Monday, January 24, 2011

Que presente para a Casa de São Francisco?


«Que futuro para a Casa de São Francisco» (no Estoril, entre os Correios e o Hotel Paris), perguntava eu aqui em 11 de Novembro de ... 2008. Na altura foi-nos comunicado que nada havia na CMC no que toca a autorizações para obras, fossem de que teor fossem.

Bom, quem por lá passar neste preciso momento, verá que alguma coisa (o quê?) se passa na casa que António Varela projectou, e alterada nitidamente a sua envolvente no logradouro, pelo que se sentirá, como eu me sinto, completamente ludibriado pela CMC, a qual chega a dedicar 3-4 páginas (e fotos) à Casa de São Francisco, num dos fascículos da colectânea editada há pouco tempo pela própria CMC e dedicada ao inventário arquitectónico do concelho, no caso o património modernista...

Em que ficamos?

2 comments:

MnelVP said...

Já se está a ver o que vai acontecer: vai abaixo para construir algo maior e a CMC vai alegar que, como à frente tem um dos maiores monstros da Linha do Estoril ( o Hotel S Mamede), tinha de ser autorizada a demolição.

A CMC, em vez de deitar abaixo os monstros ilegais de outras épocas, utiliza-os para justificar a demolição e a perda de caráter de Cascais.

Anonymous said...

E assim, pedra a pedra, se vai descaracterizando o concelho...