Saturday, October 17, 2009

Bicicletas voltam ao paredão de Cascais

In Público (17/10/2009)

«O presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, afirmou ontem que vai ser permitido retomar a circulação de bicicletas no Passeio Marítimo da linha do Estoril, embora com algumas condicionantes. Segundo o autarca, assim que a decisão for aprovada em assembleia municipal, "as bicicletas poderão voltar a circular no paredão". Capucho disse à Lusa que espera que até final do ano esta decisão possa ser posta em prática.

O presidente da câmara explicou ainda que a circulação será autorizada com algumas condicionantes, ou seja, só poderá ser feita "em períodos sazonais e em horas específicas". Assim, durante o Verão será permitido circular das 18h às 10h da manhã seguinte, todos os dias, incluindo fins-de-semana. No Inverno, a circulação é livre todos os dias da semana a qualquer hora, sendo que aos fins-de-semana será proibida apenas das 10h às 18h.

Em termos de segurança, será criado um corredor ao longo do paredão para o trânsito das bicicletas que irá dividir a sua zona com a dos peões.

A fiscalização será rigorosa para os infractores e haverá uma sensibilização pelas autoridades para o uso moderado das bicicletas. A polémica em torno da circulação de bicicletas no Passeio Marítimo surgiu em 2007, depois de alguns atropelamentos.»

3 comments:

Anonymous said...

Como utilizador regular do paredão congratulo-me com esta decisão.
Luis Garcez

Carlos Guimarães said...

A princípio achei esta solução uma solução razoável e equilibrada. No entanto, a minha opinião mudou significativamente após ter estado em Amsterdão, onde segundo números oficiais existem mais de 600.000 bicicletas, e provavelmente outros tantos habitantes/turistas.
Nesta Cidade pode-se andar de bicicleta a qualquer hora e não vi nenhum atropelamento.
O que vi, foi uma utilização civilizada das vias, permitindo que tanto peões como ciclistas vivam em harmonia.
Será que o Português não consegue ser civilizado?
Acho que seria fantástico podermos circular de bicicleta entre o guincho e o Parque das nações.

António Muñoz Arq said...

A biciclete aqui,no Paredão,segundo a autarquia, continua a ser um divertimento; importava sim meter na cabeça dos autarcas que ela é um MEIO DE TRANSPORTE .
E por isso é importante,neste horário permitido das 18 ás 10h(dia seguinte) ,que poderá haver esse TRANSPORTE no horário de trabalho(sobretudo a ida para o trabalho ás 8 ou 9 da manhã,embora o regresso, depois das 18h, já seja um pouco tardio).
Há muito boa gente que , felizmente, usa o Paredão da Linha como meio de TRANSPORTE para o TRABALHO !
Mas NÃO CHEGA !
É preciso mais,é preciso ,como dizia Ricardo Garcia(na Pública)podermos ir ao café,ás compras,ao cinema ...(etc) de biciclete !!!