Friday, March 26, 2010

Praias de Cascais perderão 80 por cento de areias este século

In Público (26/3/2010)

«Os areais de Cascais correm o risco de diminuir 23% até 2050 e 80% até ao final do século. Esta é uma das conclusões do Plano Estratégico de Cascais face às Alterações Climáticas, cujos resultados vão ser apresentados a 14 de Abril.

O estudo aponta outras conclusões, como o aumento da mortalidade associada a vagas de calor, o incremento do número de incêndios e a consequente redução da floresta nativa, alterações na sazonalidade dos produtos turísticos, redução de algumas espécies de peixes (pescada, linguado) e possível extinção local de algumas plantas e animais.

Para a elaboração dos cenários futuros, foram utilizados modelos de circulação geral da atmosfera usados pelo Centro Hadley, do Reino Unido, com base nos mais recentes cenários de emissões de gases com efeito de estufa propostos pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas.

O objectivo do estudo foi o de identificar os principais impactos das alterações climáticas em Cascais nos próximos cem anos ao nível dos recursos hídricos, zonas costeiras, biodiversidade, pescas, agricultura, saúde humana, turismo e energia.»

1 comment:

Anonymous said...

E não era preferivel os PhD do CCIAM apresentarem umas alternativas aos grandes promotores das alterações, no conselho, ou fazerem a projecção de impactos no caso de se tirar metade do transito da A5 e da N6, para comparar ???
...ou para isso é necessário mais do que um PhD ??

Ricardo Palma
Ricardopalma@portugalmail.com