Wednesday, November 03, 2010

'Smart shop': Drogas legais e alucinogénios à venda em Cascais

Diário de Notícias (3/11/2010)
por HELDER ROBALO


«Proprietário afiança que população está a reagir bem ao conceito e assegura que produtos vendidos estão dentro da lei

Imperium - Alucina a tua mente. O nome deixa perceber o que podemos encontrar dentro desta loja de Cascais, a quinta a poder vender drogas legais na Grande Lisboa, mas a primeira fora do circuito do Bairro Alto. A Imperium abriu portas há três semanas e, segundo o seu proprietário, está a ser bem aceite pela população. "A reacção tem sido fantástica", garante Luís Vitorino, proprietário da loja situada no centro de Cascais.

Localizada no edifício Baía, com janela para o Largo Camões, a abertura da loja em Cascais resultou de uma conjugação de vários factores. "Porque sempre vivi aqui, conheço bem a zona e não havia nenhuma loja em Cascais", explica Luís Vitorino. A entrada só é permitida a maiores de 18 anos de idade e as portas desta smart shop estão abertas das 12.00 até às 24.00, acrescenta o proprietário.

Na Imperium é possível encontrar uma grande variedade de produtos, já que Luís Vitorino procura que a oferta seja "o mais diversificada possível". "Desde as chichas e carvão para chichas, às pipas, incensários, filtros, ervas, sementes, chás e produtos afrodisíacos", diz Luís Vitorino, bem como peças de vestuário. O proprietário assegura igualmente que neste espaço comercial "está tudo devidamente legalizado", não havendo por isso razões para temer processos semelhantes ao que envolveu o proprietário da Cogumelo Mágico, em Aveiro (ver texto ao lado).

Com licença atribuída pela Câmara de Cascais e com fiscalização da ASAE, Luís Vitorino explicou que o processo para legalização do estabelecimento demorou cerca de três anos. E ao longo das três semanas de portas abertas ao público, a Imperium já recebeu a visita das autoridades por duas vezes. "Como seria de esperar correu tudo bem, porque está tudo em ordem", asseverou Luís Vitorino.

Para a Associação Empresarial do Concelho de Cascais, esta nova loja traz um conceito "controverso" e "polémico", mas que não provoca quaisquer constrangimentos uma vez que respeita a legalidade.

"É um facto que não é um negócio normal, mas para nós, na óptica empresarial e comercial, desde que seja legal é bem-vindo a Cascais", garante o presidente da associação, Armando Correia.

O dono do novo espaço comercial de Cascais recusa qualquer controvérsia em torno do negócio e garante mesmo que "os produtos aqui vendidos não são prejudiciais para a saúde, são coisas naturais". E afiança que "a mentalidade dos portugueses está a mudar e as pessoas aceitam bem o negócio". Que se traduz numa "reacção fantástica" por parte da população de Cascais, segundo Luís Vitorino.

Embora esta seja a quinta loja na região da Grande Lisboa, o proprietário da Imperium frisa que tem havido muita procura, muitos curiosos, mas também muita gente que sabe o que pretende.

Um jovem, residente em Cascais, conversa com o dono à procura de um produto específico. Parece saber bem o que quer: "Uma coisa que me ajude a relaxar, que seja forte, mas calmante. Nada de alucinogénios." Luís Vitorino sugere a Dragon, a erva mais forte que tem, de três gramas e, por isso, mais cara - 45 euros. Para o cliente e um amigo que o acompanha, uma das vantagens deste espaço é a sua localização. "Antes tínhamos de ir a Lisboa, agora temos a loja mais perto. Para nós é vantajoso", rematou o amigo.»

4 comments:

Anonymous said...

LOBO VILLA
Na verdade vivemos numa República com bananas da Madeira de Jardim:
e com a banca-rota á vista só nos resta tomar a "erva"...pois sendo legal,como diz a AECC,vamos a ela Dr Capucho !
(Qual é a sua erva preferida DR.?)

Anonymous said...

Ervas daninhas já tinhamos de sobra em Cascais.

Anonymous said...

Boas, já devia haver há mais tempo uma smartshop em cascais, pois invés de comprar da holanda via net, estamos a por divisas no próprio pais,e de uma vez por todas vamos acabár com a filha da pu....... da hipócrisia.
Dou os parabéns ao dono que apesár do tempo que foi necessário para abrir o estabelecimento nunca desistiu.
Acho que está na altura de o governo ser mais ousado e ponderar sériamente em abrir coffe,smart e head shops, pois não só ganha o estado como o consumidor.
Quem acredita no combate á "droga" vive numa utupia esquizofrénica, que só gasta dinheiro dos contribuintes numa luta tipo D.QUIXOTE contra moinhos de vento.

Anonymous said...

Sou de Cascais tenho 33 anos e desde os meus 14 que sou consumidor e adepto da verdadeira Sativa por isso se querem vender-nos qualquer tipo de drogas tudo bem mas preferia puder comprar livremente a verdadeira cannabis...enfim...se legalizam que seja a verdadeira!!! abraços!