Tuesday, November 23, 2010

Praga ameaça 3000 palmeiras em Cascais

In Público (23/11/2010)

«As mais de 3000 palmeiras existentes nos espaços verdes públicos e privados de Cascais estão ameaçadas por uma praga de escaravelhos.

Segundo anunciou a Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, está confirmada no concelho, depois de ter sido detectada na região do Algarve e em Setúbal, a praga do escaravelho- da-palmeira, originária do Norte de África e que também se tem disseminado por Itália, França e Espanha. Os serviços camarários espalharam armadilhas que atraem os insectos, de forma a que possam ser identificadas e tratadas as árvores com insecticidas autorizados pela Direcção-Geral de Agricultura.

As palmeiras demasiado infestadas (uma colónia pode chegar ao milhar de bichos) podem ter de ser abatidas. A detecção visual dos sintomas da praga é difícil, mas podem distinguir-se indícios como folhas desprendidas e pendentes da coroa, topo careca, folhas novas com pontas truncadas e amálgamas de fibras cortadas e com mau cheiro, de odor avinagrado.»

3 comments:

MnelVP said...

Cascais ama as suas palmeiras:
Há cerca de 10 anos "nacionalizaram" uma palmeira que tinha temporariamente transplantado enquanto decorriam obras no meu jardim. Não sabia que era necessária uma autorização, a polícia parou a carrinha do empreiteiro e a palmeira está agora à frente do Hotel Baía :-)

Aliás, relativamente ao palacete do Sec XIX que foi demolido ao lado da minha casa, o IGESPAR não deixou foi tocarem na palmeira !!

Anonymous said...

Será que existe algum bug destes que ataque os maus gestores publicos?
Os marroquinos bem que podiam ter enviado um escaravelho dos politicos hehehe.

Anonymous said...

Haja Deus !
Contra a praga da plantação de palmeiras que as nossas autarquias nos têm impingido,vem agora uma praga natural...Haja Deus !