Wednesday, December 08, 2010

Ainda o abate dos plátanos de Colares

No rescaldo da sessão da Estradas de Portugal, e agradecendo a quem me fez chegar o que lá se passou, julgo que está claro o seguinte:

1. Os imensos plátanos de Colares e estrada até Sintra vão mudar radicalmente de imagem, quando não ser abatidos.

2. A base de sustentação para a poda/abate é, por um lado, a perigosidade que representam para peões e carros e, por outro, um parecer que diz que 13 delas (as defronte à Adega) estão doentes.

Nada de novo.

Resta-nos, portanto, encontrar maneira de encontrar um outro eminente especialista que nos prove exactamente o contrário do que é agora provado. O que me escapa nesta guerra desigual, de meios e disponibilidades, é ver que a população de Colares e Sintra, autarquias incluídas, assiste de braços cruzados a semelhante coisa. É muito triste.

Trata-se, também, de um teste de facto aos movimentos de cidadania, nos quais incluo o Cidadania Csc, à sua garra, à sua capacidade mobilizadora e financeira para pagar pareceres e custas derivadas de providências cautelares ou similares; sob pena de nos termos que calar para todo o sempre em novos atentados como o presente.

Trágico-cómica é também a posição da Autoridade Florestal Nacional, que se assume como mero figurante numa gigantesca ópera-bufa, basta lembrar o quão caricato é vê-la aconselhada pelas Estradas de Portugal a classificar os plátanos depois de os mesmos serem podados e/ou transplantados!

5 comments:

Anonymous said...

LOBO VILLA
Este é sem dúvida um país de óperas-bufas como esta de abater 150 árvores (Plátanos de Colares !)e de,em seu lugar, plantar 22...que daqui a uns 30 anos estarão a dar sombra e oxigénio.
Dizia António Barreto,algures no Público, que "os portugueses não gostam de árvores" e eu duvido mesmo que gostem de Portugal...
Se alguém que ainda gosta disto e que saiba,impõe-se criar uma PETIÇÃO urgente na Net contra o abate dos Plátanos de Colares ( das outras 150) !!!
PETIÇÃO PRECISA-SE URGENTE.

pedro macieira said...

Algumas notas sobre os processo dos "Plátanos de Colares"

Foi possivel durante um ano manter a recolha de assinaturas de uma petição que recolheu cerca de 2000 assinaturas- petição em Defesa das Árvores de Sintra, que foi enviado à CMS, e que como é hábito nestes lados não mereceu qualquer resposta da autarquia.
A petição e as notícias entretanto publicadas nos meios de Comunicação, permitiram criar alguma uma pressão, junto da Estradas de Portugal, que levou a suspender a intervenção nos Plátanos de Colares.
A nosso pedido foi aberto um processo de Classificação Pública dos Plátanos centenários de Colares ( os que se encontram em frente á Adega Regional), pela Autoridade Florestal nacional (AFN)
– Neste final de ano a situação teve um desfecho inesperado, pois tanto a AFN, com a E.P.tinham assumido publicamente que enquanto tivesse em curso o processo de classificação não haveria qualquer intervenção no Plátanos de Colares. Uma reunião havida entre estas duas entidades e a CMS, alteraram a sua posição e decidiram ir em frente com a intervenção anteriormente agendada. Baseada agora num estudo elaborado pelo EngºFabião do Instituto de Agronomia Nacional, que também ele, achou que "não é normal", uma intervenção deste tipo enquanto decorre um processo de classificação...irá de qualquer modo ser iniciada uma intervenção no 13 de Dezembro, que irá no conjunto dos locais de Sintra abater 41 Plátanos...
A indicação do dia 13 foi-nos informado através de uma reunião de esclarecimento Pública efectuada pela E.P na Junta de Freguesia de Colares, no dia 6 de Dezembro.

http://riodasmacas.blogspot.com/2010/12/sessao-de-esclarecimento-da-ep-sobre-as.html

http://riodasmacas.blogspot.com/2010/12/defender-as-arvores-de-sintra.html

Não havendo grande possibilidade de contrariar a argumentação técnica do Engº Carlos Fabião, no estudo agora divulgado (que abrange sómente três locais –Colares (adega Regional),Galamares e Vila de Sintra), Espera-se ainda a posição da Quercus que tem estado a companhar todo este processo com a “Árvores de Portugal”.
Haverá ainda algumas reuniões com cidadãos preocupados com as consequências desta intervenção, embora o tempo seja já muito reduzido antes do dia em que se iniciará a programada intervenção da E.P.

Um abraço
Pedro Macieira
http://www.riodasmacas.blogspot

Paulo Ferrero said...

Caro Pedro, obrigado pelos esclarecimentos.
Afinal fomos 2 a pedir a classificação, pois o Cidadania Csc tb o fez.
Aquelas árvores serem propriedade das Estradas de Portugal ... é que me dá vontade de rir.

António Muñoz Arq said...

Este processo-"crime" dos Plátanos de Colares(Monumentos Nacionais,classificados ou não...!)encerra de várias anormalidades:
1-A ignorância oficial da Petição das c. de 2.000 assinaturas em defesa dos plátanos,denota que a nossa "democracia quantitativa" só é válida a partir das 4.000...ou do que "eles" quiserem,não de nós...;
2-A EP(Estradas de Portugal)é vocacionada para o alcatrão e bermas mas não para as árvores que casualmente lhes estão anexas(e que neste caso são Monumentos Nacionais!);
3-A AFN(Autoridade Florestal Nacional)está vocacionada para a Floresta e não para as árvores na berma das estradas(apesar do Engº Fabião ser do ISA, da escola do Prof.Caldeira Cabral que arborizou as estradas nacionais todas...);
4-Há na AFN técnicos que sabem que estse Plátanos de Colares podem ser "tratados" em vez de serem simplesmente ABATIDOS,como pretendem os securitários de serviço...
Haja verdade e dignidade na manutenção da Paisagem-Património Nacional !

Anonymous said...

LOBO VILLA
Sim , contra o ABATE selvático dos securitários de serviço da EP , contra o ruidoso silêncio da CMS (Dr Seara deixe o futebol e venha aqui jogar!) haja nova PETIÇÃO URGENTE !!!
Alguém que saiba,urgente !