Monday, December 15, 2014

Chegados ao final do ano, o balanço possível de 2014: tudo como dantes e más surpresas


Péssima surpresa, esta, desfigurando um dos últimos bons exemplos da arquitectura hoteleira do Estoril de outros tempos - o Hotel Inglaterra -, feita num abrir e fechar de olhos, sem aviso, facto consumado.

Um clássico, ano após ano, promessa incumprida após promessa incumprida. Até quando? E, sobretudo, o que se prepara em sua substituição, o quê, com quem e para quem?

Tudo como dantes. A CMC aprovou algo que não será feito, graças não à CMC mas aos lençóis freáticos e em vez desta última pugnar, ou pelo menos fazer que pugna, por uma solução a bem de todos, Cruzeiro, património modernista, proprietário, possíveis exploradores, moradores e Estoril, só se fala é em demolição. Outro clássico.

Outro clássico, infelizmente. Da possibilidade falhada (tentou-se, mesmo?) de reconstrução para o seu fim inicial, segundo a traça demolida, e eleições passadas, estará para breve um novo projecto, dissonante, bem entendido.

Mais um clássico, e mais outra promessa incumprida após promessa incumprida de demolição. Este "aborto" merece o galardão de construção pós-moderna de Cascais. De pé até quando?

Este outro mono, ao melhor "Reboleira Style" era para ter sido já construído no Hotel Paris, rematando assim a principal entrada do Estoril em parelha com o Titanix de "boa memória" do outro extremo, Cascais. Estão bem um para o outro, aliás. Mas como a crise toca a todos, ainda não foi em 2014 que o novo substituiu o velho, por sinal já de si um mono, mas de "estilo" mais clássico anos 60.

Eis o clássico dos clássicos: o lote da praça de touros. Depois de muito projecto para todos os gostos, agora é a vez de se tocar pelos "idosos" e pela assistência aos mesmos. Em torres, claro, que não dá para ter aquele lote com moradias de 1-2 pisos, logradouros generosos e ar puro, que isso dá poucas taxas e quem lucraria com isso, afinal de contas? Tal com o exemplo anterior, a crise tem ajudado a que tudo se mantenha como desde que deitaram abaixo a praça. A ver em 2015.

Outra má surpresa: afinal, o modernaço novel Atlântico é maior do que o velhote decrépito que mandaram abaixo. o "boneco" 3D parece que alargou! Dá mais sombra e tapa mais vistas! Este novel tem a vantagem de ser mais Expo do que Reboleira, valha-nos isso, e tem um arranjo paisagístico à maneira na Marginal.

O "grande projecto", baptizado de cariz social, mas que trazia a reboque construção e mais construção onde não se devia construir apenas usufruir. Terá sido travado in-extremis. Ganhou o bom senso, perderam as taxas urbanísticas e as mais-valias.

Mais outro clássico, a Casa de São Francisco, de traço do Arq. António Varela, sempre com camartelo em "stand by" há pelo menos 3 mandatos da CMC e outros tantos projectos de alterações/demolição/construção nova. Que interessa que a mesma CMC a fotografe e publique em catálogo da própria CMC publicitando, e bem, o valioso património modernista do concelho? Nada.

Em Carcavelos, the horror, the horror, em duplicado: o pólo universitário da UN e o PP Carcavelos Sul: prédios, equipamentos, carros, impermeabilização do solo, abate de árvores, vias e mais vias, taxas e mais taxas. O progresso tem encontro marcado em Carcavelos, RIP.

Finalizando o triste relambório, e porque já vai grande o post, apeio-me no Monte (e onde mais podia ser?), o exemplo característico do que não deve ser mas é a política urbanística da CMC. Sem mais comentários

7 comments:

aragonez said...

Mania de falar só no mal!!!!!!!
Aqui na Fausto de Figueiredo, foram instalados parquímetros!
Resolvem uma data de problemas antigos na zona: os semáforos Salesianos/rua do Banco e a armadilha para artistas de circo que é a junção de acessos frente ao tal Cruzeiro...
Vêem? Afinal há coisas boas! para festejar o ano novo!
Não sejam injustos: Há boas e más câmaras...

Paulo Ferrero said...

:-), sim, claro, só que o que conta para mim (e o post é apenas meu) é o urbanismo ;-)

aragonez said...

Eu estava apenas tentando ser irónico...

Julio Amorim said...

Tem aqui umas marteladas muito bem apanhadas Paulo....
Não se pode abrir um quadradinho aqui ao lado para apostas sobre o dito esqueleto ? É que aquilo dentro de uma década vai continuar no mesmo lugar mas já com tijolo, reboco, portas e etc.

Anonymous said...

PARABENS
Excelente POST , PODIAM FAZER CHEGAR ISTO A CAMARA

aragonez said...

Para terminar em bom o ano de 14, nada como a "estória" dos terrenos de Carcavelos!!!!!
Então não é que a Cãmara dita municipal, viu travada a chupeta?
Chupeta de OITO milhões!
O episódio compensou-me largamente de todas as porcarias arrastadas ao longo do ano!
AMDG.

Jorge Dias said...

Sobre o esqueleto da figura 2 em frente à gare de Cascais parecem haver novidades. Aparentemente estão a erguer andaimes à sua volta e encurtaram o passeio alargando o perímetro da obra. Alguém sabe informar a que se destinam? Pode ser que seja para, finalmente, lhe darem o devido descanso com a sua remoção...