Wednesday, May 04, 2011

Câmara suspende plano de reconstrução do Hotel Miramar

In LUSA
2011-05-04, 13h41


«Cascais, 04 mai (Lusa) -- A Câmara de Cascais suspendeu o plano de reestruturação do Hotel Miramar, que previa uma nova unidade com 100 quartos, uma exigência da população, que considerava o documento um atentado urbanístico.

O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras (PSD), afirmou hoje aos jornalistas à margem da inauguração das novas instalações da PSP de São Domingos de Rana, que deu ordem de suspensão do plano de reestruturação do Hotel Miramar por considerar que "não era correto".

"Decidi suspender o plano porque não me pareceu que a intervenção que estava a ser proposta era correta e agora estou à procura de uma alternativa", disse Carlos Carreiras, sublinhando que a decisão já estava tomada desde que tomou posse como presidente da Câmara (fevereiro de 2011).

O autarca quer agora encontrar uma solução que pode passar por "fazer um bom enquadramento do plano de pormenor, alterando os termos de referência".

O plano em causa previa construir um empreendimento hoteleiro com um mínimo de 100 quartos.

Este Plano de Pormenor de Reestruturação e Urbanização do Terreno do Hotel Miramar - destruído quase na totalidade por um incêndio, em 1975 -- mereceu fortes críticas da população.

No mês passado, a Associação de Moradores do Monte Estoril criou uma petição a exigir o arquivamento do plano de pormenor existente, considerando que o projeto representava um "atentado urbanístico".

Carlos Carreiras prometeu ainda manter contacto com os moradores do Monte Estoril para lhes dar conta do processo e discutir as soluções que vierem a ser encontradas.»

8 comments:

Carlos Portugal said...

Parabéns ao Executivo Camarário pela decisão de suspensão, de acordo com os pedidos dos moradores!

Quanto a alternativas, uma seria a reconstrução do Hotel Miramar com a mesma volumetria e estilo originais, embora reequipado e reestruturado internamente para melhor conforto (embora sejam de evitar soluções «modernistas», perfeitamente anacrónicas num edifício destes), e aberto como hotel de charme. É desse tipo de hotelaria que muitos turistas andam à procura.

Cumprimentos.

Anonymous said...

A interrupção não se deve à petição que só obteve 50 assinaturas.
Muito obrigado Dr. Carreiras.É de coragem.
Temos homem.
João Fragoso

Anonymous said...

LOBO VILLA
Se a hipocrisia fosse música o Sr Carreiras era uma ORQUESTRA,regida claro,pelo Sr Capucho,(com o Sr Judas a rir, na primeira fila).
Foi a CMC quem fez o Plano e pediu aos patos-bravos(ao Sr Byrne,claro) que ali fizessem um mono de hotel com 100 quartos num lote de moradia,foi a CMC quem demoliu o edifício Miramar quando ele ainda estava recuperável,só não contavam com este movimento cívico,este abaixo-assinado,em vésperas de eleições...
Agora quer "alternativas",o Sr Carreiras...? Duvido que as queira!
Agora,alternativa não há,mas ficará na história da destruição do Monte-Estoril,como "Terrorista-Urbano",junto á sua orquestra.
(João Fragoso:o abaixo-assinado só teve 50 assinaturas? está a mangar conosco...!)

MnelVP said...

EXCELENTE !!!!
Apetece-me pedir uma audiência ao xor presidente para lhe dar um abraço !!

Podemos invocar muitas teorias de conspiração, inclusive dizer que isto aconteçeu por falta de fundos do lobi Estoril-Sol e não por pressão dos moradores e da petição, mas eu sou um otimista e prefiro pensar que o Sr Carreiras é afinal amigo da Costa do Estoril e que ouve os que por cá vivem há várias gerações.
Pode também ser que tenha mais força política do que o Capucho para se opor a este lobi do betão.


PS: espero que seja o final da triste era Byrne.

Unknown said...

Este tipo de conquistas deveriam ter sido feitas no passado para evitar os abortos do hotel Mirage e shoping na entrada de Cascais..

Carlos Portugal said...

O Mirage não é muito mau, nem ofende a vista... agora o «tetris» do Byrne e o Villa é que são aberrações completas, de um pirosismo novo-rico e bacoco inacreditável.

Anonymous said...

LOBO VILLA
Caro Mnel VP ,não há "teorias da conspiração" aqui no blog,há-as sim na autarquia,um dia é para betonar no dia seguinte é má "interpretação" do Plano(que os próprios fizeram)...e o Sr Carreiras é o mais perigoso deles todos,o perfeito lobo com pele de cordeiro; o que nos chamou a to dos,aqui neste blog(!) de "terroristas urbanos" por defendermos precisamente o Miramar!!!( em 2009,consulte os arquivos do blog)
Como é possível, João Fragoso, dizer que "temos homem"(Carreiras),porque só houve 50 assinaturas no abaixo assinado encabeçado por Marcelo Rebelo de Sousa...?
Caro Sr Fragoso explique-se por favor aqui neste Blog;
e Sr Mnel VP porque acha que o Sr Carreiras afinal "é amigo da Costa do Estoril"...fundamentem estes vossos palpites sff. !!

Anonymous said...

Lobo Villa
Você leva-se demasiado a sério para que alguém possa perder tempo consigo.

João Fragoso