Saturday, January 29, 2011

António Capucho sai de cena "orgulhoso" mas lamenta discriminação do Governo

In Público (29/1/2011)
Por Marisa Soares

«Carlos Carreiras, vice-presidente da câmara, assume a presidência e promete trabalhar até 2013. Autarca deixa o cargo de conselheiro de Estado à disposição de Pedro Passos Coelho

O senhor que se segue
Balanço do Cidadania Cascais

A decisão foi tomada no final de 2010, mas António Capucho preferiu deixar passar as eleições presidenciais para a anunciar: o presidente da Câmara de Cascais confirmou ontem que vai suspender o mandato a partir de terça-feira, por razões "de natureza estritamente pessoal". Ao mesmo tempo, vai colocar o cargo de conselheiro de Estado à disposição de Pedro Passos Coelho. "Esse é o lugar do líder da oposição", explicou.

Na comemoração dos nove anos à frente do executivo de Cascais, António Capucho explicou que suspende o mandato por um ano, a partir de 1 de Fevereiro. O autarca, de 66 anos, alega que deixou de reunir "as condições físicas e anímicas para o exercício eficaz de funções a tempo inteiro tão absorventes e desgastantes".

Apesar de poder regressar, em qualquer altura, o social-democrata diz que a sua recuperação em tempo útil é "improvável" e que, por isso, não tenciona voltar, "salvo em condições excepcionais". A decisão só agora foi tornada pública, esclareceu, por considerar "perturbador" fazê-lo durante a campanha de Cavaco Silva à Presidência da República.


As "afrontas" do Governo

O líder da coligação Viva Cascais (PSD/CDS-PP) fez um balanço positivo de nove anos de governação, mas sublinhou a "discriminação e desconsideração" de que Cascais tem sido alvo por parte do Governo, principalmente nos últimos três anos. A extinção da Junta de Turismo da Costa do Estoril, a suspensão dos investimentos na linha ferroviária de Cascais e a cativação das contrapartidas do Casino do Estoril foram algumas das "afrontas" apontadas. Só nas receitas do jogo, a câmara perdeu 12 milhões de euros em 2010.

Apesar de tudo,Capucho sai "orgulhoso" do trabalho feito. A aposta na cultura foi uma das suas marcas, com a inauguração da Casa das Histórias Paula Rego, em 2009. Na área social, concluiu a demolição das barracas no concelho, no antigo bairro do Fim do Mundo. No actual mandato, tutelava o Planeamento, Urbanismo, Turismo, Trânsito, Assuntos Jurídicos e Polícia Municipal, competências que devem ser assumidas pelo vice-presidente, Carlos Carreiras. Este tenciona agora "homenagear" o seu antecessor, "trabalhando ao longo dos próximos três anos" em prol dos objectivos traçados pela coligação.

António Capucho afasta-se mas não sairá completamente de cena. Está disponível para integrar as listas da Viva Cascais para a assembleia municipal e para a Assembleia de Freguesia do Estoril nas próximas autárquicas. "A nível nacional, vou acompanhar [a política] um bocadinho à distância, a não ser que me convidem para dar apoio a Passos Coelho. Aí estarei disponível".

Nos últimos 30 anos, António Capucho foi secretário-geral do PSD, deputado, ministro da Qualidade de Vida e dos Assuntos Parlamentares, secretário de Estado, líder do grupo parlamentar e deputado europeu. Suspende, para já, a vida de autarca, indisponível para se candidatar em qualquer outro concelho, apesar dos convites.»

...

É suspensão ou renúncia? Se for a última, então que se seja frontal e convoque-se eleições antecipadas ou intercalares para a Presidência. Caso contrário é tratar quem votou na coligação como incapaz. Pensei que esse tipo de fazer política já tivesse sido banido do país, mas parece que não.

9 comments:

MnelVP said...

Para quem gosta do Cascais arquitetónico antigo, clássico, e verde esta notícia faz-nos entrar de luto; O Carreiras foi dos maiores inimigos dos velhos palaçetes e das zonas verdes da região.
Fiquei contente quando foi substituido (deposto?) do seu cargo de vereador do Urbanismo. Apesar da força política do Carreiras no PSD, o Capucho deveria ser dos poucos que o controlavam.
Agora preparem-se porque "après lui, le déluge" !!

Uma das principais razões porque não votei na lista do Capucho, foi precisamente porque tinha o Carreiras nela.

Anonymous said...

Um balanço de nove anos tremendamente positivo. Apresentado em tom de rondó caprichoso houve de tudo: Denuncia das afrontas do governo, cansaço, orgulho do trabalho feito, muitos e variados projectos (Há alguns que se arrastam no boletim municipal desde o primeiro mandato ) anúncio de nova liderança na autarquia... gostei imenso. Só não gostei de terem sido apresentados como obra da autarquia o novo hospital, os centros de saúde, troços de auto-estrada, e outras iniciativas cuja responsabilidade de concretização foi do governo de quem o Dr. António Capucho se diz discriminado e desconsiderado.
Assim é demagogia e falta de verdade. Eu que não suporto o governo do Engº.Sócrates tenho de admitir que também ele se sentirá discriminado. Por mim estão ambos á vontade: o meu voto é sempre em branco.
Faltaram no ramalhete do balanço: O Estoril-Residence,(a responsabilidade de uma obra daquelas não pode ser assacada apenas ao vereador do urbanismo) e o esclarecimento do que vai acontecer às Direcções Municipais porque é aqui que se joga o futuro imediato do Dr. Carreiras á frente da Câmara.

João Fragoso

Anonymous said...

"António Capucho explicou que suspende o mandato por um ano, a partir de 1 de Fevereiro."

"Carlos Carreiras. Este tenciona agora "homenagear" o seu antecessor, "trabalhando ao longo dos próximos três anos" "

Então? Suspende por um ano ou por três?

Anonymous said...

...muito gosta o Capucho de mostrar o que fez...Três em três meses lá recebemos a Revista Municipal que nos dá conta das inaugurações e comemorações. Propaganda com tiragem limitada a 80.000 copias a cores e papel lustrado, para nos fazer ver que a crise não chega a Cascais. Obrigado Capucho...

Anonymous said...

Agora é que o mausuléu para a polícia vai avançar.

Já não era sem tempo, aquela afronta ao urbanismo está parada há séculos.

Anonymous said...

Denuncias ??? Fica aqui uma ...

Fernando Teixeira Marques ( militante do PSD )

http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=153070

O trabalho era para 3 anos, mas a empresa ja fechou com a reestruturação... consta também que paralelamente recebe uma avença mensal para o mesmo efeito.

Anonymous said...

Ao post anterior

Tanta certeza, cheira-me a inside trading.

Não percebo por que razão é preciso o anonimato para uma "denúncia" de um caso como este. Não teria sido mais correcto apresentar o assunto nas reuniões de câmara que ocorrem todas as semanas? Inscreve-se e apresenta o problema. É fácil e não necessita do anonimato. A não ser que esteja á espera que este vá embora para ir para lá você.

João Fragoso.

Anonymous said...

LOBO VILLA
(O rei abdicou,sucede-lhe o delfim...; quem disse que a monarquia estava proscrita?).

100% de razão para MnelVP !!!Parabéns pela sua franqueza!

Sucede-lhe o delfim Carreiras que malcriadamente aqui nos chamou a todos de "terroristas urbanos",aos que aqui neste blogg defenderam o Monte Estoril...,vai para uns anos.
Iremos agora ter uma Praça de Touros com 25 andares ?
Por agora salva-nos a crise...

Anonymous said...

Eleições - por que não???

António Martins