Friday, October 23, 2009

ALERTA - Obras no Largo Cidade de Vitória - Cascais

Iniciaram-se no dia 15 de Outubro as obras de requalificação do Largo Cidade de Vitória conforme panfleto distribuido à população;

" Caro Municipe:
A partir do proximo dia 15 de Outubro arranca a requalificação do Largo Cidade Vitória em Cascais, obra da responsabilidade da Camara Municipal de Cascais e que irá prolongar-se por 150 dias.

Projectada pelos arquitectos Flávio e Maria João Barbini, a intervenção visa a criação de uma praça livre de obstáculos, dotada de iluminação adequada e flexivel para a utilização publica em diferentes eventos de indole cultural.

Neste sentido vão ser implementados um novo pavimento de lages de pedra calcária e novo mobiliário urbano, para além de infra-estrecturas de base. Por motivos de segurança, os trabalhos obrigam a limitações à circulação pedonal e no acesso para cargas e descargas, as quais serão fazeadas e divulgadas no local.

Contamos com a melhor compreensão de todos, apresentando desde já desculpas pelo incómodo provocado.

O Gabinete de Comunicação e Relações ~Públicas
Cascais 12 de Outubro de 2009"

As obras já se iniciaram mas parece estarem no segredo dos "Deuses" pois como obra Municipal, deveria estar afixado em local bem visivel o cartaz indicando os custos, os responsáveis pelo projecto e tempo previsto.

No próprio site da CMC não consta nas obras municipais (em execução ou para breve)

Quanto ao projecto, que alguns comerciantes viram nas mãos dos trabalhadores, e dito por um operário ontem à tarde, contempla o ABATE DAS ÁRVORES que estão do lado das traseiras da lota. Só os plátanos ficam.
Fotos tiradas hoje pelas 09:00h


estas árvores vão ser ABATIDAS (todas com boa saúde)

Como se poderá evitar mais este abate desenfreado de ÁRVORES em Cascais?

11 comments:

Anonymous said...

Por que motivo e a que (des)propósito a Cãmara divulga com tanto esmero o nome dos arquitectos envolvidos neste projectito de largo?. Dá impressão de ser parte interessada na promoção de alguns nomes do inner circle da chamada arquitectura de qualidade. Começa a aborrecer tanta parvoeira. Não seria mais transparente divulgarem o projecto em vez dos nomes de quem o executa?.

Fernando Costa said...

Plenamente de acordo com o comentador anterior. Devia ser obrigatório, em todas as obras municipais, a colocação de um placard com o projecto da respectiva obra.
Quanto ao abate de árvores. Infelismente é coisa que esta CMC tem como prazer "MATAR em nome de ... ????" Isso mesmo! Não sei!.

Henrique Cimento e Lícito said...

de árvore em árvore até ao deserto total.
é pena, em cascais tratarem as árvores com os pés sob pretexto de uns miseráveis arranjoss urbanísticos quaisquer que daqui a uns anos évão sers desfeito e que pouca valia vão ter tirando o figurarem no curriculo dos sôres arquitectos.

e é uma no cravo outra na ferradura: esta dupla do projecto fez a eco-cabana que está junto ao parque marechal carmona. podem lá ir agora limpar as mãos.

cumps,
HCeL

Anonymous said...

Por acaso o panfleto foi distribuído "À" população e não "Á" população, como o pouco alfabetizado que comentou o mesmo, escreveu!

Anonymous said...

Não tinha reparado em mais este "Á"...um operário ontem á tarde,
Mas já estou habituado. Muito "doutor" analfabeto este país tem...
Ah, e não precisa de ficar zangado comigo. Eu tenho razão!

Fernando Boaventura said...

Caro "corrector ortográfico". Não estou de maneira alguma zangado consigo e até agradeço a sua atenção. Olhe, existia um outro erro que já está corrigido. Mas... e qual a sua opinião sobre o abate de mais estas árvores? Tem? Pois é disto que o post trata.
Cumprimentos,

Anonymous said...

Mais grave que os acentos é o ABATE DAS ARVORES .

Maria da Mar

Anonymous said...

è verdade (sim sei que o acento está errado...e depois)59% dos Cascalences não votaram, agora aguentem-se.
Quando não decedimos, logo surge alguém a decedir por nós. Trata-se de um risco, o de não gostarmos das decisões alheias!

Anonymous said...

É de saudar o executivo fazer algo, principalmente no centro de Cascais.
É também de desconfiar porque todas as obras de qualidade são efectuadas no mês anterior ás eleições e as de pior qualidade, após as eleições, digo isto porque vi re-abrir a marginal frente á 8ª maravilha, impedir a Decathlon e gasolineira Jumbo de inaugurar, tudo em nome das eleições.

Anonymous said...

ainda não vi ninguém falar das arvores...

António Muñoz Arq said...

Pergunta e bem o autor do post: "como se poderá evitar este desenfreado abate de árvores ?"(em Cascais,concerteza ! mas em todo país também )
A resposta é simples : NA HORA em que estão a cortá-las, os cidadãos AMARRAREM-SE a elas ! Com uma corrente e um cadeado, como fizeram umas inglesas em Cascais há uns anos atrás. E chamar de imediato um meio de comunicação ou uns amigos, para tirarem o "retrato".
Os abates camarários são secretos,não há outra maneira de os evitar.