Wednesday, April 18, 2012

Fiscalização de esplanadas


8 comments:

MnelVP said...

Não me parece que a utilização abusiva do espaço do paredão tenha sido verificado, porque senão as multas tinham sido muito superiores.
As esplanadas cada vez se alargam mais para o lado do mar, com o objetivo de "desviarem" as pessoas para as suas esplanadas, criando barreiras aos que apenas querem desfrutar do passeio.
Em alguns casos (Mte Estoril) vê-se esplanadas com 4 filas de mesas + placas com menús, a ocuparem cerca de 90% da largura. Mas a maior parte das mesas estão sempre vazias !!!
As bicicletas, por exemplo, sofrem muito com este abuso.

Anonymous said...

E será que a esplanada do Sr. Manolo está também dentro dos pârametros? é que não se vêem aqueles vasos com flores a delimitar o espaço, pago e bem pago. E ao fim-de-semana por vezes o simples peão tem que andar ás voltas para passar por ali.
Fiscalização? Não parece ser para todos.
Nota: não sou comerciante e nada me move contra o sr. Manolo.

Anonymous said...

Caro PFerrero

Quando as floreiras que delimitam as esplanadas têm RODAS, como é o caso do restaurante Visconde da Luz, o conceito de legalidade é muito elástico e, a avaliar pelo que vejo, está sempre dentro da lei (e do Jardim). Acho até que esta esplanada faz doutrina e jurisprudência urbana. Razão pela qual aconselho vivamente os responsáveis pela revisão do PDM a introduzir este novo conceito de "espaço verde flutuante à la carte" em todas as operações urbanísticas que venham a ter lugar no concelho. Pôr rodas nos espaços verdes permitirá deslocar "porta a porta" um recurso que por ser tão escasso não poderá estacionar indefinidamente num só lugar. Cumpridas as formalidades do licenciamento e obtido o respectivo alvará de construção o promotor imobiliário cede o recurso a outro construtor que por sua vez o deslocará temporariamente para outro local consoante as necessidades previstas na lei das cedência em vigor. E assim sucessivamente…até ao fim dos tempos.
Abre-se aqui um novo mundo para o empreendedorismo juvenil (e agências municipais …)

JFragoso

aragonez said...

E se pudessemos ter estes fiscais a garantir que a Câmara cumpre as suas obrigações?
Útil que seria para os cidadãos...

Anonymous said...

Caro aragonez

O seu comentário parte do pressuposto que fiscais e cidadãos são duas realidades distintas, e não são. A sua posição cava trincheiras entre um suposto bloco onde impera o poder das trevas (fiscais/policias/políticos…) e o lado luminoso onde irradiam cidadãos sempre responsáveis, puros e esclarecidos. Como a sociedade não se constrói a preto e branco - apesar dos policias se vestirem de negro - o seu "e se pudéssemos" mais do que um desejo de mudança contém a esperança resignada de alguém que acredita na vinda de um redentor que ponha “isto” na ordem.
O cumprimento do que chama obrigações e a que eu prefiro chamar legalidade, é um imperativo de cidadania que não isenta ninguém. Por isso, se as coisas não estão bem - e não estão - reaja, reivindique, apresente soluções, indigne-se. Ai sim, vai ver a utilidade para os cidadãos. E para si.

Cps
JFragoso

aragonez said...

Caro JFragoso.
Grandes verdades escreveu.
No que me toca e por razões que não estão em tempo de ser divulgadas, não posso indignar-me nem sequer protestar: A Câmara retalia.
E como não há a quem recorrer em tempo útil, tenho de estar caladinho.
Espero que tenha percebido que nem todos "têm o direito à indignação"
Só os eleitos ou os camaradas de percurso e réditos.
All the best.

Anonymous said...

E quando é que acaba a policia da camara ? é que o comercio em Cascais agradecia .

Anonymous said...

E a policia da Camara ??? Ui ui grande negocio este das câmaras ( algumas ) já viram bem fardas novas .... Carros novos ...... Etc etc etc ! E agora até lhe deram pistolas á seria !!!!! Engraçado porque a maior parte deles não tem o 7 ano de escola lol !!!

9:36 PM