Friday, February 12, 2010
Estação de São João do Estoril renovada até ao final do ano
In Público (12/2/2010)
Por Luís Filipe Sebastião
«Câmara de Cascais justifica demora na construção de desnivelamento rodoviário à linha férrea com dificuldade em saber a quem pertencia terreno
As obras de reformulação das acessibilidades à estação de São João do Estoril devem arrancar em Março e ficar prontas até ao fim do ano, anunciou ontem a Rede Ferroviária Nacional (Refer). A empreitada permitirá encerrar a última passagem de nível rodoviária na Linha de Cascais, o que apenas acontecerá uns meses mais tarde com a conclusão de um novo desnivelamento a partir da Avenida Marginal.
O projecto da Refer, ontem apresentado em Cascais, prevê uma passagem inferior pedonal, a reformulação dos cais e das coberturas, a recuperação do actual edifício da estação, e a requalificação do espaço público envolvente, com a criação de três pequenas áreas comerciais. O atravessamento inferior à linha férrea será feito em escadas ou elevadores para pessoas de mobilidade reduzida. O acesso ficará situado junto à estação existente, que também será mantida e contará com um novo edifício de apoio, do lado sul (mar), com bilheteiras e sala de espera.
Os actuais quiosques serão substituídos por duas zonas comerciais no lado norte e uma a sul da via ferroviária. Um responsável da Refer salientou ao PÚBLICO que a concessão de alguns destes espaços terão a obrigação de manter em funcionamento sanitários de uso público. Dos dois lados da linha estão previstos lugares de estacionamento para tomada e largada de passageiros. Os cais, prolongados e com novas coberturas, terão o acesso condicionado aos utentes dos comboios. A empreitada deverá ser adjudicada por um valor "entre três e quatro milhões de euros", tendo em conta as propostas apresentadas a concurso.
Para salvaguardar o arvoredo junto à estação, a autarquia vai transplantar, entre 17 e 24 de Fevereiro, sete árvores para os viveiros municipais de Vale de Cavalos, para futura utilização em espaços verdes urbanos. Um plátano do lado sul será deslocado alguns metros, por uma empresa especializada, com acompanhamento da Polícia Municipal para garantir a segurança na zona.
Nova rotunda na Marginal
A última passagem de nível rodoviária da Linha de Cascais encerrará quando ficar pronta a passagem rodoviária inferior projectada a partir de uma nova rotunda na Marginal, junto ao forte de Santo António, que ligará à Rua Homem Cristo, perto do centro de saúde de São João, e à futura Via de Cintura Nascente a São João.
"Não posso dar prazos para a execução dessa via", disse ontem o presidente da autarquia, António Capucho, explicando que esteve "oito meses à espera" que o ministério da Defesa e a Estradas de Portugal descobrissem de quem era o terreno para a estrada.
O atravessamento rodoviário junto à estação será fechado com a abertura da alternativa a construir. O autarca congratulou-se com a melhoria das condições da estação e da anunciada renovação da linha e dos comboios.»
...
Ai que bonito! Gosto "especialmente" do arranjo paisagístico à volta da novelíssima estação... Passaremos a ter uma estação "à la" Carcavelos. Não chego a perceber aonde é que a CP/Refer vai buscar estes autores, e como é possível aprovar-se isto, ainda por cima nesta linha que, supostamente, é turística! Enfim, tal como na linha de Sintra não nada a fazer. Só espero que esta modernice estapafúrdia não se propague às estações, ainda assim-assim, do Estoril e do Monte Estoril. Só espero!
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14 comments:
A Direcção da AMQC - Associação de Moradores da Quinta da Carreira, reserva a sua posição oficial acerca deste projecto para o final de Fevereiro após reunir com a REFER e com o Dept. de Trânsito da CMC.
Estas reuniões terão como objectivo, analisar detalhadamente todos os pormenores do projecto.
A posição oficial da Direcção da AMQC, será divulgada site oficial da AMQC.
www.amqc.org
So uma pergunta já agora:
Porque e que em algumas estações da linha de Cascais não existe cobertura em algumas zonas para protecção da chuva?
Agradecia desde já uma resposta a esta questão.
LOBO VILLA
A questão estapafúrdia "á la Carcavelos" que aqui se repete e amplia (pois lá não houve morticínio de àrvores adultas), e mais betão e mais túneis e sobretudo mais "ROTUNDAS"(!) tornaram-se o modelo ideal de consumo do espaço público dos autarcas,leia-se dos patos-bravos da construção,pago por nós,contribuintes,claro.
Como transplantar plátanos adultos( Srs Drs.da Refer e da CMC) SEM AUTORIZAÇÃO da ANF(Autoridade Nacional Florestal) ?
As vossas "técnicas" justificam a falta de "ética" ? Será ?
Como ficará afinal a PAISAGEM da Estação; onde está afixado o projecto que a população possa ver/perceber como manda a lei ?
Mais uma rotunda na Marginal ? Numa via linear destas , é um absurdo total !
As duas únicas rotundas existentes na Marginal, em Carcavelos, são um disparate, óbviamente para demolir numa racionalidade pós-moderna e pós-Capuchiana...
Continuo sem entender a mesquinhes destes movimentos, destes movimentos de constante maldizer... Tomou a iniciativa de presenciar a reunião onde foi votada tal obra? Tomou a iniciativa de procurar uma proposta alternativa? De dizer ao poder político o que achava bem e mal da proposta? Tenho pena que vossas excelências gastem o vosso dignifico tempo a maldizer tudo e todos online e não o façam cara a cara nas reuniões presencialmente!
Continuem agarrados ao passado com cabeças mesquinhas e tacanhas que certamente viverão bastante mais confortáveis. Sim pq acredito q prefiram viver no/com o passado a ter mais e melhor segurança do presente e futuro.
"A posição oficial da Direcção da AMQC, será divulgada no site oficial da AMQC".
Depois deste comunicado da AMQC fiquei muito mais sossegado. O que não é para menos: nesta como noutras questões relacionadas com o ordenamento do território a AMQC é a nossa LUZ e a nossa SALVAÇÃO.
Sem a V. opinião oficial sentimo-nos sem rumo, despidos e sem saber o que fazer ou o que dizer.
Srs. Directores da AMQC por favor ponham cá fora quanto antes a V. posição.
BEM HAJAM
Um utente da ...linha.
Sr. José
Estou totalmente de acordo consigo, pois quando se faz alguma coisa é só criticar e quando não se faz os mesmos dizem mal porque não se faz, e quando se fizer esta obra de certeza que os milhares de passageiros irão sentir muito mais conforto, mas como existe sempre pessoas que páram no tempo dizem sempre mal por isto e por aquilo, será por desconhecerem que o perfeito não existe.
Caro dinis
sabe com certeza que do lado Sul ( caso não saiba lado Sul é o lado mar) também mora gente...
E a estes ninguém perguntou nada... nem sequer foi informada...
E quem tem comércio no lado Sul?
Como é?
Tem soluções?
Pois é que estes também ninguém não disse nada...
Jdinis
Aposto que quando fizeram o novo terminal rodoviário o senhor também estava a favor...comodidade, modernidade, coisas novas e confortaveis diria...
não é? pois é nem sempre o novo é o melhor
e ás suas últimas palavras acrescentava " ao bom só se dá valor quando ao mau vivemos o hábito..."
Ao último Anonymous said... será que é este o seu nome ? nem merece resposta pois como pessoa sem nome será que existe, qual será a sua idade, 10, 12, 13.
e você chama-se Jdinis ?????
sabendo que tenho razão ... a resposta só poderia ser essa... a novidade nem sempre é boa....
Incrível... Ò senhor Anonymus said (o 1º): mas os habitantes da margem sul ficam assim numa situação tão desesperante por não terem uma zona comercial do seu lado da linha? Custar-lhes-à assim tanto andarem mais 50 metros para atravessar a linha para o lado norte para chegarem aos tão desejados espaços? Ou será que o senhor como habitante do lado sul, gosta muito é de dizer mal utilizando para isso argumentos espatafúrdios...?!?
Quanto ao 2º anonymus, sinceramente não encontro qualquer argumento ou justificação nas suas palavras para ser contra a nova estação. Só diz que nem sempre o novo é bom, o que é bem verdade: quando os portugueses elegeram o novo primeiro ministro, elegeram a pior coisinha que lhes poderia ter aparecido à frente.
Caro Gonçalo...
o problema não é o comércio ou falta dele mas sim a falta de informação que estes não tiveram...
A dita associação só inclui parte norte aos outros nicles...já agora quantas vezes atravessou a marginal em frente ao villa pelo tunel? pois é e porquê?
Sr. Gonçalo tem de ler melhor...
Caro anónimo, sinceramente continuo a não parceber qual o seu problema, objectivamente falando, relativamente à questão do comércio e ao ser melhor ou pior. Parece-me que o seu problema é com a tal associação, que eu nem conheço, mas parece-me também que lhe faltam argumentos sólidos nos quais deverá basear a sua opinião.
Cumprimentos
ao lobo villa, post das 2:16
Primeiro: a estrada marginal não é uma AE, nem um IP e muito menos um IC é uma estrada nacional, (EN6 para quem não saiba) logo ñ percebo pq considera as rotundas de Carcavelos um absurdo. Também lhe acrescento q as rotundas foram construídas pelo antigo 'Instituto de Estradas de Portugal' (sucessor da JAE e antecessor da actual Estradas de Portugal) num intuito de reduzir a sinistralidade rodoviária (no caso da rotunda da passagem inferior pedonal, na rotunda junto ao limite com Oeiras o projecto inicial era o mesmo do actual, ligar a EN6 à A5, através da EN6-7), portanto não percebo porque culpa a CMC e aludindo às suas palavras o Sr. António Capucho. Os projectos esses são dos anos 70/80 e ganharam força em meados dos anos 90 (na altura presidia o Sr. José Judas).
Segundo: Quererá dizer AFN - Autoridade Florestal Nacional?
Terceiro: para ver a 'paisagem' como lhe chama pode, por exemplo pedir à REFER, empresa publica estatal, responsável pela gestão e manutenção da Rede Ferroviária Nacional, q é também, dona e responsável pela obra.
Mas se preferir fazer queixa de algo, pode, por exemplo dirigir-se à APA - Agência Portuguesa do Ambiente, q tem (por exemplo) os RNT - Resumos Não Técnicos (os tais q o senhor diz 'como manda a lei')..
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