Wednesday, August 22, 2018

Deviam ter vergonha!


Uma casa que era das escassas ainda do tempo em que Cascais era Cascais. A casa estava no inventário municipal antes da versão actual do PDM, saiu pelos vistos já com esta preparada. E a casa não estava, definitivamente, a cair. Deviam ter vergonha na CM Cascais!

2ª e 3ª fotos de Pedro Jordão

3 comments:

Anonymous said...

Mais um projecto onde o arquitecto pretende mostrar aos seus pares a pretensa aptidão no manuseamento da linguagem moderna. O voluntarismo obediente ao padrão que supostamente a classe gosta, dá como resultado intervenções como esta completamente alheadas da realidade e atentatórias de valores patrimoniais que mereceriam ser protegidos e enriquecidos com projecto competente e esclarecido. No caso, há notoriamente uma enorme falta de discernimento na forma como o novo piso, aqui eufemisticamente designado por mansarda para não haver chatice com o PDM, se justapõe á construção existente. A ideia de elevar a cobertura acima da linha da platibanda até podia ser interessante no plano formal e na afirmação de uma nova hierarquização da fachada. Bastaria conduzir o projecto com algum engenho, subtileza e proporção e não o esticar das orelhas ao edifício até ao ponto de o tornar completamente estúpido e vitima de mais uma operação de rentabilização patrimonial. Nem as caixilharias das janelas se safam: onde antes havia harmonia passou a haver alumínio á bruta.
A responsabilidade por este verdadeiro horror deverá ser repartida entre o projectista e os serviços técnicos de urbanismo da Câmara de Cascais. Se ao primeiro podemos desculpar com a probabilidade de baixos honorários e a consequente necessidade de despachar o projecto em duas penadas, no caso da Câmara a coisa fia mais fino. Aqui, de uma maneira geral, é notória a falta de cultura e o conhecimento atento e actualizado das questões da arquitectura, do património, do urbanismo e do bem estar dos cidadãos. Há quem pense que a gestão urbanística e o posicionamento estratégico do município podem ficar exclusivamente entregues a uma frente municipal de zelotas cuja única missão consiste em navegar (consoante a maré ou o marinheiro) no enorme implexo de contradições, arbitrariedade e infinitas possibilidades de interpretação do PDM. O atentado em curso na Avenida Valbom deixa bem patente a ineficácia da gestão urbanística e o quanto esta pode ser perigosa.

Infelizmente vem aí mais:

https://www.stonecapital.pt/projects/villa-maria-pia/

Nem as telhas escapam...

JFragoso

J.N.Barbosa said...

Choque e horror. Devia ser demolido já.

Julio Amorim said...

Umas (des)proporções fabulosas. Mas não dava mesmo para mais uns metros de altura? Caixilharia também deslumbrante (se bem que não se poderia esperar outra coisa). Anda por ai algum concurso de mau/péssimo gosto neste concelho?