Thursday, August 07, 2008

Cascais recebeu certificação de edifício municipal

In Público (7/8/2008)

«A Após receber a primeira certificação energética atribuída a um edifício municipal português, o Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal (Cascais) prepara-se para receber, no Outono, uma central de dessalinização, um telescópio e um "jardim fotovoltaico".
Com um investimento de mais de 160 mil euros, o projecto de valorização energética da Ponta do Sal pretende fomentar uma vertente didáctica da ciência, compensando o consumo de energia através da microprodução por fontes renováveis. A certificação foi o primeiro passo dado pela agência municipal Cascais Energia para retirar o edifício da lista de "maus consumidores", que não estão preparados para reter energia. O município está a monitorizar mais 23 edifícios, num percurso que o vereador do Ambiente, Carlos Carreiras, considera ser ainda longo para toda a sociedade. O centro passará a transformar água do mar em água potável por evaporação via aquecimento solar, numa central de dessanilização que produzirá diariamente mil litros de água doce. »


Trata-se da certificação de um MONO, portanto, totalmente dispensável e cuja utilização parece ser exclusivamente de ordem ... caféeira, por sinal, um café-esplanada que não presta rigorosamente para nada. Além do mais teve como consequência o estacionamento de carros por tudo quanto é lado. Aqueles terrenos e o que resta das casas-mata bem que poderiam ter sido arranjados simplesmente como jardins e espaço museológico. Mas não, o betão teve que entrar. Certificar aquilo?

2 comments:

Anonymous said...

LOBO VILLA 10-8-08

Retenho o mais importante do comentário "...o betão teve de entrar.".È sabibo em toda a Europa que as zonas húmidas,ribeirinhas e costeiras são para preservar e não para betonar.Nesta matéria temos Cartas e Convenções assinadas 'as quais fazemos ouvidos de MERCADOR,Sr Carreiras.É o terrorismo urbano,nas suas palavras.

Anonymous said...

Vai ser sempre a martelar com esse Vereador