Tuesday, November 17, 2009

EP intervém em 572 árvores junto a estradas de Sintra

In Público (17/11/2009)

«Uma dezena de plátanos centenários junto à Adega Regional de Colares vão ser avaliados, em termos das suas condições fitossanitárias, e só depois será decidido se o destino passa pelo tratamento ou abate das árvores que representem risco para a segurança dos automobilistas, informou ontem Rui Santos, presidente da junta daquela freguesia do concelho de Sintra.

"As árvores estão marcadas para serem analisadas e só as que não estiverem em condições é que poderão vir a ser cortadas", comentou o autarca de Colares, frisando que as marcações a tinta vermelha foram efectuadas apenas para identificar os exemplares que precisam de ser avaliados, nomeadamente através de uma "radiografia", pelos técnicos ao serviço da Estradas de Portugal (EP).

A junta, segundo Rui Santos, pediu à EP para podar mais de 200 plátanos da freguesia. Na Internet circularam alertas para o facto de as árvores pertencerem "não só à "imagem" da vila de Colares como aos seus moradores e visitantes".

A EP adiantou ao PÚBLICO que, até ao fim do ano, está em curso uma "intervenção em 572 árvores de grande porte (poda, tratamento fitossanitário ou, no limite, o abate)" na EN375 (que atravessa Colares), e nas estradas da serra de Sintra, numa extensão de 35 quilómetros. L.F.S.»


O Diário de Notícias e também fez eco, idem, o Correio da Manhã dos protestos.
...

«Radiografias pelos técnicos das Estradas de Portugal»?! Basta andar pelo país para ver o que esses técnicos têm feito às árvores de alinhamento de estradas nacionais, a começar pelas do Alentejo que são as que percorro mais vezes. Está-se mesmo a ver ...

2 comments:

Mentuhenhat said...

Namasté!...

É extremamente triste ver este tipo de árvores centenárias serem abatidos desta forma cruel e injusta!...
É sempre triste ver que a mão e o olho do Homem não têm piedade da Mãe Natureza!...

Triste... Muito triste!...

O meu Abraço de Luz!...

Adelaide Figueiredo said...

Que pena que os Homens não pensem um pouco que cada árvore dá beleza onde se encontra, modela a paisagem, segura as terras, dá sombra, purifica o ar, serve de abrigo aos passarinhos e além de tudo vive, respira, tem seiva! É um ser vivo que não faz mal a ninguém mas que pelos vistos deve incomodar muita gente para a destruirem, neste caso para destruirem umas centenas delas.
Só posso sentir e dizer mas que tristeza.