Wednesday, June 02, 2010

Cascais garante qualidade de água do mar

In Público (2/6/2010)
Por Luís Filipe Sebastião


«A Câmara de Cascais assegura que todas as praias do concelho apresentam, pela primeira vez, uma qualidade excelente das águas do mar. A garantia surge na mesma altura em que a associação ambientalista Quercus refere que duas zonas balneares de Cascais foram desclassificadas, mas o município explica que esta despromoção está ultrapassada.

Segundo a Quercus, as praias da Conceição e da Rainha deixaram de figurar entre as zonas balneares de 2010, por causa dos maus resultados de análises à qualidade das águas realizados em 2009. O vereador do Ambiente na Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, explicou que o Ministério do Ambiente autorizou as concessões balneares naquelas duas praias, face aos bons resultados das últimas análises às águas, desde Março de 2010.

O autarca adianta que, desde essa altura, todas as praias apresentam qualidade "excelente", exceptuando os casos pontuais de uma análise em Carcavelos e outra na Parede que, em Abril, deram qualidade "aceitável". A reabilitação da ribeira das Vinhas permitiu acabar com a poluição das praias da vila, entre as quais a dos Pescadores, interdita a banhos há uma década. A autarquia recusou candidatar-se à bandeira azul e vai afixar os resultados das análises nas praias.»

No comments: