Tuesday, October 28, 2008

Sessão pública sobre PP Quinta do Barão:

In Imprensa Cascais:

«SESSÃO PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO AO PLANO DE PORMENOR
DE REESTRUTURAÇÃO URBANÍSTICA DA QUINTA DO BARÃO | CARCAVELOS

– Salão dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos - S. Domingos de Rana –
Dia 28 de Outubro | 20h30

Tem lugar na próxima terça-feira, dia 28 de Outubro, a partir das 20h00, no Salão da Associação dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos - S. Domingos de Rana, uma Sessão Pública de Esclarecimento ao Plano de Pormenor de Reestruturação Urbanística da Quinta do Barão | Carcavelos.

Em fase de Discussão Pública até dia 11 de Novembro, e quando estão já concluídas as etapas mais demoradas da sua elaboração, o Plano de Pormenor de Reestruturação Urbanística da Quinta do Barão, em Carcavelos, aproxima-se da respectiva conclusão.

Finda esta fase, irá ainda decorrer um período para a ponderação das participações entretanto registadas - as quais poderão motivar alterações ao documento. Segue-se a remissão deste pela Câmara Municipal para deliberação junto da Assembleia Municipal. A última etapa é a publicação em Diário da República, pelo que se prevê que o Plano de Pormenor de Reestruturação Urbanística da Quinta do Barão esteja aprovado até ao final do primeiro trimestre de 2009.

Com a implementação deste plano de pormenor, o tecido urbano na zona da Quinta do Barão e envolvente irá ser valorizado pela introdução de um conjunto de alterações onde se incluem o alargamento e reperfilamento da Rua Dr. José Joaquim de Almeida para 17 metros, com instalação de uma via ciclável, alargamento do perfil da R. Dr. Baltazar Cabral para 12 metros, criação de 649 lugares de estacionamento e execução das obras da sede da Associação das Guias de Portugal -Companhia de Guias de Carcavelos e Associação dos Escoteiros de Portugal – Grupo 16.

Em termos culturais será implementado o Museu da Vinha e do Vinho, projecto que beneficia da cedência dos edifícios da adega e anexos, bem como dos solos respeitantes à sua área de implantação.

Na área ambiental, este Plano de Pormenor prevê a cedência dos solos em Reserva Ecológica Nacional do logradouro da parcela do Museu, além de cinco hectares de parque urbano, dos quais um hectare será reservado à plantação de vinha em defesa da produção do Vinho de Carcavelos.

Ainda no plano ambiental está prevista a regularização da Ribeira de Sassoeiros, para prevenir os efeitos de um potencial caudal centenário.

No plano urbanístico, o Plano de Pormenor de Reestruturação Urbanística da Quinta do Barão integra a construção de um hotel tipo resort com 70 quartos, que irá contribuir para a criação de postos de trabalho no concelho. De referir que o edificado histórico existente na Quinta do Barão, conjunto classificado, será integralmente recuperado com acompanhamento do IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, destinando-se a albergar parte dos quartos e serviços do hotel.

Ainda no plano urbanístico, está prevista a construção de 110 fogos instalados em dois novos edifícios de habitação colectiva – um com cinco pisos mais um recuado e outro com dois pisos mais um recuado – e de 10 lojas, num total de 500 metros quadrados para uso comercial.»

1 comment:

Anonymous said...

Porque não criar um hotel de luxo mas temático, e então fazer a quinta do barrao todo ela com o tema tematico.

E ainda 1% do lucro deste quinta ir para apoio domiciliario na area da saude.....

Isto é apenas uma sugestão se quizer mais promenores eu posso enviar