dizer do acesso a Alcabideche ser feito agora por auto-estrada? (a16)
A partir do centro de Cascais ou da Av. de Sintra/Abuxarda, quem quiser ir a pé ou de BICICLETA para Alcabideche, Hospital, cemitério, etc o que faz? É obrigado a ir dar a volta pela Amoreira, não tem hipótese.
e se eu tiver um trator? vai de roda, salafrário?
Caso único na europa deve ser este, duas freguesias do mesmo concelho ligadas por auto-estrada - diria mais separadas, mas os engenheiros devem ter estudo o caso.
HCeL

Anonymous said...

Urbanização da Quinta dos ingleses????
MAs para quando?