Sunday, July 11, 2010

Outra vez?


O largo Cidade de Victória esteve largos meses em obras que terminaram recentemente. Pois quem passe por lá hoje verá a imagem que se junta. Avaria, diz uma tabuleta no local! Sabendo que subsolo está cheio de tubagens das instalações eléctricas e outras, não auguro nada de bom àquele novo pavimento.

6 comments:

Anonymous said...

O que está acontecer no largo Cidade de Victória era inevitável e previsivel. Já aqui o disse em resposta de um anónimo todo satisfeitinho com o simples facto de não terem derrubado as arvores existentes. Para quem tinha dúvidas aqui vai o que então escrevi " Ao anónimo que faz referência às obras do Largo Cidade de Victória apenas pergunto: Já experimentou passar algum tempo no largo depois das obras concluídas? Já reparou no calor que emana daquelas espessas lages de pedra autênticos acumuladores de calor?. Já reparou no perigo que representam as caleiras de escoamento de àguas pluviais, aliás em claro desrespeito pelo Decreto Lei 163/2006 que tem tem por objecto garantir as condições de acessibilidade nos espaços públicos? Já reparou no elevadissimo custo da obra face do resultado final? Já reparou que o que lá estava era muito aceitável e só precisava de pequenas correcções, arrumação e reparação nada justificando gastos tão significativos. Já reparou que a "brancura" daquele pavimento de pedra ainda só tem meia dúzia de dias e já apresenta manchas a demonstrar que não irá aguentar muito tempo sem ficar completamente conspurcado com sujidade? Já imaginou como irão ficar os "bancos" de pedra quando os skaters tomarem conta do largo?, o que indicia que o projectista esteve mais preocupado com formalismos estéticos do que com a procura de soluções que acautelem o vandalismo urbano. Já reparou como irá ficar o largo quando, como é costume, for necessário mexer nas redes de infra-estruturas?. Já reparou ou já se informou acerca do custo final das obras depois de meses de atraso devido ao “desconhecimento” do traçado das redes de infraestruturas que atravessam o largo? Pois é meu caro: se só reparou nas árvores e não reparou no que acabo de lhe referir, ou anda muito desatento ou não lhe saem do bolso os impostos com que a Câmara paga estas obras".
Infelizmente não contava que a realidade me viesse dar razão tão cedo.
João Fragoso

Anonymous said...

Inaceitável!
Parece-me ser a habitual falta de coordenação entre os vários serviços / empresas: electricidade, telefones, águas, esgotos.
Nunca conseguimos que se aproveite uma intervenção para que, coordenadamente, outras áreas que necessitem ou venham a necessitar o façam em simultâneo. Espera-se que a intervenção termine e, após isso, volta a abrir-se um buraco.
É assim aqui, mas é assim pelo Concelho fora.

Anonymous said...

Segundo informação de alguns comerciantes, a avaria teve origem numa pequena explosão eléctrica provocada pelo mau acondicionamento de cabos eléctricos no sub-solo. Mais metro menos metro do local existia uma cabine telefónica pública que muita falta faz pois era, senão a única, das poucas nas redondezas. Para além desta "avaria" as restantes lages estão estão cada dia que passa a apresentar fisuras, lascas, bocados partidos, etc... Junto ás tais árvores que seriam abatidas uma das lajes foi substituida por uma placa metálica.
A muitas das luzes colocadas no pavimento (aquelas pequenas tiras com led's)já lhes faltam os ditos led's. A sujidade visível nas lajes é normal porque (e dizem os entendidos) pedra porosa absorve tudo o que nela cai. A Emac não pode fazer a limpeza com os carros vassoura pois o seu peso provoca mais fissuras e abatimento do piso. O largo Cidade de Vitória é um "deserto". Qual o custo final desta obra? Onde estão os responsáveis? Provavelmente a beber o café no Largo Luiz de Camões.
FCosta

Anonymous said...

Lobo Villa :
Sr João Fragoso (!) : não sei quem será o "Sr todo satisfeitinho..por não terem derrubado as árvores existentes"...
Fico estupefacto com esta sua afirmação,ainda que fosse verdade !
Não é entendível que ,tudo o que diz sobre a estupidez das obras efectuadas(que tem Razão!)e os demais comentadores,não refiram que as árvores principais,ao menos, foram salvas!
É positivo já que tudo o mais parece negativo: eu já fico "muito satisfeitinho" com as árvores de pé ,já que o resto,como deveria saber,é o costume e quanto mais buracos mais lucro: a "incompetência" e as "derrapagens" são para sempre para mascarar o aumento do lucro final.
Dizia Haussmann : "quanto mais desgasto mais ganho"...

Anonymous said...

Sr. Lobo Villa(!!)
Pois eu também fiquei muito contente por não terem derrubado as àrvores. Só que o "pacote" era composto pelas àrvores e pelo arranjo do largo. Se umas se safaram o outro ficou uma lástima. Ou seja fizeram os minimo com o máximo de esforço (financeiro) E é aqui que reside a razão do meu comentário. Uma mão não lava a outra, ou como diz um amigo meu: tomaram banho mas esqueceram-se de lavar as mãos.


João Fragoso

Anonymous said...

Sr. Anónimo João Fragoso.
Quando comentei que as árvores não tinham sido abatidas, só comentei isso.
NUNCA disse que a obra estava bem!
Aliás, está uma MERDA!!!
Mas consta que o "pai" da obra é o Sr. Diogo Capucho.
Assim, era bom que fosse falar com ele.
Assim, têm toda a razão em dizer que aquilo ficou o que eu disse. A pedra calcária é muito porosa.
Depois há uns pombos a sujar tudo, e que vivem sobre a antiga loja do Sr. Constante.
Mas, repito, se disse que as árvores ainda lá estão, é porque apareceu aqui uma notícia a dizer que seriam abatidas!!!
Muito obrigado.