Monday, October 11, 2010

Com carências e sem o brilho de outrora

In Diário de Notícias (11/10/2010)


«O presidente da Junta de Freguesia do Estoril, Luciano Mourão, diz existirem algumas "carências" na localidade, entre as quais a falta de estacionamento, de lares de idosos e de promoção turística. O autarca considera que o Estoril continua a ser um "lugar de excelência para o turismo e residentes", mas com algumas "carências" que devem ser solucionadas.

Luciano Mourão falava ontem durante as comemorações do 95.º aniversário da freguesia. "Mantém-se o problema do estacionamento. Há muitas pessoas das freguesias do interior de Cascais que deixam o carro no Estoril para apanharem o comboio. Há uma sobrelotação de carros", denunciou o presidente da junta.

Para resolver o problema, o autarca apontou duas soluções: "Ou criam mais estacionamento ou melhoram o sistema de transportes públicos rodoviários para trazer as pessoas do interior do concelho."

Outro dos problemas é a "grande carência na freguesia de lares de idosos para famílias carenciadas". Embora saiba que esse não é um problema exclusivo da freguesia que gere, Luciano Mourão espera que até ao final do mandato seja construído mais um lar de idosos ou que, pelo menos, disse, "estejam criados os alicerces para isso".

Por fim, e lembrando-se do Estoril de outros tempos, como destino turístico de luxo e de elites, procurado maioritariamente por ingleses e espanhóis, Luciano Mourão lamenta que a procura tenha caído nos últimos anos. A freguesia do Estoril celebrou o seu 95.º aniversário com o lançamento do livro A Toponímia do Estoril e com uma exposição de quadros cedidos por artistas da freguesia, patente na galeria de arte da junta e cujas receitas revertem para instituições de solidariedade locais.»

...

Transportes públicos em Cascais e Estoril? Não me façam rir. O estado de coisas no Estoril vê-se em 5 segundos ao olhar-se para as Arcadas dos Estoril. Uma lástima, feita de balcões bancários em vez de lojas, e cafés miseráveis que utilizam um espaço público tal qual pérolas a porcos. O jardim do Casino é outra lástima, transformado que está em relvado e pista de alcatrão. O espaço ao redor da estação de comboios é outro desastre, sem ponta por onde se lhe pegue. O Tamariz é um café pindérico, a arvorar não sei muito bem em quê, a praia, já era, e o edifício do Tamariz, propriamente dito, está trasformado em "Lúcia Piloto". Patético. Pior, são os patetas que o permitem.

5 comments:

Pedro said...

Vivemos tempos dificeis, é verdade.
Estamos agora em Cascais a receber o retorno das politicas locais das Actividades Económicas da CMC (AE leia-se departamento de cobrança abusiva de taxas), da perseguição feita as empresários, ás suas ideias e ao estacionamento dos clientes.

Querem fazer algo? Anulem todas as reservas de estacionamento institucional na vila!

Afinal se o estacionamento é escasso, pq o Sr. Presidente não cede o seu aos clientes do comercio na vila?

Não precisam de inventar, apenas copiar os outros centros urbanos...

Anonymous said...

Meu caro Pedro,
Está equivocado.
O problema do comércio em Cascais não reside na falta de estacionamento. Reside na falta de visão do mundo. Na falta de inteligência para compreender os novos desafios urbanos/metropolitanos de uma sociedade em permnente mudança. Na falta de percepção do que move as novas elites urbanas no plano da cultura da ciência, das profissões, do mundo dos negócios.
Na incapacidade para convocar as pessoas e não os carros...
Você devia saber isso.
O que defende hoje é a mesma receita de há 10 anos. Sem nada de novo. Fique esperançado...há muita gente a partilhar da sua opinião.
Entretanto o mundo continua em movimento.

João Fragoso

MnelVP said...

"destino turístico de luxo e de elites... lamenta que a procura tenha caído nos últimos anos"

Pois, essa gente vinha atraída pelos fantásticos palacetes que... esperem, havia um mesmo ao lado da minha casa. O que terá passado? Desapareceu? Olha, outro em ruína ali mesmo ao lado do hotel Sana, e outro acolá...

Agora constroem-se Legos para atrair crianças e Cascais Villas para atrair criminosos.

Julio Amorim said...

O atestado à própria incompetência é bem clarinho!

Aliás....basta dar uma vista de olhos no novo Estoril-Lol para avaliar a capacidade de gestão dos pacóvios.

Entregar uma localidade com todo este potencial a esta malta....sinceramente !?

Pedro said...

Caro joão, concordo consigo e a sua visão, mas a realidade do dia-a-dia é difrente, mais dura, afinal todos comem e dormem diariamente.
Sem estacionamento, sem vontade politica de bem servir, sem vontade comercial de servir melhor, entre outras, a situação manter-se-á á espera da concretização da sua visão. Acontece que elas não são concorrentes.