Wednesday, January 26, 2011

Incêndios na Peninha

Chegado por e-mail:

«De: J Contreiras


Caros Amigos da Natureza

Já anteriormente manifestamos a nossa enorme preocupação pela intenção do Serviço de Protecção Civil de Cascais de efectuar incêndios na encosta sul da Peninha, no Parque Natural Sintra Cascais.

Preocupados com o assunto estão também os moradores desta belíssima região e querem desta forma protestar junto das entidades responsáveis e se oporem aquilo que consideram um verdadeiro atentado ambiental.

As bruscas mudanças das condições climáticas, caracteristicas desta região, nomeadamente com ventos súbitos fortíssimos, não permitem que se proceda a incêndios que podem ficar fora de controlo e provocar danos materiais, porventura ainda maiores do que aqueles que o projectado incêndio "preventivo" virá a infligir à fauna e flora do Parque.

Como se verifica pelas condições climáticas dos últimos dias, os ventos já praticamente anularam o efeito das chuvas anteriores e a mata já se encontra seca e com condições de espalhar rapidamente o incêndio muito para alem dos limites que supostamente seriam controláveis.

O incêndio servirá apenas para provocar danos ambientais e humanos, como o aumento das emissões de carbono para a atmosfera, a dispersão de cinzas potencialmente alérgicas com comprovados efeitos no aumento dos casos de asma e doenças cardio-vasculares, o efeito de estufa e acima de tudo a destruição de uma paisagem que existe intacta há milhares de anos mas que agora se vê ameaçada pela intervenção iluminada dos burocratas, que provavelmente nunca estiveram na Serra e decidem na secretária.

A questão que se põe é saber quem será responsável não só pelos danos ambientais e estéticos como ainda por aqueles danos que vierem a ocorrer caso o incêndio fique fora de controlo !!!

Os moradores desta região, bem como todos aqueles que defendem a natureza, esperam bom senso por parte de quem tutela este assunto, pois tanto erro dos decisores políticos e administrativos, tem infelizmente conduzido o nosso pais para a difícil situação em que se encontra.

Esperemos que não seja apenas mais um exemplo.....

Por favor divulguem, protestem e defendam os nossos direitos de viver a natureza tal qual ela existe !


Aqui vão os contactos dos responsáveis por esta acção: proteccao.civil@cm-cascais.pt pedro.mendonca@cm-cascais.pt
»

1 comment:

Pedro said...

No ano passado o resultado foi muito negativo, incêndio generalizado na zona Sul (pedra amarela) e creio com alguns feridos. não fossem os helicopteros e teria tido mais desastroso.