Monday, March 28, 2011

O Cruzeiro no «Ruin'Arte»


«O Centro Comercial Cruzeiro entrou na história por ter sido o primeiro shopping de Portugal. O seu nome foi não poderia ter sido outro, e foi assim baptizado por estar rigorosamente localizado na intercepção das freguesias do Estoril, Cascais e Alcabideche, por ser também ali o ponto em que os aviões se encaminham para as suas rotas internacionais e por os seus promotores se chamarem Cruz. [...]»


Assim começa o post de Gastão Brito e Silva dedicado ao Cruzeiro. Obrigado, «Ruin'Arte»

3 comments:

Anonymous said...

E que tal por se assemelhar a um navio de cruzeiro? Visto de cima do Monte Estoril, o andar cimeiro parece um Deck de um navio de cruzeiro, com os torreões a fazer de cânones de comando.

Anonymous said...

LOBO VILLA
Este Centro Comercial está sobretudo "á escala do Sítio" ou seja não admite especulação volumétrica,no sítio,sem contestação local dos moradores.
E este é o ponto essencial desta questão em torno deste Cruzeiro,a "escala", que se debate aqui neste blog há anos e sem que haja nenhuma "resposta":pois o que se pretende será uma especulação volumétrica grande,Byrneana,fora da "escala" ,estilo Estoril-Sol...
Que mais poderia ser ?
(O Património é claro que é bom: pertence á história e ao espaço do sítio...)
Outra coisa mais importante( importantíssima para todo o país !!!)
é o blog "Ruin'arte",aqui referido de Gastão Brito e Silva
que recomenda todos os Cascalenses (de sofá ou não)
Parabéns Gastão !

Anonymous said...

LOBO VILLA

Aproveitando este espaço aberto neste blogg,a propósito do Cruzeiro, pelo post de Gastão Brito e Silva,sou a dizer a todos os cascalenses interessados na salvaguarda do Património que o sítio "RUIN'ARTE" é o mais vibrante e importante blogg de todo o país !(porque mostra de facto,através de fotos extraordinárias, a ruína a que o nosso país está votado pelos nossos "governantes")
Saudações cascalenses.