Friday, February 24, 2012

«Construção do Arquivo Histórico avança no Verão»

In Jornal da Região (22/2/2012)

«As obras de construção do Arquivo Histórico de Cascais na Casa Sommer, inicialmente previstas para 2006, vão arrancar no início do Verão, devendo-se o atraso ao processo burocrático de expropriação do imóvel. Numa nota escrita enviada à agência Lusa, a vereadora da Cultura da Câmara de Cascais, Ana Clara Justino, refere que o processo tem sido mais lento devido a burocracias para aquisição do imóvel.

"Trata-se de um caso complexo em que a Câmara de Cascais adquiriu parte do imóvel e desenvolveu um moroso processo de expropriação para a restante propriedade. Só desde Dezembro de 2011 foi possível chegar a acordo com os restantes herdeiros da Casa Sommer, pelo que só nessa data a autarquia se tornou proprietária de pleno direito da mesma", esclareceu Ana Clara Justino.

Segundo a vereadora, os adiamentos sucessivos para o início da obra, que deveria ter arrancado há seis anos, foram fruto de "vicissitudes de natureza burocrática e legal" impossíveis de ser evitadas. "O processo tem decorrido de tal forma lenta que a Câmara Municipal de Cascais, procurando ganhar tempo, lançou antecipadamente o concurso público para a obra de reabilitação da Casa Sommer – Centro de História Local/Arquivo Histórico Municipal de Cascais e que está na sua fase final", acrescentou.

Ana Clara Justino apontou ainda o terceiro trimestre de 2012 para o arranque da obra que terá o prazo de execução de 18 meses, devendo estar concluída no início de 2014 e aberta ao público no mesmo ano. O novo Arquivo Histórico de Cascais implica um investimento de 2,3 milhões de euros, 1,88 milhões pela obra e 500 mil euros em equipamento.»

2 comments:

Gastão de Brito e Silva said...

Finalmente vamos poder fazer pesquisas menos burocratizadas e mais acessíveis... finalmente este episódio teve um fim feliz...

Anonymous said...

LOBO VILLA
Olá Gastão,bem vindo aqui! Mas lamento desiludi-lo ! Um "arquivo histórico" ,a sério, da vila de Cascais seria a confissão dos muitos crimes lesa-património praticados ! Seria mostrar a face da vergonha. E isso é o que a CMC menos quer fazer. Desiluda-se pois : nunca verá aqui um arquivo a sério ..., ( e entretanto Carreiras muda-lhe a função e o nome )