Monday, July 20, 2009

Nova Cidadela de Cascais custa nove milhões

In Público (20/7/2009)

«A renovação do Palácio da Presidência, a requalificação da Fortaleza de Nossa Senhora da Luz e a construção de uma pousada são os projectos previstos para a Nova Cidadela de Cascais, que estarão concluídos em 2011.
Para o Palácio da Presidência da República está previsto um projecto de recuperação e musealização, que vai recuperar a residência oficial do Presidente da República e permitir a instalação do Museu das Ordens Honoríficas. Segundo Pedro Vaz, arquitecto do projecto, a obra de reabilitação do edifício consiste num "núcleo de museu da Presidência, aposentos de comitivas e um espaço que poderá ser visitado pelo público, além dos salões que servirão para receber eventos". A obra está a decorrer e deverá estar concluída em Julho de 2010. Lusa»

5 comments:

Anonymous said...

LOBO VILLA 22-7-09
O "Palácio da Presidência" é algo que nunca existiu nem poderá existir. Nove Milhões para uma invenção "jacobina" actual , nem sequer herdada da República (lá pernoitou apenas Carmona , que se saiba).
Foi o monárquico "Palácio da Cidadela", apenas usado pelos últimos dois reis, que a República deixou arruinar e agora quer "re-inventar".
Iremos ver ,e rir do núcleo inventado, do anedótico "museu da Presidência...e da sua comitiva"...

Anonymous said...

O Bloco de Esquerda divulgou publicamente uma lamentável nota em que critica a “construção de uma Pousada de luxo na Nova Cidadela, defendendo que o espaço deve ser aproveitado por todos e não só acessível a alguns”.

Em mais um delírio demagógico, o Bloco de Esquerda sugere mesmo que aquela construção vai provocar “segregação social”.

Estas afirmações e os receios manifestados não fazem qualquer sentido.

Desde logo a Cidadela tem três componentes:

- o Palácio Presidencial, já em obras, e que, para além dos aposentos do Chefe do Estado no último piso, vai proporcionar a abertura ao público de um novo Museu de inequívoco interesse e de um percurso visitável nos demais pisos;

- a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz também aberta ao público e musealizada;

- o restante espaço, concessionado ao Grupo Pestana, o qual integra uma Pousada e ainda diversas áreas totalmente abertas ao público, com vocação turística e cultural (neste caso estão já celebrados protocolos com os Museus Berardo e do Oriente).

Consequentemente, é no mínimo revelador de profunda ignorância insinuar suposta interdição do acesso do público decorrente da inexistente privatização da Cidadela.

Esta Câmara conseguiu finalmente resgatar a Cidadela de Cascais precisamente com o objectivo de proporcionar o usufruto público deste magnífico exemplar do nosso património.

Quanto à Pousada, entendemos que é uma solução muito favorável ao interesse público, não só pela resposta turística que proporciona naquele local, como pelo conjunto de empregos que proporciona, factores que o Bloco de Esquerda não parece valorizar.

Registamos as preocupações quanto à “preservação e reabilitação do património histórico”, mas a experiência dos últimos oito anos evidencia não ser assunto em que esta Câmara Municipal possa ser posta em causa.



Cascais, 2009-07-23



António d'Orey Capucho

Anonymous said...

LOBO VILLA 23-7-09

O que atrás disse muito claramente,é que um "Palácio da Presidência",na Cidadela de Cascais é pura invenção desta República( dos Dr. Cavaco e Dr. Capucho,entre outros) e que o real " Palácio da Cidadela" em Cascais sempre pertenceu aos últimos reis de Portugal( lá terá pernoitado Carmona,disse...).
Trata-se pois de MAIS um branqueamento da História de Portugal e de MENOS nove milhões dos contribuintes...
Já agora Dr Capucho,para que o branqueamento fique completo, retire de lá a estátua do Rei D. Carlos,que acabou de pôr,e substitua-a pela do único pernoitante Presidente,para que faça sentido chamar, ao real Palácio, o "Palácio da Presidência"...

Anonymous said...

Cascais está cada vez mais de meia dúzia. Os donos são a LENA, a MOTA ENGIL e outras assim. Nós que cá vivemos desde sempre nem passeios temos nas nossas localidades para nos deslocarmos até à paragem do autocarro, que esperaremos com esperança que, excepcionalmente, cumpra o horário. É outra das donas disto, a Scoturb...

Antonio Muñoz said...

O Sr L Villa tem razão numa coisa : O "Palácio da Cidadela" foi fundado e vivido pela monarquia.Goste-se ou não, é histórico.
Chamar-lhe "residência oficial da Presidência da República" , é anedótico.