Monday, December 12, 2011

Prémio Secil atribuído à Casa das Histórias, de Souto de Moura


In Sol Online (12/12/2011)

«O arquitecto Eduardo Souto de Moura recebe hoje, em Lisboa, o Prémio Secil Arquitectura 2010, atribuído pela Secil e a Ordem dos Arquitectos, pelo projecto da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

Criado em 1992, o galardão distingue, de dois em dois anos, a mais significativa solução de arquitectura portuguesa, tendo o júri desta edição sido composto pelos arquitectos Nuno Brandão Costa, Siza Vieira, Diogo Seixas Lopes, Paula Silva, Luísa Marques e presidido por Duarte Cabral de Mello.

Esta é assim a terceira vez que Eduardo Souto de Moura é distinguido com o Prémio Secil, depois de em 2004 ter sido escolhido com o Estádio Municipal de Braga e, em 1992, ano da criação do prémio, com a construção da Casa das Artes no Porto.

O júri do Prémio Secil Arquitectura 2010 destacou a Casa das Histórias Paula Rego entre 16 obras finalistas de arquitectura que considerou de «qualidade exemplar», sublinhando que o edifício criado por Eduardo Souto de Moura «foi pensado tendo em conta os elementos fundamentais já existentes: o terreno e as árvores».

A atribuição do prémio foi anunciada no passado dia 15 de Setembro.

Eduardo Souto de Moura foi este ano o segundo português a conquistar o Pritzker - o maior galardão mundial da área da arquitectura - e já recebeu, entre outros galardões, o Prémio Internacional 'Pedra na Arquitectura' para a casa, em Braga, concedido pela Feira de Verona, e o prémio da secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).

Nascido no Porto, a 25 de Julho de 1952, Souto de Moura faz parte do núcleo de profissionais da 'Escola do Porto', ao lado de Fernando Távora e Siza Vieira, tendo-se licenciado em 1980 pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Entre 1974 e 1979 colaborou com Álvaro Siza Vieira, o primeiro arquitecto português a ser distinguido com o Pritzker, em 1992.

Souto de Moura tem vindo a leccionar nalgumas das mais conceituadas escolas de arquitectura desde o início dos anos 1980: inicialmente na Faculdade de Arquitectura do Porto e, depois, em Paris-Belleville, Harvard, Dublin, Zurique e Lausanne.

A cerimónia do Prémio Secil de Arquitectura realiza-se a partir das 18:00 no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, estando previstas as presenças da ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, e do secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

Na sessão será igualmente entregue o Prémio Secil Universidades Arquitectura 2010, este ano atribuído a oito projectos.

Lusa/SOL»

2 comments:

Anonymous said...

LOBO VILLA
A Secil é aquela fábrica de cimento que polui há anos a Serra da Arrábida e que não tem qq moralidadde para atribuír prémios a ninguém a não ser á des-Ordem dos Arquitectos,que apoias toda e qq fantasia especulatória como o Estoril-sol-residence,o maior monstro que se construiu em Portugal depois do demolido Hotel...
Nenhuma destas instituições Pritzker,Secil,OA merece qq crédito hoje em dia;só falta atribuir o prémio-betão a Byrne para o descrédito ser total!

Anonymous said...

LOBO VILLA
A Fábrica SECIL atribuí prémios aos arquitectos inconscientes da tragédia e da mortandade que provoca na Serra da Arrábida,há muitos anos(!),com as pedreiras e a poluição cimenteira do Outão.
É uma das maiores poluições do nosso país, um dos DEZ PONTOS NEGROS de Portugal.
(Vejam-se as reportagens do Diário de Notícias que estão a saír neste mês de Fevereiro de 2012 !).
Secil e arquitectos é vê-los e abatê-los...