Monday, August 31, 2009

Casa das Histórias Paula Rego está quase


«Em 2006, Paula Rego escolheu Cascais para a construção da Casa das Histórias Paula Rego, um museu com projecto do arquitecto Eduardo Souto de Moura, que irá exibir um conjunto significativo da sua obra gráfica e algumas obras do marido, Victor Willing, artista e crítico de arte, falecido em 1988. De acordo com o contrato de concessão assinado a 17 de Agosto desse ano entre a Pintora e a autarquia, a colecção será composta por 121 obras, entre desenhos, gravuras e litografias, bem como 16 quadros emprestados pela artista por um período de 10 anos, aos quais se juntou, já em 2008, a tapeçaria Batalha de Alcácer-Quibir, adquirida pelo município com recurso a uma candidatura ao Instituto de Turismo de Portugal.

A obra, adjudicada com o valor de três milhões e novecentos mil euros, arrancou no passado dia 28 de Janeiro e deverá estar concluída no final do ano, prevendo-se que abra ao público no primeiro semestre de 2009.

O equipamento terá uma implantação cuidada, conseguindo através de uma fragmentação volumétrica – tanto na forma, como em altura – manter as árvores de maior relevância da Parada. Em termos programáticos contará com cerca de 750m2 de áreas de exposição permanente e temporária, cafetaria, livraria e um auditório com capacidade para 195 lugares.

A Casa das Histórias Paula Rego constituirá uma importante mais-valia para a dinâmica cultural do concelho. Ao conjugar em Cascais dois grandes nomes da pintura e da arquitectura portuguesa, oferecerá ao público uma colecção de excelência num edifício que por si só constitui uma peça de arte.»


Info e foto: Site da CMC

7 comments:

Anonymous said...

LOBO VILLA 3-9-09
Esta notícia tresanda a propaganda,como vai sendo hábito.Em período eleitoral é certo, mas pior, vai-se instalando o tempo todo...
Paula Rego,em 2006, "escolheu Cascais",diz-se, e fez um "contrato" e emprestou obras por dez anos...(quem conhece este contrato ? azar de Cascais ...) e conjuga "dois grandes nomes da pintura e da arquitectura portuguesa..."; mais, que as árvores da Parada foram protegidas,que tem muito estacionamento etc etc.
Balelas puras!
Tenho fotos das árvores abatidas e quanto ao estacionamento veremos os carros em cima do passeio a 18 de Setº e sobretudo depois!.
E a pintora das "historietas" e o arquitecto do "crematório",não interessam a ninguém,para além do Dr Capucho e da sua reeleição.
Azar de Cascais !
Souto Moura , Byrne e cpª são alguns dos arquitectos-vedeta "a ver e a abater" !
Veja-se o Estoril-Sol ...!!!
Azar de Cascais...

António Muñoz Arq said...

Cascais tem vários artistas,nascidos ou residentes,mas Rego não constava,até ao dito "contrato".
Desconhecido que continua, até agora.Mais as suas "histórias".
Que artista só por si mereceria um museu em Cascais?
Nenhum,claro!.
Mas afinal quem são os artistas de Cascais que mereceriam estar num "Museu da Vila" ?
Deixo a pergunta no ar.
(Mas lembro-me p. ex. de Luís Pinto Coelho por tão esquecido e por tão mais artista.)

Anonymous said...

Paula Rego ,"uma vez vista ,fica vista",dizia-me um amigo artista.
A sua pintura é mais do mesmo,das suas obcessões sexuais e paranóias familiares,não se aprende mais nada.
Ter um museu só dela e só para isto?
O Dr Capucho indentifica-se com isto e impinge-nos isto no centro de Cascais?
O nosso problema de cascalenses é que ela "escolheu Cascais" mas nós não a escolhemos a ela... !!!

Anonymous said...

Capucho, e demais gestores publicos, impigem-nos sistemáticamente os seus gostos pessoais. Lembro-me da Isabel Olavo que obrigou por Lei Municipal, todos os toldos e chapéus de Sol em branco sujo, ainda hoje permanecem... sujos. Como a moralidade politica de Cascais.

Anonymous said...

Paula Rego tem uma vida sofrida (q respeito) e uma criatividade pessimista,quando não adictiva e destrutiva;
Mas que não tem o direito de nos impingir, bem no centro de Cascais !
O qual deveria ser limpo de adicções (de álcool...) e inspirador de beleza !!!
A sua obra de "arte" e aquele museu são um pesadelo...

António Muñoz Arq said...

Independentemente do "arboricídio" cometido no jardim da Parada e do dito "crematório" edificado,gostaria de entender on porquê deste museu monogràfico deta artista neste sítio (de Cascais) e nesta "altura" da nossa cultura.
Paula Rego terá mais a ver com o "Portugal-profundo" do séc. passado,ou com Londres dos anos 60,do que Cascais deste século,neste sítio.
Em suma nada liga P.R.a este sítio nem agora nem nunca.
Portanto esta ligação é instrumental/eleitoral.
Faziam falta ligações outras e um museu de arte contempoânea,em Cascais(sem excluir P.R.,claro).
Mas sem dúvida que este museu que falta,começaria pela importantíssima obra pictórica(e não só!) do Rei Dom Carlos, que anda dispersa, e que a Câmara deveria interessar-se.

Anonymous said...

Lovely pine trees unfortunatly the uggly building in the back sadly destroy this nice picture from the park.
This architects have very bad taste!