Tuesday, October 24, 2006

Antiga garagem, cocheira e cavalariça da casa de A.Santos Jorge


(Foto: DGEMN)

Quem é que nunca se admirou com a beleza perdida daquele edifício junto à linha de comboio, em plena rampa de acesso à praia do Tamariz? São as antigas e inacabadas cocheiras de António Santos Jorge, desenhadas em 1914 pelo fabuloso arquitecto que foi Norte Júnior, para a casa e cocheiras do seu proprietário, cuja morte súbita inviabilizou o resto do projecto. É um edifício assombroso (e assombrado), com motivos fortemente simbólicos do ecletismo da zona. Pura Arte-Nova, tardia (como tudo) em Portugal. De inspiração parisiense; com cantarias de lioz; ferro forjado. Os interiores, ao tempo da juventude dos nosso pais, quando ali era uma garagem, ainda mantinham estuques trabalhados nos tectos. É imóvel de interesse público desde 1996. E raro é o ano em que nãos e vêem tijolos, andaims e operários a laborar no seu interior. Já era tempo de quem de direito ali intervir e de lá fazer alguma coisa de útil para Cascais. Quanto mais não seja, em memória de Norte Júnior.

3 comments:

Anonymous said...

ja se tentou anteriormente efectuar muita coisa para preservar aquele monumento...mas a CMCascais a dada altura nao deixou que tal acontecesse...portanto, passaram de mao em mao ate chegar aquele ponto...e o edificio de assombrado nao tem nada! pelo menos de que me lembre! Jose Santos Jorge

Paulo Ferrero said...

Muito obrigado pelo esclarecimento, oportuníssimo. Não quer participar directamente no blogue? Se quiser, deixe-nos o seu email, s.f.f.

Anonymous said...

ola,
estou a tirar uma licenciatura em conservação e restauro ainda no 1 ano e quero fazer um trabalho sobre este antigo edificio. alguem tem historia, documentos, fotografias, curiosidades?? ja alguma vez foi restaurada?